Finger 5 – Jackson Five made in Japan


finger five fringe

Grupo mirim japonês Finger 5 – Jackson Five made in Japan

O Japão também teve o seu Jackson 5 family. O Finger 5 fizeram sucesso nos anos 70. Iniciaram em 1967, e o grupo se chamava originalmente All Brothers., onde, os três irmãos mais velhos da família Tamamoto: Kazuo, Mitsuo e Masao faziam shows em um bar de propriedade dos seus pais.

Em 1970, após vencerem um concurso de talentos local, os meninos assinaram com a gravadora King Records, o grupo passou a se chamar Baby Brothers e lançaram três singles, que não emplacaram bem.

Em 1972, eles incluíram os irmãos caçulas: Akira e Taeko, a irmãzinha, no grupo, que foi rebatizado novamente como Finger 5. O grupo alcançou o auge fazendo músicas cover em japonês do grupo americano Jackson 5, que também estouravam naquela época.

Algumas das músicas que eles regravaram em japonês, inclui “I Want You Back”,” The Love You Save” , ” I”ll Be There “.

Causaram furor e se tornaram a sensação pop do Japão, onde fizeram vários singles, inúmeros shows, aparições na televisão, e até mesmo fizeram seus próprios filmes, como o Hello Finger 5, Chonoryoku Dayo! Zenin Shugo e Finger 5 No Dai Boken.


A família Tamamoto fizeram um grandioso sucesso no Japão, assim como a família Jackson fazia nos EUA. Akira e sua irmã Taeko eram os vocais e davam um show nas apresentações. as músicas que fizeram mais sucesso foram: Kojin Jugyo (1973), Koi no Dial 6700 (Love Call 6700) e Gakuen Tengoku.

Ao ver os vídeos entramos em total nostalgia, com aquelas roupas estilo anos 70, com direito a calças pantalonas, franjas, corte da cabelo de tigela e tudo mais, que pode até chocar as gerações mais novas, que não vivenciaram esse período… ou no máximo viram fotos antigas da família com esse estilo, que hoje é encarado como brega.

Infelizmente, a fama teve seus efeitos sobre o talento precoce dos jovens estrelas pop, e em 1975 o irmão mais velho, Kazuo, desistiu do grupo e em 1978 o grupo se desfez totalmente. Depois de uma turnê de despedida no Japão naquele ano, eles se mudaram para os Estados Unidos e apesar de tentarem um retorno para fama, alguns anos depois, afundaram no esquecimento e pouco se sabe sobre eles na idade adulta.

É uma pena, pois eu achei eles uma gracinha, com aqueles cabelos absurdamente lisos e olhos puxados, contrastando com a pele negra e cabelo Black Power dos Jackson 5. Enfim, garotos talentosos, mas que como muitos outros artistas, não souberam lidar com a fama…

Veja a grupo se apresentando nos vídeos abaixo:

Koi no Dial 6700 (Finger 5)

Gakuen Tengoku – Fiver 5

I will Be There – versão em japonês (Finger 5)

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Pingback: Banda Ryunosuke - Roqueiros mirins japoneses | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *