Três Lugares Inusitados no Japão que podem inspirar um pouco de medo


Nagoro Village (Vila dos Espantalhos), em Tokushima

Três Lugares Inusitados para conhecer no Japão

No Japão existem muitos lugares incríveis para conhecermos, mas hoje resolvi trazer algumas sugestões de lugares inusitados que inspiram um pouco de mistério e muita curiosidade em muitas pessoas. Então se você gosta de lugares diferentes do convencional, se prepare para ver alguns exemplos na Terra do Sol Nascente.

Ichijo-dori (Yokai Street) em Kyoto

Ichijo-dori (Yokai Street)

Em Kyoto, existe uma rua chamada Ichijo-dori, também conhecida como Yokai Street. Pra quem não sabe, Yokai é o nome dado aos monstros folclóricos e seres mitológicos japoneses. Ichijo-dori é uma típica rua comercial como muitas outras que há no Japão, mas o que chama atenção nesse local são as estátuas de Yokai presentes em frente aos estabelecimentos.

Como sabemos, no Japão existe uma grande variedade de Yokai e muitos deles são considerados amuletos de sorte. Entre eles estão figuras com aparência humana e também animais e objetos inanimados. No Japão, existem muitas lendas e fábulas infantis onde tais objetos possuem vida própria.

Em Ichijo dori você terá a oportunidade de ver cerca de 30 dessas criaturas bizarras. Ao contrário do que pode parecer, essa rua não é muito conhecida como um ponto turístico. Trata-se de uma rua com pequenas lojas que atendem geralmente pessoas que moram no próprio bairro e redondezas.

Mas para quem gosta de explorar locais pitorescos e nada convencionais, com certeza vai gostar de Ichijo-dori, pois além de divertido, este local nos dá a oportunidade de conhecermos mais sobre o rico folclore japonês. Por isso, se está de passeio em Kyoto não deixe de dar uma passadinha lá.


Link do vídeo (Youtube)

Endereço: 〒602-8337 Shintatecho, Kamigyo Ward, Kyoto,
Ver a localização de Ichijo Dori no Google Maps

Nagoro Village (Vila dos Espantalhos), em Tokushima

Nagoro, um pequeno vilarejo localizado na província de Tokushima, é o exemplo típico de um local que tem sofrido com o envelhecimento da população e a baixa natalidade no Japão. Ao voltar à pequena aldeia com o intuito de cuidar de seu pai idoso, a artesã Tsukimi Ayano se deparou com o local com apenas 50 moradores.

Ela teve a ideia de criar espantalhos para lembrar os antigos moradores do pequeno vilarejo. Cada um deles representa uma pessoa que tenha se mudado ou morrido. Agora, há cerca de 350 bonecos espalhados pelo local, que além de trazer um pouco de alegria, tem atraído muitos curiosos para a vila.

Os bonecos são em tamanho real e cada um tem a sua própria expressão peculiar. Alguns dormem, outros abraçam crianças espantalhos ou ainda seguram arados e enxadas.

Até a escola do antigo vilarejo, há tanto tempo abandonada, ganhou professores e alunos espantalhos. Realmente trata-se de um lugar bem inusitado para se conhecer no Japão não acham? 🙂


Link do vídeo (Vimeo)

Endereço: 〒778-0201, Tokushima-ken, Miyoshi-shi, Nagoro
Ver a localização de Nagoro no Google Maps

Mizuki Shigeru Road (Província de Tottori)

Sakaiminato, localizado na província de Tottori é a cidade natal de Shigeru Mizuki, um dos maiores artistas mangakas do Japão. Em sua homenagem foi criado na cidade uma zona comercial chamada Shigeru Mizuki Road.

Abrangendo 800 m da Estação de Sakaiminato até Honmachi Arcade, este centro comercial possui estátuas de bronze de mais de 150 personagens de Shigeru Mizuki. Entre eles os personagens de “GeGeGe no Kitaro“, uma obra que retrata seres sobrenaturais conhecidos no Japão como Yokai!

Além disso, pessoas vestindo trajes Yokai às vezes aparecem na rua, para o deleite de crianças e adultos que se encantam com este ponto turístico único, inusitado e divertido. As estátuas de yokais são iluminadas à noite, o que faz com que o local adquira ares ainda mais misteriosos e sobrenaturais.

No final da rua comercial se encontra o Shigeru Mizuki Museum, além de muitas lojas de souvenirs vendendo muitas lembrancinhas de yokais. No centro de informações turísticas de Sakaiminato, os visitantes poderão obter um “Guia Yokai” com o mapa e informações sobre o museu e as estátuas Yokai.


Link do vídeo (Youtube)

Endereço: 〒684-0004 Tottori, Sakaiminato City Taishomachi
Ver a localização de Nagoro no Google Maps
Telefone: 0859-47-0121 (Centro de Turismo de Sakaiminato)
Localização: 1 minuto a pé da Estação de JR Sakaiminato
Site: www.sakaiminato.net

Referências: Atlas Obscura, The Verge, Jnto, Sakaiminato

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Kastilho

    Amo esse país! É ótimo poder ter contato diário com sua cultura, ainda que distante, e me aprofundar no conhecimento desse povo maravilhoso. Parabéns pelo site!

  2. anai

    amei quero passear no Japão logo. bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *