Hospi-Rimo – Os robôs assistentes da Panasonic

Hospi-Rimo – Os robôs assistentes da Panasonic
Esse sorridente robozinho da foto acima faz parte das criações da Panasonic, conhecidos como robôs de assistência e comunicação. Os Hospi-Rimo (Inteligência Remota e Mobilidade) são robôs projetados para auxiliar pessoas hospitalizadas a terem uma vida mais segura, agradável e confortável.

Já foram criados 3 diferentes tipos de robô, que por enquanto ainda são protótipos que serão apresentados na HCR2011 (International Home Care & Rehabilitation Exhibition) em Tóquio.

A linha de robôs Hospi-Rimo serve como intermediário para permitir uma comunicação para as pessoas que estão acamadas ou facilitar a comunicação com o médico, face a face, ou até mesmo se comunicar com pessoas de fora ou de outras salas de dentro do Hospital.

É indicado especialmente para as pessoas que tem dificuldade de locomoção, e ainda serve como companhia, além de outras tarefas como, entregar a medicação ao paciente.

Outro robô da Panasonic, o Hair Wash foi programado para lavar a cabeça dos pacientes, assim como secar. Enfim, o robô perfeito que toda cabeleireira gostaria de ter no seu salão.

Já o Robô Bed, é uma cama elétrica que se transformar em uma cadeira de rodas elétrica e vice-versa.

Ambos atraíram grande interesse, incluindo a comercialização, quando foram apresentados pela primeira vez no HCR em 2009.

Desde então, a Panasonic tem feito constantes melhorias, levando em conta as sugestões tantos dos cuidadores como dos beneficiários.

Não é de hoje que se fala que os japoneses se sentem muito à vontade na companhia de robôs, ainda mais se eles forem como esses Robôs da Panasonic, que além de tudo facilitam a vida dos hospitalizados.

Veja o vídeo abaixo sobre os robôs Hospi – Rimo:

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Pingback: 100 mil lâmpadas flutuando pelo Rio Sumida | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *