15 Doces Japoneses Para Você Experimentar


15 Doces Japoneses Para Você Experimentar
No Japão há muitos doces típicos deliciosos, que valem a pena serem experimentados. Até porque, alguns sabores tradicionais são difíceis de encontrar em outros lugares do mundo. Portanto, se você estiver no Japão, aproveite para experimentar alguns deles, pois muitos só podem ser encontrados neste país.

Confira 15 doces populares no Japão para você experimentar

1. Manju (まんじゅう)

manju (pinterest.com)Manju (tabelog.com)

Manju (まんじゅう) é um dos doces mais tradicionais do Japão, derivado de um tipo de mochi (arroz glutinoso cozido no vapor). Existem muitas variedades, mas os mais tradicionais são com recheio de anko (pasta doce de azuki). A textura da massa é um pouco pegajosa mas muito saborosa.

2. Ichigo Daifuku (いちご大福)

Ichigo Daifuku (flickr.com)

Ichigo Daifuku é um bolinho feito de mochi recheado com morango. Na verdade, o daifuku pode ter outros recheios como o tradicional anko (pasta doce de feijão azuki). Detalhe: Daifuku em japonês significa “boa sorte”. No Japão, podemos encontrar o daifuku de três cores: branco (só de arroz), verde (com sabor aromatizado de chá verde) e rosa pálido (com sabor aromatizado de morango).

3. Shukurimu (‘シュークリーム)

Shukurimu (sanko.ac.jp)

Shukurimu é a versão japonesa do Profiterole, uma sobremesa feita com uma massa açucarada recheada com creme, chocolate ou sorvete. O doce é bastante popular na França, país no qual foi considerado uma iguaria real em meados do século XVI. É um dos meus preferidos!

4. Crepe japonês (クレープ)

Crepe (http://matome.naver.jp)

No Japão, as lojas de Crepes tem uma variedade enorme de sabores. Em frente essas lojas sempre tem uma vitrine com dezenas de modelos de plástico representando o menu. É impressionante a criatividade que os japoneses tem na hora de criar os recheios dos crepes. Acredito que alguns dos mais exóticos não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo.

5. Taiyaki (たい焼き)

Taiyaki (commons wikimedia)

Taiyaki em japonês significa “pargo cozido”. Trata-se de um bolo em forma de peixe com os mais diferentes recheios, doces e salgados, mas os mais populares são com recheio de pasta doce de feijão azuki ou creme. A massa do Taiyaki é colocada em uma máquina com molde em forma de peixe e assado até dourar. É um lanche muito popular em matsuris, vendido em barracas de rua.

6. Dorayaki (どらやき)

Dorayaki (qorokke.jp)

Dorayaki é uma espécie de panqueca japonesa que pode ter vários recheios, sendo que os mais comuns são de creme e anko (doce de feijão azuki). Além de ser um tipo de doce que agrada todo tipo de paladar, é o lanche predileto do Doraemon, um dos personagens mais populares do Japão.

7. Sanshoku dango (三色団子)

Sanshoku dango (maneidou.co.jp)

Sanshoku dango são bolinhos japoneses servidos em espetos de bambu. São feitos com Dango, que por sua vez é feito com mochiko, uma massa feita de farinha de arroz. Sanshoku dango também é chamado de Hanami Dango, por ser muito popular durante a primavera no Japão.

8. Anpan (あんパン)

Anpan (machi-photo.net)

Anpan é um doce japonês normalmente recheado com anko, mas também pode ser preparado com outros recheios, incluindo o feijões brancos (shiro-an), gergelim (goma-an) e castanha (kuri-an). Esse pão doce foi inventado por um ex-samurai chamado Yasubei Kimura, em 1875.

9. Yukimi Daifuku (雪見だいふく)

Yukimi Daifuku (gigazine.net)

Yukimi Daifuku é uma bola de sorvete coberta com mochi. No Japão, existe uma grande variedade de sabores, incluindo chocolate, baunilha, morango e chá verde. Eles foi lançado pela primeira vez em 1981 e desde então, tornou-se muito popular entre crianças e adultos. Vale a pena experimentar!

10. Kompeito (コンペイト)

Konpeito (japan-talk.com)

Kompeito é um tipo de rebuçado, bala, confeito japonês de origem portuguesa, feito de açúcar. Tem o formato de estrela e uma textura um pouco áspera. São doces considerados refinados e comuns em eventos formais e cerimônias do chá. Os Kompeito de qualidade ainda são produzidos da mesma forma desde o século 19 em um processo que dura cerca de duas semanas.

11. Kakigori (かき氷)

Kakigori (momogirl.jp)

Kakigori é muito popular especialmente durante o verão. Trata-se de uma raspadinha de gelo onde é acrescentado uma calda aromatizada. É facilmente encontrado em matsuris e barracas de rua. Em alguns restaurantes podemos encontrar o kakigori com sorvete e pasta de feijão doce (azuki).

12. Warabi Mochi (蕨餅)

Warabi mochi (global.rakuten.jp)

Warabi mochi é outro doce clássico do verão japonês. É uma espécie de gelatina feita com amido de batata doce coberto com kinako (farinha doce de soja torrada). No verão é comum vermos caminhõezinhos com alto-falantes vendendo esse doce gelado pelos bairros residenciais.

13. Monaka (最中)

Monaka (honten.nikko-castella.jp)

Monaka é um doce japonês, cujo recheio vai dentro de uma camada crocante de mochi semelhante a uma casquinha de sorvete. Eles são tradicionalmente preenchidos com pasta de feijão vermelho, pasta de castanha ou sorvete. Experimente o Monaka com recheio de sorvete. É uma delícia!

14. Konnyaku Jelly (こんにゃくゼリー)

Konnyaku jelly (tabelog.com)

Konnyaku jelly é uma gelatina feita a partir da batata konjac, um alimento consumido no Japão desde o século VI. No Japão, a gelatina de konjac tem uma grande popularidade e pode ser encontrada em muitos sabores. Ela é bem mais firme e consistente do que uma gelatina comum.

15. Ohagi (おはぎ)

Ohagi (rheon.com

Ohagi ou Botamochi, é um bolinho de arroz doce, similar ao mochi, coberto com feijão doce ou gergelim. O nome se originou do nome de duas flores: Hagi, flor típica do outono e Botan, uma flor típica da primavera. É um doce muito popular na primavera e no outono japonês.

E você? Já experimentou algum desses doces? Qual o seu preferido? Deixe seu comentário! 🙂

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. Fabiana

    O primeiro item pela descrição, não seria o próprio mochi (massa pegajosa de arroz recheado com anko). Porque manju tem a massa feita de farinha, e depois cozida a vapor ou assado.
    Já provei alguns desses, e gostei de todos, nem sei dizer qual o mais gostoso rsrs
    Parabéns pelo site

  2. Jaqueline

    Este site é muito bom!!!
    Acompanho também o g+

    Obrigada por sempre postar artigos tão legais sobre este país fascinante.

  3. Jéssica

    Você poderia publicar a receita de Sanshoku dango , Dorayaki e Manju?
    Arigatô

  4. Jéssica

    Se você PUDER POSTAR essas 3 receitas, me passa o link?
    <3

  5. Lucas Akiyama

    Só não experimentei o Warabi Mochi, quando passava o carro vendendo e eu estava na frente do apato brincando eu corria pra dentro de casa, morria de medo, eu achava que ia ser sequestrado kkkkkkk Acho que sem dúvida é o Kakigori o melhor♡

  6. ana

    só comem coisas de feijão..

  7. ANDREIA

    AMO DOCES JAPONESES , ALGUEM TERIA A RECEITA DA MASSA , O DOCE DE FEIJAO JAPONES JA SEI FAZER .

  8. Pingback: 10 balas tradicionais japonesas | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *