Receita de Karaage (Frango Frito Japonês)


Receita de Karaage - Frango Frito Japonês

Receita de Karaage (Frango Frito Japonês)
Karaage (から揚げ) é o nome dado ao Frango Frito Japonês, amplamente consumido no Japão. Embora se assemelhe com frango milanesa, o Karaage é diferente, sendo altamente crocante por fora e macio por dentro. O sabor também o difere de um frango milanesa tradicional devido aos ingredientes adicionados.

Bom, mas antes de tudo, veja algumas curiosidades sobre o Karaage, cuja pronúncia é assim: Ka-ra-a-guê. Na verdade, sua origem é chinesa, assim como outros pratos que fazem parte da culinária japonesa como o Gyoza e o Ramen, se enquadrando na categoria Wafu-Chuka (Pratos chineses adaptados ao paladar japonês).

O Karaage, também é chamado de Tatsutaage, significa literalmente “Tang frito” (referindo-se a dinastia chinesa Tang). Eu adoro frango karaage e na minha opinião, este é um dos pratos japoneses que mais agrada o paladar brasileiro, apreciado até mesmo por aqueles que dizem não gostar muito da culinária japonesa.

Karaage

O que dá um sabor especial ao Karaage é o tempero onde estão incluídos alho, gengibre, saquê e shoyu. Neste tempero, o frango ficará marinando por meia hora. Já a casquinha crocante e dourada se dá por conta do amido de milho ou fécula de batata (pode ser um dos dois) que envolverá o frango, que em seguida é frito em óleo vegetal. Embora a receita mais comum seja de frango, é possível utilizar outra carne como peixe.

Receita de Frango Frito Karaage

Ingredientes

300 gramas de coxa de frango desossado
½ colher de chá de molho de soja
½ colher de sopa de Sake
¼ colher de chá de sal
pimenta à gosto
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de chá de alho ralado
½ colher de chá de óleo de gergelim
½ ovo batido
2 ½ colheres de sopa de amido de batata ou Amido de Milho
Folhas de alface (para enfeitar)
Folhas de salsa (para enfeitar)
Óleo vegetal (para fritar)

Modo de fazer (Passo a passo em vídeo)
Coloque o frango desossado e cortado em pedaços em uma tigela. Acrescente o molho de soja, o sal, o gengibre, o alho, o sake, pimenta e o óleo de gergelim. Misture bem para que o tempero pegue em todos os pedaços de frango. Deixe marinando no tempero por aproximadamente 30 minutos.

Passado o tempo de espera, adicione o ovo batido e misture bem com o frango. Em seguida, adicione a fécula de batata ou amido de milho, misturando bem. Leve a frigideira com óleo suficiente para cobrir os pedaços de frango para aquecer. Quando estiver quente, diminua o fogo e coloque os pedaços de frango para fritar.

É importante fritá-los em fogo baixo para que o frango não queime por fora e fique cru por dentro. Depois que fritar a parte de baixo, vire os frangos na frigideira com o hashi para que eles fritem por completo. Quando estiverem douradinhos, retire-os do fogo, colocando-os sobre uma grelha para que escorra o óleo.

Aumente o fogo e coloque os frangos novamente para fritar. Segundo o canal Cooking With Dog, esse método garante que os frangos fiquem bem cozidos e suculentos por dentro, ao mesmo tempo que a casquinha fique bem crocante e douradinha por fora. Hummmm, deu até água na boca não é não?!


Link do vídeo (Cooking With Dog)

Receita de Torii Karaage

Achei essa outra receita de Torii Karaage no canal Made in Jpn. Achei interessante a técnica que ela utiliza para misturar os pedaços de frango. Outro detalhe dessa receita, é que vai farinha de trigo ao invés de fécula de batata ou amido de milho. E depois de frito, o frango ficou bem crocante também. Confira:


Link do vídeo (made in Jpn)

Quer Aprender Japonês?

17 Comentários

  1. oi td bem? amo kulinaria japoneza eu keria mt a receita do karagee frango frito meu prato preferidooo,, obgada arigatooo..

  2. Miriam Arroio

    Adoro a culinaria japonesa, gostaria de receber algumas receitas se possível

    Obrigada

  3. Fabiana

    Receber receitas comida japoneza

  4. MATSUBARA

    muito bom… e gostoso.

  5. MATSUBARA

    totemo oishii desu…

  6. katiusca

    Morei anos no japão e amo de paixão a culinária japonesa sempre faço algum prato em casa, guioza, yakissoba, rice kare, udon entre outros e ja tentei fazer o karaage e não ficou tão parecido, hoje vou tentar essa receita e depois conto como foi, obrigada!!!

  7. lucineia reimberg correa

    Adoro a culinaria japonesa fiz karaage e ficou uma delocia. gostaria de ter mais receitas iguais a estas.

  8. Marcia Zaidan Turu

    Receber receitas japonesas

  9. Paloma

    Queria muito fazer, mas se não colocar o Sake ainda fica bom?

  10. Thiago Augusto Costa

    Sim Paloma, no lugar do saquê, podes usar pinga ou vinho branco. Só tome cuidado com a pinga pelo fato dela ser mais forte, então diminua um pouco na quantidade. Confia porque sempre fiz sem saquê e ficou ótimo. bjs

  11. Bruno

    Fiz ontem com cachaça no lugar do sake e ficou muito bom! Mas fiquei com uma dúvida, posso deixar o tempero pronto e guardar na geladeira? Em caso positivo, por quanto tempo eu poderia deixar armazenado?

  12. Evaldo barbosa

    Eu costumo fritar panela de pressão sem a válvula,pino,deixa ele fritar por cinco minutos.fica úmido por dentro e crocante por fora.

  13. Teresa Takeuti Milnitsky

    Gosto do nihon ryouri .Gostei da receita, vou tentar prepara-la .

  14. Luiz Jeronimo

    eu gostaria de saber se o sake usado é ou pode ser o mirim?
    e se não for ou puder ser o mirim qual tem que ser utilizado?

  15. Olá! Você tem a receita de iurinti de frango? Não sei se é assim mesmo que escreve, é um molho para frango frito com alho – muito alho, pimenta dedo de moça – muita pimenta, gengibre, molho de soja, mirim, cebolinha, vinagre de arroz. Sei que vão quantidades iguais de shoyu e vinagre de arroz, que o alho é frito com gengibre, que a pimenta é refogada muito pouco e que depois de acrescentar o vinagre, o mirim (pouco) e o molho de soja pode ser necessário colocar um pouco de açúcar para equilibrar. Gostaria de ter a receita tradicional, essa que eu tenho recebi de um cozinheiro. Parabéns pelo site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *