Oshibori, as maravilhosas toalhinhas de mão dos restaurantes no Japão


Oshibori, as maravilhosas toalhinhas de mão dos restaurantes no Japão

Oshibori são toalhinhas umedecidas oferecidas para os clientes em restaurantes no Japão. Elas costumam ser quentes ou geladas dependendo da estação.

Se você já visitou o Japão, deve conhecer o Oshibori (おしぼり), aquelas toalhinhas úmidas servidas em bares e restaurantes, que no verão são geladas e no inverno são quentinhas. São também chamadas de Otefuki (お絞り) e é entregue ao cliente, devidamente esterilizada e embalada, assim que se sentam à mesa, juntamente com um copo de água ou xícara de chá.

O oshibori é considerado um grande exemplo da “Cultura do Omotenashi” do Japão. Omotenashi, muitas vezes, é simplesmente traduzido como “hospitalidade”, mas esta palavra possui uma profunda filosofia que diz respeito a como receber bem o seu cliente ou visitante.


Link do vídeo (YouTube)

Pode parecer algo simples, mas faz toda a diferença. Com essa toalhinha, os clientes se limpam e se refrescam antes e depois de se servirem. Uma característica interessante é que oshiboris frios são oferecidos no verão, enquanto que oshiboris quentes são oferecidos no inverno.

Essas toalhas são distribuídas aos clientes em restaurantes, bares, cantinas hotéis, pousadas, casas de chá e também oferecidos em viagens em trens shinkansen e aviões comerciais.

Origem do Oshibori

Oshibori, toalhas umedecidas no JapãoImagem: photo-ac.com

A palavra “oshibori” é originária da palavra japonesa “shiboru” (絞る), que significa “espremer” ou “torcer”, acompanhado do prefixo ‘o’, comum em muitas palavras como onigiri. Já o termo “otefuki”, vem de “te” (手) (mão) e fuku (拭く) (limpar), sendo referida como “toalha de mão”.

O que muitas pessoas não sabem é o fato de que o fornecimento de Oshibori aos hóspedes é um costume que remonta ao Período Heian, quando eram dados aos convidados nobres como um meio de mostrar hospitalidade. Passou a ser mais difundido durante o Período Edo, quando começaram ser oferecidas em pousadas aos viajantes cansados após uma longa viagem.

Este gesto foi visto como algo reconfortante e assim o costume espalhou-se facilmente por todo o Japão, popularizando-se especialmente após a 2° Guerra Mundial. Atualmente é considerado um dos gestos padrão de hospitalidade em qualquer estabelecimento japonês.

O hóspede pode utilizá-lo tanto para limpar as mãos como para proporcionar conforto ao rosto durante o verão (toalhas frias) e inverno (toalhas quentes). Isso os torna não apenas uma simples toalha para limpar as mãos, mas também um pequeno alívio para nos refrescar quando o tempo está muito quente ou para nos aquecer quando nossas mãos congelam no inverno.

O Conceito Oshibori e a Hospitalidade Japonesa

Oshibori, as maravilhosas toalhinhas de mão dos restaurantes no Japão 1Imagem: photo-ac.com

A cultura da hospitalidade no Japão é muito importante, sendo um país que se destaca no atendimento ao cliente. Especialmente para as pessoas que trabalham no setor de serviços, fornecer um Oshibori antes de uma refeição é um simples gesto de hospitalidade.

Para os japoneses, a forma como tratam seus hóspedes é um reflexo de sua intenção de mostrar respeito e cordialidade. É um dos principais pilares de sua sociedade incrivelmente funcional.

Os japoneses dominam bem esta arte porque é uma de suas principais armas para atrair turistas ao seu país todos os anos. Quando os hóspedes se sentem bem-vindos e bem cuidados, eles conseguem enxergar a beleza da sociedade japonesa e são incentivados a visitá-los com mais frequência, ao mesmo tempo em que compartilham suas boas experiências com os outros.

Oshibori descartável

Oshibori descartáveisImagem: photo-ac.com

O Oshibori tradicional é feito de algodão, que após o uso são lavadas e devidamente esterilizadas para serem reutilizadas. Mas atualmente também é possível encontrarmos lugares oferecendo toalhas descartáveis, semelhantes a lenços umedecidos, feitos de papel ou outros produtos.

Por causa da pandemia, alguns restaurantes e hotéis tem oferecido toalhas descartáveis ​​para seus hóspedes como maneira de evitar riscos de contaminações por vírus ou germes. Na maioria das vezes, comidas compradas em lojas de conveniência ou delivery geralmente são acompanhadas de lenços umedecidos descartáveis dentro de um invólucro de filme plástico​​.

Máquinas Oshibori

Oshibori machine in JapanImagem: Wikimedia Comons

Não há dúvida de que gerenciar um serviço Oshibori em um restaurante, hotel, pousada, companhia aérea ou bar é bastante caro. Isso se deve ao fato de que as toalhas molhadas devem ser higienizadas, esterilizadas, aquecidas ou resfriadas e embaladas antes de servir.

Será necessária uma quantidade significativa de mão de obra e materiais para simplesmente servir toalhas molhadas quentes ou geladas aos clientes. É por isso que muitas empresas em todo o país preferem usar máquinas que fazem todo esse processo de forma automática.

Este equipamento aquece ou resfria as toalhas de algodão antes de selá-las individualmente em um saco plástico, tornando-as facilmente disponíveis para o uso. Algumas máquinas são capazes de higienizar e embalar cerca de 1500 toalhas individuais de oshibori a cada hora.

Também é conhecido por ter uma vida útil operacional de cerca de 20 anos. É de fácil manutenção e não requer muita mão de obra pois essas máquinas são simples de serem operadas.

Serviços de aluguel de Oshibori

Para evitar custos excessivos, alguns hotéis e restaurantes contratam serviços de aluguel de Oshibori. Para isso, basta o estabelecimento entrar em contato com um fornecedor e fazer o pedido com a quantidade desejada para que seja entregue em seu estabelecimento.

Isso inclui coleta durante o dia, lavagem, esterilização e reembalagem do oshibori. Esta é uma prática comum em estabelecimentos pequenos que ainda não tem uma máquina oshibori.

Dia 29 de outubro é o Dia do Oshibori

Dia do OshiboriImagem: photo-ac.com

Você sabia que existe uma data específica para celebrar o oshibori? O Oshibori no Hi (Dia do Oshibori) é dia 29 de outubro e essa data foi escolhida em 2004 pela Federação Nacional das Cooperativas de Fornecedores de Oshibori (全国おしぼり協同組合連合会).

A escolha do mês de outubro é que se trata do mês 10, que corresponde ao número de dedos das mãos. 10 em inglês é “ten”, que se parece com “te”, que é “mão” em japonês.

Quanto ao 29, 2 em japonês pode ser dito como “futatsu”, de onde pegamos o “fu”. 9 em japonês é “ku”. Juntando as duas sílabas, “fuku” significa limpar com pano ou enxugar. “Te wo fuku” significa “limpar as mãos (com o oshibori)”. Esse tipo de jogo de palavras é chamado no Japão de goroawase (語呂合わせ), onde palavras são associadas a números que tem o mesmo som.

Dicas sobre como usar uma toalha Oshibori

Oshibori, as toalhinas oferecidas em restaurantes no Japão Imagem: photo-ac.com

Quando estamos em visita a um país é importante conhecer seus costumes sociais para evitar gafes. Por isso vamos dar algumas dicas em relação ao uso das toalhas Oshibori. Além de ser usada para a higiene das mãos antes e depois de comer, ela também tem a função de proporcionar conforto. Por isso, não há problema algum em passá-la suavemente no rosto.

No entanto, é importante lembrar que não deve ser usada no pescoço ou atrás das orelhas. Isso é considerado indelicado pelos japoneses, afinal o uso dessa toalha é destinada apenas para as mãos e boca. Como essas toalhas são frequentemente lavadas e reutilizadas, ver outra pessoa usando-as em partes inadequadas do corpo, deve ser definitivamente decepcionante.

Também é importante lembrar que ela não deve ser usada para limpar respingos na mesa. Após terminar a refeição, os clientes simplesmente deixam o oshibori na mesa ou então sobre a bandeja vazia. Os funcionários do estabelecimento irão recolhe-lo para fazer a lavagem e esterilização ou envia-lo para a empresa que o forneceu para executar esse serviço.

Muito interessante conhecer esses detalhes da hospitalidade japonesa né? Oshibori é algo tão simples mas nos traz um conforto tão grande. Sem contar o fato de que todos os restaurantes disponibilizam água potável gelada e chá verde à vontade e gratuitamente para seus clientes. Esses detalhes enriquecem ainda mais a experiência de visitar ou morar neste país. 🙂

2 Comentários

  1. Pingback: Izakaya, os bares tradicionais japoneses | Curiosidades do Japão

  2. Onde encontratos maquinas ou este serviço terceirizado no Brasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *