Presentes no Japão – Hikidemono e kinpuu


Shugi bukuro

Curiosidades sobre o Hikidemono (embrulho) e kinpuu (envelope)
Hikidemono é uma espécie de lenço ou papel nas cores branco e vermelho, onde são embrulhados os presentes dados em cerimônias, especialmente casamento. Existem mais de 500 dobras diferentes e são enfeitados com Mizuhiki.

Dependendo da situação ou da importância da ocasião, as pessoas dão além do presente, um envelope com uma decoração especial, chamado kinpū, onde além da assinatura e uma mensagem, também vai recheado de Okane (dinheiro).

Na tradição japonesa, quando você ganha um Hikidemono, você não deve abrir na frente da pessoa que lhe deu, pois isso é considerado desrespeito e falta de educação. Assim como também não deve dar presentes cuja quantidade seja um número par, especialmente “quatro”, porque o número “4” (shi) é sinônimo de “morte”.

Os envelopes kinpū, podem ser de vários tipos: “Noshibukuro” ou “Shugi bukuro“, são para casamento ou nascimento e fushūgibukuro ou kōdenbukuro são para ocasiões como funerais.

Dentro dessas categorias, há diferentes tipos para diferentes usos, inclusive para celebrar uma nova casa ( shinchiku Iwai ) ou então para celebrar a chegada de um novo bebê ( Shussan Iwai).

Na verdade, os envelopes podem ser usados para diversas finalidades e não apenas em cerimônias ou ocasiões especiais.

Ele pode ser entregue a alguém para qual devemos algum favor, para pagar honorários à alguém por algum serviço ou para recompensar alguém que anteriormente nos tenha ajudado de alguma forma.

Colocar o dinheiro dentro do envelope antes de entregá-lo ao invés de simplesmente entregar o dinheiro nas mãos da pessoa, é um costume japonês, uma tradição para trazer mais beleza e arte a essa ação que desperta tanta generosidade.

Como existe um envelope típico para cada situação, devemos ter o maior cuidado na hora de comprá-lo para evitar cometer uma gafe. Imagina você comprar um envelope de funeral para entregar em uma cerimonia de casamento?! :shock:

Para definir o significado de cada envelope e para qual situação ele é destinado, devemos observar o laço, arte ou desenho feito com o Mizuhiki, que são cordões bem finos feitos com papel washi e que são a característica principal desses envelopes feitos e decorados na maioria das vezes de forma artesanal.

As cores dos fios em diferentes contextos: o ouro e a prata para o casamento, branco e vermelho para outras ocasiões felizes, branco e preto ou prata para as cerimônias de condolências. Como amarrar os cordões também é uma arte que permite distinções sutis e com significado muito importante:

Hana musubi (Primeiro laço): Quando o envelope tem apenas um laço significa que pode ser facilmente desatado e é indicado para ser entregue em nascimentos ou quando uma criança é admitida em uma nova escola, pois são coisas que se deseja que ocorra novamente.

Musubi kiri (Segundo laço): Quando o envelope tem 2 laços, sendo que o segundo nó não pode ser desatado é indicado para casamentos e funerais, pois são coisas que queremos que não ocorram novamente.

Awaji musubi (Terceiro laço): Significa desejo de um bom e longo relacionamento, utilizado tanto para eventos felizes quanto tristes.

Tem ainda um envelope japonês chamado Noshibukuro, que é específico para ser entregue em funerais. Esse é dado à família do falecido(a) como forma de ajudar nos gastos com a cerimônia e cremação.

Quer Aprender Japonês?

9 Comentários

  1. Cleny da Silva Martins Wada

    Amo receber e-mail de vcs, muito arigatoo e fico sabendo tudo do Japão.
    Tenha uma boa tarde!!!

  2. Pingback: Otoshidama, a tradição de Ano Novo para as crianças | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Noshibukuro - Envelopes de dinheiro japonês | Curiosidades do Japão

  4. Geisa Ueno

    Uma cultura milenar com aprendizados incríveis e fascinantes que podemos aproveitar para nossa vida também mesmo do outro lado do mundo, por que não?!

  5. Olá! Adorei essa postagem! Uns anos atrás recebi um envelope desses de uma amiga (o de casamento), sem o dinheiro, claro. Ela ganhou de um amigo que morava no Japão e que achou bonito. Gostei de saber o que ele significa. Beijos

  6. Natalie

    Eu sou de Manaus, e perto de onde eu moro tem um supermercado comum, mas tem coisas do próprio Japão para comprar lá, acho que os donos devem ser descendentes já que o nome dele é Fuji, enfim meu pai ano passado estava procurando papel de presente, e como ele estava apressado e o único lugar mais perto de carro era o Fuji, ele comprou o envelope de um laço achando que era uma sacola de papel pequena, nós íamos colocar uma lembrança pro dia das mãe e as crianças iam entregar para as mães delas né, mas aí era um papel aberto xD Bom, se serve para dar em ocasiões felizes não íamos cometer nem uma gafe né rs mas pena que não deu para utilizarmos, tivemos que usar o envelope de carta que também é japonês creio, já que a parte que abre era no que seria para nós a lateral, a lembrança ia ser caneta, chocolate e carta mesmo rs bom, pena que não deu para usar o outro envelope pra nada, foi 8 reais o pacote, temos um monte até hoje, não tem nenhuma utilidade mas da pena jogar fora :/

  7. Pingback: Embrulhar de Presentes no Japão | Curiosidades do Japão

  8. Reginaldo Cesar Barbosa

    Adorei as explicações,sou brasileiro e agora com certeza farei corretamente com esses encinamentos

  9. Isao Hara

    Sempre queria saber desses detalhes já ví muito o seu uso na comunidade japonesa , mas mesmo pessoas de idade apesar de costumado ao uso os detalhes pouco sabiam , foi uma aula de etiqueta para mim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *