Hanako 2 – A tecnologia a serviço dos dentistas


Hanako 2 – A tecnologia a serviço dos dentistas
Apesar da foto parecer um pouco assustadora, Hanako é uma robô humanóide camarada, que foi criada para ajudar no treinamento de estudantes inexperientes de odontologia, antes que os mesmos tratem pacientes humanos.

Hanako 2 foi criada pela Universidade de Showa em parceria com a fabricante de robôs Tmsuk. Depois da tentativa bem sucedida da robô Hanako feita no ano passado, a dupla resolveu aprimorar a robô e deixá-lo com um aspecto mais natural e com ações mais parecidas com os de um ser humano.

As principais mudanças foram nas articulações nas mandíbulas e pálpebras, que agora ganharam movimentos mais naturais. Outra mudança foi na sua língua que ganhou mais sensibilidade e flexibilidade, com capacidade de mover-se dentro e fora da sua boca.

Para fechar com chave de ouro, a Industria Oriente, a mesma fabricante das famosas “bonecas do amor” ficou encarregada de fazer a pele de silicone de Hanako, que na versão anterior era feita de PVC.

Por isso não se espante se perceber qualquer semelhança entre Hanako e as Love Doll“.

Além da aparência, a nova versão do robô ganhou comportamentos quase humanos, sendo capaz de interagir em uma conversa, tossir, espirrar, piscar, engasgar e até mostrar-se cansada após muito tempo de boca aberta. Ela também é capaz de simular ânsia e dor se o dentista praticar alguma ação que possa machucar, caso fosse alguem real tratando o dente.

Mas o mais impressionante é que a robô possui uma memória que grava, armazena e analisa a performance de cada estudante, e assim ela consegue avaliar e dar um parecer sobre cada um deles.

Veja o vídeo de Hanako 2:

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Pingback: Necomimi - As orelhinhas de gato controladas pelo cérebro | Dicas Brasil Japão

  2. Pingback: Asuna, a androide realista do Japão | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *