Como o Natal é celebrado no Japão?

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

natal-no-japao

Natal, um “Dia dos Namorados” fora de época no Japão

Como sabemos, o Natal é essencialmente um feriado religioso na qual celebramos o nascimento de Jesus. Por este motivo é uma data muito importante para os cristãos e é amplamente comemorado nos países de tradição cristã. Mas e no Japão? Como é o espírito natalino japonês? De que forma os japoneses celebram o Natal?

No Japão, como muitos sabem, existem muito poucos cristãos (os japoneses são em sua maioria budistas ou xintoístas). O Natal portanto é um feriado importado com valor comercial assim como o Halloween (Dia das Bruxas) e Valentine’s Day (Dia dos Namorados), embora sua popularidade aumente a cada ano que passa.

Iluminação de Natal no Japão
A partir de novembro, belas decorações de Natal enchem as ruas, especialmente das grandes cidades. Também há iluminação noturna especial em vários locais turísticos, parques e locais públicos. As lojas e o comércio em geral também contam com muitas decorações de Natal com o objetivo de impulsionar as vendas.

Mas o conceito de Natal no Japão, como podemos presumir é bem diferente da do Ocidente. Seu significado tem muito mais valor comercial do que religioso. As famílias japonesas, por exemplo, costumam celebrar o Natal com o frango frito do Kentucky e com o tradicional e delicioso bolo de creme com morangos.

Tradições natalinas no Japão

Quando a tradição surgiu no Japão?

A tradição começou durante o período Meiji, por volta de 1874, com a chegada de estrangeiros cristãos europeus ao país. A primeira aparição da figura do Papai Noel surgiu em 1904 e logo em seguida apareceram as primeiras árvores com enfeites natalinos. Só muitos anos depois é que o bolo natalino e os frangos fritos do KFC passaram a fazer parte do Natal japonês.

Um dia dos namorados fora de época

Na década de 80, a sociedade japonesa tinha um poder de compra muito alto e visando especialmente os jovens consumidores, iniciou-se uma campanha de marketing que fez com que o Natal passasse a ser associado com o “amor”, ganhando desta forma um conceito romântico, bem diferente do que ocorre no ocidente.

Natal romântico no Japão
Esse conceito foi reforçado em 1984 com a repercussão da música “Last Christmas”, do grupo “Wham!”, que embalou os natais dos anos 80, fazendo com que o Natal no Japão se tornasse sinônimo de um encontro romântico a dois. A música fez tanto sucesso que o grupo Exile lançou a versão japonesa da música.

Por este motivo é normal ver muitos casais de namorados em um jantar ou passeio romântico na noite do dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Há também troca de presentes entre o casal e normalmente a noite termina em algum Hotel do Amor (Rabuho/ラブホ). Como existe uma grande procura nessa época, é comum a reserva ser feita antecipadamente. Existe até um Love hotel com tema de Natal:

Christmas Japanese ChapelLove Hotel “Christmas Chapel Hotel”, na cidade de Yokaichi, província de Mie Ken

Enfim, o Natal no Japão não tem a nada ver com uma festa cristã, mas de qualquer forma não deixa de ser uma data importante, pois o amor é celebrado de uma maneira especial. E você? O que achou das tradições natalinas japonesas? :mrgreen:

Termino o post com um vídeo com uma série de comerciais chamado “Xmas Express” (Natal Expresso) criado anualmente pela empresa ferroviária JR東海CM. A canção é de Tatsuro Yamashita (山下达郎). Espero que gostem! 😉


Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Pingback: Como Dizer Feliz Páscoa em Japonês? | Curiosidades do Japão

  2.  だシルバールイス フェルナンデス

    gostei muito de ter encontrado este rico e proveitoso site. Enriquecido
    de muitas informações útil para mim.
    Eu morei no Japão, 10 anos e 6 meses, e já estava me esquecendo o que aprendi no Japão. Mais agora, continuarei me atualizando, muito agradecido por tudo.
    É MUITO BOM. DOMO ARIGATOU GOZAIMASHITA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *