Significado do termo kawaii ♥

Qual o significado de Kawaii para os japoneses?

Você com certeza já deve ter ouvido esse termo não é! Mas o que realmente significa Kawaii (可愛い)? Na verdade não existe uma tradução perfeita para descrevê-la e sim adjetivos como “cute”, “fofo”, “adorável”, “amável”, “doçura”, “fofura”, etc. É um termo muito usado no Japão, onde a qualidade estética é altamente valorizada na sociedade japonesa, particularmente da cultura pop japonesa e Otakus.

Serve para designar objetos, acessórios, roupas, animais e pessoas, incluindo crianças e mulheres atraentes. Já os homens é mais comum serem descritos como “Kakko-ii”, que significa “boa aparência” ou “cool”. O termo “Kawaii” também é usado para designar personagens de ficção como de animes ou mangás.

Esse termo também pode se referir a pessoas que tem um comportamento infantilizado ou pessoas muito inocentes ou tímidas. Também pode estar associado à maneira de se vestir, com roupas e acessórios com estilo infantil ou princesa, com cores vivas ou então em tons de rosa ou pastel.

Origem do termo Kawaii

O termo Kawaii pode ser considerada um neologismo que apareceu na língua japonesa por volta de 1970. Pode ter suas raízes na China, já que lá é usado o mesmo kanji “可爱”, para designar a palavra “fofura” ou “adorável”. Porém a palavra kawaii é derivado da palavra Kawayui, que significa a mesma coisa.

A primeira vez que esse termo foi usado foi para descrever um estilo de escrita usado por adolescentes colegiais. Esse estilo de escrita era chamado de burikko-ji e sua principal característica era se parecer com a escrita de uma criança.

As adolescentes usavam junto à escrita, figuras arredondadas, com rostos felizes, os emoji-emoticons. Durante os anos 80, quase 50% das meninas japonesas entre 12 e 18 anos de idade usavam a caligrafia burikko-ji. Como o adjetivo kawai nasceu ao mesmo tempo que o burikko-ji, os dois estão intimamente interligados.

Origem do Fenômeno Kawaii

O Fenômeno Kawaii se deu a partir que essa tendência passou a ser usada também em banners, revistas, anúncios e comerciais. A escrita nesses tipos de veículos de comunicação passaram a ser mais arredondadas e com estilo mais infantil.

Durante os anos 80 esse conceito passou a ser explorada também por empresas, que perceberam que essa era uma ótima forma de ganhar muito dinheiro.

Uma das empresas mais ligadas a esse conceito kawaii é a Sanrio com seus personagens como Hello Kitty, Keroppi, Pochacco, My Melody, Chococat, Kiki & Lala, Badle-Maru, assim como Pokemón, Doraemon, Snoop, Lilo e Stich, gata Marie, entre outros, que agradam não só crianças como também adultos.

Por que kawaii é tão popular no Japão?

Algumas pessoas dizem que a cultura kawaii nasceu como um movimento contra a cultura tradicional japonesa e a pressão social imposta aos jovens quando terminam os seus estudos universitários. Nessa fase, eles se sentem obrigados a se tornar “adultos”, serem responsáveis, ganhar dinheiro e criar uma família.

Muitos jovens procuram maneiras de escapar dessa pressão social e uma delas é ser kawaii, ou seja, viver de forma infantilizada, comprar coisas kawaii, vestir roupas kawaii, etc. É uma maneira de negar sua idade adulta e de tentar fugir das responsabilidades típicas e chatas de realizadas por adultos.

Algumas outras pessoas acreditam que a cultura kawaii nasceu a partir do desejo do japonês de ser cuidado e de ser amado. Infantilidade evoca empatia e conexão emocional e são capazes de projetar uma imagem de vulnerabilidade e inocência de si mesmos, o qual que se acredita ser bem aceita por todas as pessoas.

Impacto da cultura kawaii no Japão

Só para você ter uma ideia do que o fenômeno kawaii representa ao Japão, dá só uma olhada:

Yū-Pack, uma caixa de correio estilizada é o mascote do correio japonês. No correio também é possível comprar selos estampados com personagens kawaii.

• O Banco japonês Asahi usou o Miffy, um personagem de uma série holandesa de livros ilustrados infantis, em alguns dos seus caixas eletrônicos.


• Em muitos bancos japoneses é possível adquirir cartões estampados com personagens kawaii.

• Cada uma das 47 províncias do Japão é representado por um mascote bonitinho e fofinho.

• É comum encontrar kōbans (postos policiais), com seu próprio mascote desenhado na parte frontal do prédio.

• Aviões do “All Nippon Airways” foram inteiramente pintados externo e internamente com o personagem Pokemón.

• No Japão, existe animais que são chefes e mascotes de estações de trem, que atraem muitos visitantes para o local.

• No Japão, existe ilhas chamadas de Ilha dos coelhos e Ilha dos Gatos, os quais atraem muitos visitantes, devido aos seus habitantes kawaii.

• No Japão, podemos encontrar tudo que é tipo de acessório para carro com diversos temas, inclusive da Hello Kitty, que aliás tem muitos outros objetos como podemos ver aqui.

• O Yaeba, ou seja, dentes caninos levemente saltados, também são considerados kawaii.

• As unhas artísticas japonesas, cheias de acessórios, também são consideradas kawaii.

• Nas estradas japonesas, podemos ver caminhões estampadas com figuras da Hello Kitty e outros personagens cute.

• A maioria dos jovens japoneses, adoram enfeitar seus celulares com adesivos e penduricalhos com temas kawaiis.

• Os pacotes de uma marca de preservativos popular japonesa são estampadas com um desenho animado macaco dos desenhos animados chamado Monkichi.

• Também vemos aos montes, carros lotados de bichinhos de pelúcia ou com a carroceria estampada com algum tipo de personagem.

• A moda Kigurumi, Cosplay, Decora style e também as lolitas japonesas também fazem parte do conceito kawaii.

Por todo canto que olhamos, vemos algo kawaii, portanto não é possível colocar tudo aqui. Os japoneses costumam ter mascotes kawaii para tudo, que podem ser objetos ou animais, com a cabeça maior em relação ao corpo, com braços e pernas curtas, olhos grandes e boca pequena, como os personagens da empresa San-X.

Como diz Nobuyoshi Kurita, um professor de sociologia da Universidade Musashi, em Tóquio, “kawaii” é um “termo mágico” que engloba tudo o que é aceitável e desejável no Japão. Por este motivo, a moda fofura é cada vez mais aceita e cada vez mais enraizada na cultura japonesa.

Veja outras coisas Kawaii no Japão:
Ônibus escolares adoráveis e criativos no Japão
Reservatórios de gás decorados no Japão
Pontos de ônibus kawaii no Japão
Utensílios de cozinha adoráveis
Pães criativos e cutes no Japão
Oshibori Art – Origami feito com toalhinhas de mão

E você? O que acha do fenômeno Kawaii?
Qual é a sua definição sobre essa palavra?
Compartilhe com seus amigos para saber a opinião deles!

Quer Aprender Japonês?

12 Comentários

  1. lotte kawaii :3

    eu adoro a cultura kawaii e amo de paixão as japonesas,pena não existir muito disso aqui no brasil,e os que adotam essa cultura são considerados estranhos e excentricos,tendo um alto nivel de preconceito gerando as vezes até bullyng

  2. ione samesina

    adorei sobre o significado kawaii,… apesar da minha idade, acho que sou um pouco “”kawaii”” 😳 😛 apesar de ser nisei, naum sabia realmente o que significava,…costumo dizer que sou japonesa do paraguai!! :mrgreen:

  3. Japão em Foco

    Oi Lotte Kawaii!
    Realmente no Brasil não são todos que curtem a moda kawaii, pois muitos acham que somente crianças podem ter o direito de gostar dessas coisas. Já no Japão, a realidade é diferente e acho que os adultos gostam mais de coisas kawaii do que as próprias crianças hehehe. Eu também amo as coisas kawaii do Japão! Abraços!

    Oi Ione!
    Que bom que gostou de aprender o significado de kawaii… agora vê se não some e aproveite para sempre dar uma passadinha por aqui para ver as novidades! Abraços!

  4. Pingback: Pães criativos e cutes no Japão | Curiosidades do Japão

  5. marcos

    Eu amo o JAPÃO

  6. Pingback: Adoráveis pontos de ônibus japoneses | Curiosidades do Japão

  7. Ágatha Kimura

    aderimos a isso quando o mascote da minha patrulha no escoteiro se tornou o pikachu escoteiro, com lenço e tudo!

  8. Japão em Foco

    Oi Ágatha!
    Que legal… O Japão adora adotar mascotes para tudo… Não sei se já viu o artigo, mas já mostrei alguns mascotes da polícia japonesa que são muito kawaii. O Pikachu da sua patrulha de escoteiro deve ser muito fofo…Se puder poste uma foto para nós conhecermos 🙂 Abraços!

  9. Carolina Salvador

    eu comecei a ter interesse pelo Japão quando comecei a ver anime…. de facto este estilo kawaii é muito comum… no anime shoujo então é imenso!!!!
    O que achei mesmo o máximo foram os bentos com formas tão kawaii tipo pandas, caras fofas e até figuras de anime…! SUGOI!!!!
    Ando a poupar dinheiro para ir ao Japão, quando lá for vou poder viver de perto aquela “fofura” toda…. tou desejante!!!!

  10. Japão em Foco

    Oi Carolina!
    O Japão é de verdade o País Kawaii! Tenho certeza de que quando for pra lá, vai ficar encantada com tanta fofura! Abraços!

  11. Valeria

    Acho sugoi! tudo que é kawaii! animes,estilo… Suki desu! \ (^o^)/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *