10 Fatos Sobre Onigiri, o Famoso Bolinho de Arroz Japonês


10 Fatos Sobre Onigiri, o Famoso Bolinho de Arroz Japonês

Curiosidades sobre Onigiri, um dos alimentos mais populares do Japão

Se você vem de uma família japonesa ou se já teve a oportunidade de viver na Terra do Sol Nascente, com certeza já experimentou um onigiri, afinal este alimento é considerado um dos mais populares do Japão. Trata-se de um alimento amado por pessoas de todas idades, desde crianças à idosos.

Se não experimentou ainda, você não sabe o que está está perdendo, pois além de ser prático, o onigiri é simplesmente delicioso e nutritivo. Não é à toa que está sempre presente nas lancheiras das crianças e nas marmitas dos adultos. O onigiri é um alimento versátil porque apesar da simplicidade, oferece inúmeras combinações de recheios e pode ser feito com vários tipos de arroz.

Nas lojas de conveniência, o onigiri tem destaque especial e seu espaço reservado nas prateleiras. Que tal conhecer algumas curiosidades e fatos interessantes a respeito dessa iguaria japonesa?

1. A palavra Onigiri significa “bolo de arroz”

pinterest.com

Nigiri (握り) significa “apertar” ou “segurar firme”. Já a tradução literal de Onigiri (おにぎり) é “bola de arroz”, embora nem sempre tenha o formato redondo de uma bola. Aliás, o formato mais comum é o triangular, muitas vezes embalado por nori (folha de alga desidratada). Onigiri também pode ser chamado de Omusubi (おむすび), derivado da palavra Musubi (むすび) que significa unir.

2. A origem do Onigiri é mais antiga do que se pensa

gigazine.net

A origem do Onigiri é incerto. Muitos acreditam que surgiu por volta do século 11, com o nome de Tonjiki. Outros acreditam que sua origem pode ser ainda mais antiga, durante o período Nara da história japonesa (710-794). No entanto, sua popularidade decorreu mesmo por volta do século 16.

Por ser um alimento prático, era levado pelos samurais em suas viagens de guerra. Nessa época, os bolinhos de arroz eram enrolados em folhas de bambu. Muito interessante não é mesmo?

3. Onigiri é consumido no Japão como prato principal

Onigiri é facilmente encontrado em lojas de conveniência e mercados. Também está muito presente na merenda escolar das crianças. Alguns restaurantes tem onigiri em seu menu. Se você é daqueles que lê mangás, assiste animes, filmes ou doramas, com certeza já deve ter visto personagens comendo esse alimento, que aliás é muito prático, afinal você só precisa das mãos (e da boca, é claro) para come-lo.

4. Existe uma boa variedade de recheios

www.kk-yoshidaya.co.jp

Existem muitos tipos de recheio para Onigiri. Alguns dos mais comuns são: umeboshi (梅干し), que é uma ameixa em conserva, tsukudani (佃煮), que é qualquer tipo de alimento cozido em molho de soja, salmão frito, atum, katsuobushi, enguia, carne de porco ou frango, dentre muitos outros.

5. A primeira máquina de fazer onigiri surgiu em 1980

caliplate.com

Em 1980, surgiu a primeira máquina industrial para fazer sushi em massa. Na época, a máquina era simples e não reproduzia o onigiri com muita perfeição, mas com o tempo, a máquina foi aperfeiçoada, assim como o processo de fabricação, e hoje temos onigiris perfeitos, quase como os feitos à mão.

6. Okinawa e Havaí tem seu próprio tipo de Onigiri

tabelog.com

Em Okinawa, encontramos um tipo onigiri diferente do resto do Japão, chamado Pork Musubi (ポークむすび), uma bola de arroz com SPAM, omelete e alga nori.

SPAM é uma marca de conservas de carne pré-cozinhados. Os ingredientes principais são carne de ombro de porco, presunto, sal, água, açúcar, amido de batata como aglutinante, nitrato de sódio como conservante, entre outros.

O SPAM também é muito popular no Havaí e um dos alimentos tradicionais do local é o Musubi Spam, uma espécie de Onigiri que se caracteriza por uma fatia de SPAM cozido colocado em cima do arroz, envolto por uma faixa de nori. O Musubi Spam lembra muito o Pork Musubi de Okinawa.

7. Nem sempre o onigiri é de arroz branco

tremani.blog.so-net.ne.jp

Onigiri de arroz branco é provavelmente o mais comum, mas outros tipos de arroz também são usados, tais como arroz integral (Genmai), entre outros, exceto o arroz de sushi que como o próprio nome já diz, é usado somente em sushis. O arroz do onigiri pode ser sem tempero ou temperado. No Japão, também costuma-se usar o Furikake (condimento seco) para temperar o arroz.

O arroz pode levar outros ingredientes como o takikomi gohan (arroz com frango e legumes), Osekihan (arroz cozido no vapor com feijão azuki vermelho), etc. Existe também o Yaki Onigiri, que se caracteriza por um onigiri de arroz branco simples que é grelhado com molho de manteiga e molho de soja.

8. Há muitos formatos de Onigiri

Onigiri (www.youtube.com)www.youtube.com

O padrão mais popular é o triangular, mas a verdade é que o Onigiri pode ter qualquer formato como redondo, oval, quadrado, retangular etc. Nas lancheiras das crianças é comum encontrarmos onigiris com formato de animais como panda e ursos ou personagens de desenhos animados. É uma maneira criativa de incentiva-las a comer.

9. A forma certa de abrir um onigiri de Konbini

chankonabe.wordpress.com

Onigiris podem ser facilmente encontrados à venda em lojas de conveniência. Uma característica dos onigiris dessas lojas é que são envoltas por um plástico que evitam o contato do arroz com a alga. Isso faz com que a alga não murche devido a umidade, se mantendo sequinha e crocante.

No entanto, muitos estrangeiros tem dificuldade de retirar o plástico pela primeira vez. Mas não tem muito segredo, basta seguir as instruções na própria embalagem. Mas caso queira ver como se abre corretamente a embalagem de um onigiri de Konbini, basta assistir o vídeo abaixo.


Link do vídeo (YouTube)

10. No Japão, existem lojas especializadas em onigiri

tamapon.com

A lojas especializadas em onigiri no Japão são chamadas de Omusubi Gonbei (おむすび 権兵衛). Nesse tipo de loja podemos encontrar uma grande variedade de Onigiri e geralmente são um pouco maiores do que os encontrados em lojas de conveniência. Além da variedade, outra coisa que chama a atenção nessas lojas são os preços, à partir de 100 ienes. Confira o site oficial (em japonês) aqui.

E você? Gosta de Onigiri? Qual o seu recheio preferido? Compartilhe conosco sua opinião e caso queira aprender a receita, confira o vídeo abaixo com todo o passo a passo. É muito fácil e delicioso 🙂


Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

9 Comentários

  1. Helena Stumpf Morelli

    O que são essas fatias amarelas na quarta foto (embaixo de “existe uma grande variedade de recheios)? Comi uma vez num festival japonês, e era delicioso! Uma amiga me disse que devia ser nabo, mas não parece.

  2. Nondemiro

    São fatias de nabo (daikon) em conserva. Pode ser que tenha sido imerso na pasta de Soja (Missô) pra adquirir essa coloração.

  3. marcos terada

    ouvi comentário.. que a finalidade principal do umeboshi é de conservar o arroz … evita estragar (azedar…ficar melado com “babas”)

  4. marcos terada

    ouvi comentário.. que a finalidade principal do umeboshi é de conservar o arroz … evita estragar (azedar…ficar melado com “babas”)

  5. Katia Regina

    Onde posso encontrar essa embalagem que deixa a alga separada do onigiri (onigiri de Kombini)?

  6. Yuuji

    Helena, a fatia amarela é tamagoyaki, um tipo de omelete japonesa.

  7. Jane

    Eu adoro!! Meus preferidos sao Umeboshi e Atum com maionese. Tudo de bom . Saudades do Japão

  8. Ayres

    Quero abrir uma loja box oneguiri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *