História da Nintendo – Como tudo começou

nintendo
História da Nintendo
Como Tudo Começou…

Me digam, oque seria do mundo dos videogames, se a Nintendo não tivesse se tornado a grande empresa de sucesso que é no mundo dos jogos eletrônicos? E o que seria das pessoas fãns de seus personagens como Mario, Link (Zelda), Fox McLoud (Star Fox), Samus Aran (Metroid), Donkey Kong e outros?

A História da fundação da empresa Nintendo é mais antiga do que se possa imaginar. Já são 122 anos de história! E haja história pra contar! E além de ser uma empresa centenária, a Nintendo tem um passado muito curioso.

Mais uma história de sucesso japonesa como a história da Honda e a história do Miojo que vale a pena conhecer.

Das cartas de baralhos aos consoles de video game

Pouca gente sabe, mas antes de ser uma grande empresa multinacional do ramo de videogames e produtos eletõnicos em geral, a Nintendo era uma pequena empresa que produzia baralho de cartas Artesanal (Hanafuda).

baralho hanafuda

Fundada em 1889, em Kyoto (Quioto) por Fusajiro Yamauchi a empresa se chamava “Nintendo Koppai”. Nessa época ninguém poderia imaginar que mais tarde se tornaria um dos nomes mais famosos no cenário global de negócios.

Sua empresa começou com a produção de baralhos de 48 cartas. Os cartões foram fabricados a partir da casca de amoreiras. A empresa começou a vender os cartões em duas lojas, uma localizada em Osaka e outra em Kyoto.

Expandir seus negócios foi uma jogada inteligente para o Sr. Yamauchi que logo se tornou o líder da distribuição do cartão no Japão.  Yamauchi tinha um espírito empreendedor e teve a idéia de vender as suas cartas em tabacarias.

1929- Fusajiro se aposentou e seu genro, Sekiryo Kaneda casado com sua única filha Tei Yamauchi, assumiu o negócio. Sekiryo adotou o nome de família de Fusajiro se tornando então um Yamauchi.

Sekiryo Yamauchi assumiu como o segundo presidente da Nintendo e a nova empresa foi criada por ele se chamou Yamauchi Nintendo & Co.
Depois das mudanças, Sekiryo ganhou a confiança de Fusajiro e passou a construir novos escritórios ao lado de seu velho edifício. Durante a gestão de Sekiryo, a Nintendo fabricava somente cartões artesanais, um tipo de baralho japonês.

hanafuda

1947- A Nintendo seguiu seu ritmo de crescimento, até que, Sekiryo Yamauchi criou a firma Marufuk Co. Ltd. para aumentar a circulação das novos baralhos da empresa, especialmente as do tipo ocidental.

1949 – Sekiryo Yamauchi sofreu um derrame cerebral e Hiroshi Yamauchi, neto de Sekiryo e bisneto do fundador da empresa, Fusajiro, assumiu o lugar do pai na liderança dos negócios.

Com apenas 21 anos, Hiroshi, demonstrou ter um estilo agressivo nos negócios, chegou a despedir todos os funcionários e contratou uma equipe nova.

1951 – Hiroshi alterou o nome da companhia para Nintendo Karuta Co e os escritórios da Nintendo foram transferidos para um edifício maior e mais novo. A Nintendo começou a produzir os cartões revestidas de plástico.

Nintendo em Kyoto

1952- Novas fábricas foram sendo construídas, a fim de aumentar a produção e torná-la muito mais eficiente.

1959 – Hiroshi fechou um importante acordo com a Walt Disney e passou a produzir cartas estampadas com os personagens da empresa norte-americana. As vendas foram um sucesso e no primeiro ano, a Nintendo vendeu mais de 600 mil desses cartões.

1962 – Foi um ótimo ano para a Nintendo. Ele começou a negociar suas ações na Bolsa de Valores de Kyoto e Osaka. Para significar que a empresa estava indo de vento em polpa, o nome da empresa foi alterado para a Nintendo Co. Ltd., o qual usa até hoje.

1963 – Hiroshi chegou a investir paralelamente em empreendimentos nada relacionados com o mercado explorado pela Nintendo, como uma frota de táxis e uma rede de “hotéis” mas não obteve muito sucesso e em 1968 todos tinham fechado.

Mas, isso não quer dizer que Hiroshi deu menos atenção à empresa que herdou. Muito pelo contrário… Além dos jogos de cartas, ele passou também a investir na produção de brinquedos eletrônicos.

Custom Lion Beam Game

1970- A Nintendo continua a crescer no mercado de brinquedos mas se sente ameaçada pelas empresas de jogos eletrônicos que começaram a surgir, como a Bandai e a Atari. Em resposta, a empresa produziu pequenos aparelhos eletrônicos chamados Game & Watch.

Durante a década de 70 Hiroshi conheceu Gunpei Yokoi e Masayuki Uemura, gênios que passaram a criar brinquedos que fizeram muito sucesso, entre eles, um braço mecânico chamado “Ultra Hand” e a linha “Kousenjuu”, composta por “armas de luz” e faziam parte da série Beam Gun.

Curiosidades – A Beam Gun Nintendo foi a primeira empresa no Japão que utilizou componentes eletrônicos no interior de brinquedos para as crianças.

1973 – O sistema de disparo laser, desenvolvido pela empresa, substitui o boliche que durante muito tempo era o principal passatempo no Japão.

A ideia veio de Yamauchi, que aproveitou essas pistas de boliche para servir como tiro ao alvo onde o alvo eram pombos de barro. As células solares podem facilmente detectar se o pombo foi atingido ou não. Era chamado de “Tiro ao alvo Laser System” e se tornou um bem-sucedido entretenimento para maior parte do Japão.

1974 – A Nintendo desenvolve um sistema de proteção de imagem e utilização de projetor de 16 mm em salas de jogos. Começa a exportação para a Europa e América. Mas com a escassez de petróleo, exportar os produtos passou a ser muito caro.

A economia do Japão estava em crise, e as pessoas não podiam mais se dar ao luxo de gastar seu dinheiro arduamente ganho, em campos de tiro da Nintendo. Uma nova idéia tinha que ser encontrada para que a Nintendo não afundasse e fosse a falência.

1975 – Yamauchi estava jantando com um de seus amigos de infância que era um executivo de uma das novas empresas de alta tecnologia no Japão. Os avanços tecnológicos que foram feitas com sucesso com microchips eram uma parte principal de sua discussão.

Eles estavam tentando descobrir como estes microchips podem ser usados ​​em vídeo games e computadores. Após o encontro, Yamauchi voltou para casa e fez sua própria investigação sobre os novos microchips.

Odissey Nintendo
Ele descobriu que muitas empresas americanas já começaram a fazer os jogos que foram capazes de ser conectado a um aparelho de televisão. Yamauchi-san negocia um acordo com a Magnavox, que permite a Nintendo para fabricar e vender o Odyssey (o primeiro console de videogame em casa) no Japão.

Nintendo e Mitsubishi Electrics tornaram-se sócios e eles começaram a ver como eles poderiam inventar um novo sistema de jogo de vídeo que usou um videocassete.

1976 – A Nintendo lança seu primeiro sistema de videogame doméstico: o televisor a cores Jogo 6. Ele contém seis variações de Pong e depois é sucedido pelo Game TV a cores 15. As máquinas são apenas lançadas no Japão e foram vendidas mais de um milhão de cópias.

1978 – Em Março, a Nintendo libera os jogos de arcade Computer Othello e Bloco Fever.

1979 – Minoru Arakawa, genro do diretor japonês da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, inaugura a Nintendo América na cidade de Nova Iorque. A Nintendo abre um departamento de máquinas de jogos operadas com moedas estilo fliperama.

Donkey Kong

1980- Shigeru Miyamoto, um designer que trabalhava para a empresa desde 1977, foi chamado para criar um jogo que utilizasse gabinetes do mal-sucedido Radar Scope. Sem possuir muita experiência no ramo, Miyamoto resolveu criar Donkey Kong, um game sobre um encanador chamado Jumpman (homem que pula), o qual tinha que salvar sua namorada de um gorila malvado.

O jogo fez um tremendo sucesso em 1981 e revelou dois dos grandes personagens da Nintendo, o gorila Donkey Kong e o Jumpman que depois se transformou no encanador Mario que acabou se tornando o mascote da empresa. Depois, foram criados outros arcades de sucesso, como Donkey Kong Jr. e Mario Bros.

1981 – Donkey Kong é lançado na América do Norte e a Nintendo ganha US $ 180 milhões em seu primeiro ano e US $ 100 milhões em seu segundo ano.

1982 – Nintendo x Universal – O sucesso de Donkey Kong chamou a atenção da Universal Studios, que sentiu o personagem era uma violação direta do seu filme King Kong. A Nintendo foi levado a tribunal pela Universal, mas o juiz decidiu a favor da Nintendo que por danos morais recebeu US $ 1,8 milhão da Universal.

Nintendo Famicom

1983- Nintendo lança o Famicom (Family Computer) no Japão, ao preço de ¥ 54.800. Desenhado por Masayuki Uemura, é lançado com 20 títulos de software, incluindo um porto de Donkey Kong.

1985 – O Famicom é liberado em os EUA e Europa como o NES (Nintendo Entertainment System). O aparelho foi considerado como o grande salvador do mercado de games que havia entrado em colapso na época, vendendo cerca de 60 milhões de unidades no mundo.

Com jogos maravilhosos, como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Metroid, a Nintendo se consagrou símbolo da geração. Uma curiosidade é que as pessoas daquela época não utilizavam o termo “console”, preferindo chamar esses tipos de aparelhos simplesmente de “Nintendo”.

Algumas pesquisas revelam que as crianças estão tão familiarizadas com o Mario e seu irmão Luigi como estão com o Mickey e outros personagens da Disney por exemplo.

1986 – É lançada na Europa a Nintendo Entertainment System. Acompanhada por clássicos como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Excitebike, a NES torna-se um grande sucesso em quase todos os lares europeus.

Desenvolve-se e comercializa-se o Family Computer Disk Drive System no Japão para aumentar as funções do Family Computer. Também no Japão começa a instalação do Disk Writer para gravação de software.

Nintendo Game Boy

1989- A Nintendo lança o seu mais bem sucedido console de todos os tempos: o Game Boy, o primeiro videogame portátil da empresa.

Desde a sua introdução em 1989, o Game Boy vendeu mais de 150 milhões de sistemas no mundo inteiro. A tela era de quatro cores de cinza e originalmente vinha com o jogo Tetris. O Game Boy se tornou um fenômeno instantâneo.

1991 – A primeira grande concorrente surgiu: a Sega e seu Mega Drive. Foi então que a Nintendo lançou o Super NES com processador 16 bits e as duas empresas, daí em diante, brigaram muito pelo domínio do mercado dos consoles.

Mas o Mega Drive não conseguiu manter sua força por muito tempo, pois a dona de Mario criara grandes games, como Super Mario World, Street Fighter II, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Super Metroid, Donkey Kong Country e a série Final Fantasy. O SNES vendeu mais de 49 milhões de cópias no mundo inteiro.

Nintendo Mario Paint

1992- A Super Nintendo Entertainment System (Super Famicom) é lançada na Europa em Junho. São vendidas mais de 46 milhões de unidades no mundo. No Japão são lançados Super Scope (acessório para a Super NES), Mario Paint e o acessório Super NES Mouse. É lançada também para a Super NES a esperada sequencia de Zelda, The Legend of Zelda: A Link to the Past.

1993 – É anunciada a chegada do chip Super FX, uma tecnologia de vanguarda para consolas domésticas. O primeiro jogo a utilizar o Super FX Chip é o Starwing, lançado em Abril.

Estabelece-se a Nintendo em Holanda que recebe a transferência dos produtos Nintendo, que anteriormente eram distribuídos e geridos nos Países Baixos pela Bandai, além de filiais na França, Reino Unido, Espanha, Bélgica e Austrália.

Nintendo Virtual Boy

1994- Foi lançado o Virtual Boy, sistema Virtual Immersion de 32 bits com a capacidade de representar imagens em 3D, ainda que monocromáticas.

Ao invés de projetar as imagens em uma tela de TV, o Virtual Boy o fazia em um dispositivo que lembrava vagamente uns óculos. Por causa disso, a Nintendo o incluiu em sua linha de portáteis.

Mas o console tinha vários problemas, entre eles: causava dor de cabeça ao jogador, necessitava de uma base para ser apoiado, podia ser danificado facilmente, o fundo das imagens era escuro e havia poucos jogos disponíveis e foi considerado o maior fracasso da empresa.

Por incrível que pareça, o Virtual Boy foi projetado por Gunpei Yokoi (pois é, até os gênios erram). Rumores dizem que ele foi demitido pela Nintendo por causa desse fracasso. Em 1997, meses depois do Virtual Boy ter sido colocado no mercado, Gunpei faleceu em um acidente de automóvel.

Game Boy Light Box

1996 – Foi lançado o Game Boy Pocket, uma versão melhorada do Game Boy Classic. O Game Boy Pocket é mais fino que o primeiro, consome menos energia (exigindo apenas duas pilhas AAA contra 4 pilhas AA de seu antecessor) e tem uma tela mais nítida.

Logo em seguida lançaram o Pocket Monsters (conhecido internacionalmente como ” Pokémon “) o qual teve um sucesso enorme que garantiu o lugar, mesmo que por um breve tempo, poder supremo na indústria de jogos.

Nintendo 64

Em 23 de junho de 1996, o Nintendo 64 (N64) foi lançado no Japão e se tornou um enorme sucesso por seus novos padrões em jogos 3D, vendendo mais de 500.000 unidades no primeiro dia de seu lançamento.

Em 29 de setembro de 1996, a Nintendo lançou o Nintendo 64 na América do Norte , e ele conseguiu boas vendas apesar do seu forte concorrente Playstation 1.

1997 – A Nintendo lançou o Game Boy Light, portátil que possui características semelhantes à versão Pocket, com o diferencial de ter uma tela com iluminação própria. O Game Boy Light só foi vendido no Japão.

1998 – Lançamento do Game Boy Color . Esse game apresenta uma tela colorida e é ligeiramente mais grosso e alto do que o Game Boy Pocket. O Game Boy e o Game Boy Color juntos venderam 118,69 milhões de unidades no mundo todo.

Game Boy Advance

2001 – Game Boy Advance. Apresentando uma tela maior e melhores gráficos que as versões anteriores do Game Boy, o GBA iria passar a vender dezenas de milhões de unidades no mundo inteiro após sua estréia norte-americana em 2001.

Nesse ano também foi o lançamento do Nintendo GameCube que um levantou os gráficos e jogabilidade do N64. A Nintendo foi pioneiro a usar discos ópticos em vez de cartuchos para seus jogos.

2002- A Nintendo Itália é criada em 2 de Janeiro e inaugura um escritório em Milão. Game Boy Advance – agora disponível nas novas edições Preto e Platina – atinge a barreira dos 5 milhões de unidades de hardware em toda a Europa.

Pokémon mini, o game menor do mundo, é lançado a 15 de Março em toda a Europa, com quatro jogos, incluindo Pokémon mini Party e Pokémon mini Pinball.

Nintendo Game Cube

A Nintendo GameCube é lançada na Europa a 3 de Maio com 1 milhão de unidades, um preço de revenda de €199 e 20 jogos iniciais, aos quais se juntam a espectacular aventura de Mario, Super Mario Sunshine, com revolucionário comando sem fios Nintendo WaveBird e mais de 100 jogos de todos os géneros e características.

No fim de Maio, após 52 anos à frente da empresa, Nintendo Co., Ltd, o Presidente Hiroshi Yamauchi anuncia a sua reforma, nomeando Satoru Iwata como o seu sucessor. No final de 2002, mais de 25 milhões de unidades Game Boy Advance tinham sido vendidas.

2003 – Foi lançado o Game Boy Advance SP que tinha o mesmo tamanho de tela do Game Boy Advance, mas o GBA SP era bem menor, mais leve, e dobrado em forma de concha para se tornar verdadeiramente portátil de bolso. Ele também incluiu uma bateria recarregável e tela backlit.

Nintendo DS

2004- Foi lançado um novo videogame portátil, o Nintendo DS, com um conceito inovador: duas telas, sendo uma delas tocável, como nos Palmtops e um microfone built-in Wi-Fi. Só no seu lançamento, recebeu 3 milhões de pré-encomendas. O Nintendo DS também sofreu uma dura concorrência com a chegada do portátil da Sony o Play Station Portable (PSP).

2005 – Lançamento do Nintendo DS Lite, parecido com o seu antecessor, porém mais leve e mais fino, com telas mais brilhantes e melhores gráficos. Depois do seu lançamentos foram dezenas de milhões vendidos. Neste mesmo ano também foi lançado o Game Boy Micro, com tamanho reduzido e design moderno.

Nintendo Wii

2006- A Nintendo lançou o Wii e com várias características revolucionárias como o Wii-mote, que acompanha os movimentos dos jogadores e essa novidade atraiu novos jogadores para o mercado de vídeo games, e com isso conseguiu a liderança dos consoles.

Sem fio sensível ao movimento controladores remotos, built-in Wi-Fi, capacidade e uma série de outras características fizeram o Wii líder do mercado de games de última geração em todo o mundo.

2009 – Lançamento de Wii Sports Resort, acompanhado do acessório Wii MotionPlus para controlos de movimento melhorados.

Wii Fit regressou numa nova forma, com Wii Fit Plus a oferecer aos utilizadores mais formas de controlar o progresso dos seus exercícios. A adição de uma ferramenta de contagem de calorias e a opção de personalizar exercícios em função das necessidades pessoais do jogador asseguraram aos utilizadores a melhor forma de fazer exercício enquanto se divertiam.

New Super Mario Bros

Novembro foi o mês do lançamento de New Super Mario Bros. Um presente para os fãns de longa data de Mario Bros. Na área de portáteis foi o lançamento do Nintendo DSi com entrada para cartão SD, duas câmeras, novas funcionalidades de som e acesso a títulos Nintendo DSiWare transferíveis permitem aos utilizadores personalizar a sua consola portátil como nunca.

2010 – Lançamento da Nintendo DSi XL. Com características da Nintendo DSi original, porém com tela maior e um ângulo de visualização mais amplo.

Nintendo 3DS

2011- Lançamento da Nintendo 3DS que permite a visualização em 3D sem a necessidade de óculos especiais e com a possibilidade de ajustar ou desligar o efeito 3D com o Botão Regulador de 3D.

Câmeras estéreo que permitem que os usuários tirem fotos em 3D, que podem ser visualizadas instantaneamente na tela 3D. Pioneira na jogabilidade portátil em 3D sem óculos, a Nintendo 3DS oferece novas surpresas todos os dias, via StreetPass e SpotPass, desde que a leve junto para onde quer que você vá!

Pessoas que fizeram parte da História da Nintendo:

Fusajiro Yamauchi

Fusajiro Yamauchi – Fundador da Nintendo  1889 ~ 1929

Hiroshi Yamauchi

Hiroshi Yamauchi , 53 anos na Presidência 1949~2002

Satoru Iwata

Satoru Iwata governa desde 2002 e é o atual presidente da Nintendo

Gunpei Yokoi - Considerado um gênio, foi o inventor do Game Boy

Gunpei Yokoi – Foi um gênio Inventor do Game Boy e outros jogos

Shigeru Miyamoto - Inventor de Donkey Kong e Mario Bros

Shigeru Miyamoto – Inventor de Donkey Kong e Mario Bros

Masayuki Uemura - Um dos gênios que criou a série Beam Gun

Masayuki Uemura – Um dos gênios que criou a série Beam Gun

E aí? Gostou dessa fantástica história da Nintendo? Não é à toa que essa empresa recebeu o apelido de ” Big N “ !!!

E você também é fã dos videogames da Nintendo?

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. Pingback: História e origem da Hello Kitty | Dicas Brasil Japão

  2. A Nintendo é mesmo incrível eu adorei essa história se não fosse a nintendo não existiria o melhor anime de todos os tempos para sempre ❗ ❗ ❗ ❗ ❗

  3. Eduardo

    Só corrigindo (e adicionando) algumas coisas:

    1- O Nintendo 64 tinha como principal concorrente o Playstation 1 e não o Playstation 2 (esse foi lançado em 4 de março de 2000)

    2 – Faltou falar do Game Boy Color (1998) e do Game Boy Micro (2005)

    3- O console mais bem sucedido foi o Nintendo DS, com 145 milhões de unidades vendidas. O Game Boy vendeu aproximadamente 120 milhões de unidades

  4. Marcos de Souza

    Eu amo o JAPÃO

  5. Pingback: Designers de personagens de videogame famosos no Japão | Curiosidades do Japão

  6. Pingback: História do cientista Hideyo Noguchi | Curiosidades do Japão

  7. Pingback: Mulher japonesa de 99 anos joga Nintendinho há 26 anos | Curiosidades do Japão

  8. uinni

    gostaria de saber , qual o endereço da primeira empresa da nintendo ? obg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *