Os 10 Animes Mais Longos da História do Japão!

10 animes mais longos da história

Olá caro leitor. Tudo bem? Você já se perguntou quais os animes mais longos já produzidos na Terra do Sol Nascente? Pois este artigo tem como objetivo responder a esta pergunta e saciar de uma vez por todas a sua curiosidade. Enfim, a pergunta que não quer calar: Quais os 10 animes mais longos já produzidos em toda a história do Japão?

Lembrando que estamos nos referindo ao número de episódios em um único anime e não ao número total das franquias de animes. Para não deixar vago podemos dar o exemplo de animes como Pokémon e Gundam, que possuem animes diversos e somente a franquia em comum.

Ou seja, aqui constarão apenas animes com os maiores números de episódios, não estando incluído as franquias, pois tratam-se de coisas diferentes.

Bom, mas vamos logo ao assunto. Lembrando que a ordem está do 10º ao 1º lugar em ordem decrescente. E serão listado as sinopses primeiro e logo após as informações e algum comentário da minha parte. Depois destes preparativos vamos começar o artigo.

10º lugar – Soreike! Anpanman

Uma noite, uma Estrela da Vida cai na chaminé de uma padaria localizada no meio da floresta, e esta estrela fez com que a massa no forno ganhasse vida. A massa se torna Anpanman, um super-herói feito de anpan (um rolo doce com recheio de geleia de feijão).

E junto com seus amigos, Anpanman luta contra seu rival Baikinman e ajuda os desnutridos, com batendo as necessidades de todos.

Informações

Para começar o nosso top 10, o super herói feito de anpan. O anime estreiou na TV em 3 de outubro de 1988 não parou mais desde o seu lançamento, sendo que hoje encontra-se com 1.415 episódios sem contar outros tipos de mídias como filmes e OVAs. E não se tem ideia de quando sua carreira acabará, portanto acreditamos que esse anime ainda terá vida longa.

E não apenas isto, mas também foi eleito em 2011 o personagem mais popular no Japão entre crianças de até 12 anos, e ele conseguiu este feito 10 vezes consecutivas. Eu até imagino aa crianças correndo para a sala quando a música de abertura começa a tocar. Que nostálgico!

9º lugar – Hoka hoka kazoku

Histórias curtas de comédia sobre eventos e o cotidiano dos membros de uma grande família multi-geracional.

Informações

Infelizmente este anime não tem um enredo ou coisa parecida que seja concreta, as únicas conclusões é que ele serve como um meio de ensino sobre o Japão moderno que usa alguns elementos como ação para melhorar a atenção do público.

Começou a ser exibido em 1 de outubro de 1976 e encerrou seus trabalhos em 31 de março de 1982. Apesar de ter sido exibido por menos de 6 anos, o anime conseguiu transmitir 1.428 episódios de 5 minutos cada. Bem, talvez não seja justo estar incluído nesta lista, mas se formos seguir a questão de número de episódios, também não seria justo descarta-lo.

8º lugar – Manga Nippon mukashi banashi

Este anime apresentava contos, muitos da literatura universal, adaptados para animação, assim um episódio nunca tinha ligação um com o outro. Contos como branca de neve, Pinóquio e Drácula são alguns exemplos dos quais este anime fez sua adaptação.

Enquanto que os estúdios Disney apresentavam versões mais romantizadas de contos infantis, muitas das histórias narradas neste anime tiveram realmente finais tristes, se aproximando mais da verdadeira realidade dos contos originais.

Informações

Mukashi banashi começou a ser exibido em 7 de Janeiro de 1975, e transmitiu 1.488 episódios até 2 de Janeiro de 1995. No entanto como vimos na sinopse, no anime não há um enredo fixo que permitisse uma continuidades pois cada episódio apresentava uma história diferente.

Mas o fato de exibirem adaptações dos contos mais famosos do mundo já é um bom enredo. As versões originais desses contos são mais obscuros e tristes do que pensamos, histórias como chapeuzinho vermelho nunca seriam vistas por crianças se não sofressem alterações.

Embora este anime também tenha feito pequenas alterações em seus contos, isso não impediu os finais tristes e por este motivo, muitas pessoas que assistiram aos episódios devem ter se emocionado com seus finais bem longe dos costumeiros “finais felizes” que costumamos ver.

7º lugar – Kirin ashita no calendar

Não se tem informações sobre a sinopse deste anime, mas colocarei a sinopse de um anime que foi a base para este anime. O anime foi denominado Otogi manga calendar e foi o primeiro anime a ser exibido, mas apenas animações de alguns minutos, isso por volta de 1963.

Otogi manga mostra nos episódios, histórias curtas que ocorreram nessa data. O evento é explicado por meio de uma figura que está aprendendo sobre isso. As consequências não são apenas cenas animadas, mas também fotografias históricas ou filmagens.

Informações

Infelizmente não temos informações relacionadas a Kirin ashita no calendar, além de que começou a ser exibido em 1 de Janeiro de 1980 e foi finalizado em 30 de dezembro de 1984. E nesse tempo, o anime conseguiu transmitir 1.498 episódios curtos. Mas assim como o anterior, a posição somente foi alcançada devido os episódios terem curta duração.

6º lugar – Kirin no monoshiri yakata

Assim como o anterior, este anime também teve como base o Otogi manga no calendar, por este motivo não irei repetir a sinopse duas vezes, isso porque Kirin no monoshiri não tem uma sinopse própria, então iremos direto para as informações.

Este anime teve sua estreia em 1 de Janeiro de 1975 e exibindo episódios curtos de 3 a 5 minutos, conseguiu atingir a marca de 1.565 episódios até a data de 31 de dezembro de 1979. Este é outro que atingiu esta marca por causa da duração de seus episódios.

5º lugar – Ojarumaru

Em um mundo mágico no Período Heian, cerca de 1000 anos atrás, um jovem príncipe de família nobre chamado Ojarumaru está entediado com sua vida afortunada. Enquanto isso, três demônios roubam a varinha de poder de Enma, rei dos demônios, e depois a perdem. Ojarumaru a encontra e usa este poder para se transportar para o tempo presente.

Ele torna-se amigo de um garoto chamado Kazuma e membro de sua família. Conforme o tempo passa, Ojarumaru faz muitos novos amigos, enquanto se esquiva dos esforços cômicos dos três demônios, Akane, Kisuke e Aobee, que tentam recuperar o poder.

Informações

Finalmente um com uma sinopse concreta, e ao contrário dos anteriores tem um enredo bem centrado. Pena que o seu estilo de personagens não agrada muito, pelo menos à mim não surtiu uma boa impressão, pois é típico de animes infantis.

Ele começou a ser exibido em 5 de outubro de 1998, e em toda a lista este é o que teve sua estreia mais recente. Ele conta com no mínimo, 1.707 episódios e novos episódios ainda estão sendo lançados, portanto este anime pode ganhar uma nova colocação em breve.

4º lugar – Doraemon

Nobita Nobi é um aluno da quarta série que sofre de notas baixas e bullying frequente. Tudo isso muda, no entanto, quando um gato robótico azul aparece na gaveta de sua escrivaninha. Chamando-se Doraemon, este robô diz a Nobita que seus futuros descendentes do século 22 vivem na pobreza por causa de todos os erros que cometeu.

Portanto, eles enviaram Doraemon para servir como guia e mentor de Nobita, para que o futuro deles possa mudar para melhor. No entanto, o que Doraemon não esperava, é que seu protegido Nobita é o aluno mais fraco e preguiçoso de toda a escola.

Para ajudar em sua busca, Doraemon tem um bolso quadridimensional, no qual ele mantém várias máquinas e aparelhos do futuro. Infelizmente, isso geralmente resultará em mais problemas para o garoto Nobita. Será que Doraemon realmente será capaz de realizar sua missão de mudar Nobita? Ou o garoto permanecerá como sempre foi?

Informações

Este anime é um grande sucesso, o gato robótico azul é conhecido em várias partes do globo e em países como Portugal, Espanha e Brasil. Seu público varia e é indicado para todas as idades devido à sua temática em mostrar que os erros podem ser corrigidos.

Doraemon teve sua estreia em 2 de abril de 1979 e após as várias fases que o anime sofreu, foi finalizado em 18 de março de 2005 com um total de 1.787 episódios lançados. Com certeza marcou a infância de muita gente no mundo das mais variadas gerações.

3º lugar – Oyako club

Um alienígena se muda para o nosso planeta com o objetivo de saber tudo sobre os terráqueos. Ele é recebido pela família de Rompa e Lun, que moram em Hanasaki, província de Hokkaido. No entanto, o alienígena faz a vida da pacata família virar de cabeça para baixo.

Informações

Com episódios curtos com cerca de 5 minutos cada, o anime Oyako club apresenta histórias de sabedoria com um fundo moral e suas animações são fáceis de entender. É atualmente o anime mais longo que está concluído. Ele começou a ser exibido em 3 de outubro de 1994 e depois de 1818 episódios curtos, teve sua conclusão em 20 de março de 2013.

2º lugar – Nintama rantaro

Rantaro é o filho de um ninja de segunda linha, como os seus avós e bisavós. Seu pai cansado de viver em uma família de ninjas comuns, decide enviar Rantaro a uma escola especial para que ele se converta em um ninja de elite e traga status para sua família.

Mas na escola, além de meninos, há também meninas, o que acaba provocando situações cômicas entre eles. Quando Rantaro e sua turma começam de fato a aprender a arte ninja, descobrem que não é tão fácil como eles esperavam, pois terão que aprender um manual de sobrevivência e técnicas especiais para serem os melhores.

Mas, enquanto seus professores Yamada e Doi se esforçam para ensina-los a serem ninjas de elite, Rantaro e seus amigos Kirimaru e Shinbei são os mais desajeitados de toda a escola. A confusão está instaurada e os garotos vão virar a escola de ponta cabeça.

Informações

Bem, o enredo deste anime me fez lembrar de Naruto, mas percebi que é completamente diferente, pois Naruto não tinha amigos e a trama não se situava exclusivamente na escola. Deixando de lado as analogias, vamos as informações que é o foco deste artigo.

Rantaro estreou em 10 de abril de 1993 e novos episódios continuam sendo lançados nos dias de hoje. Ele já conta com 2.061 episódios, mas dependendo de quando você ler esse artigo, pode ser que tenha superado essa marca, uma vez que continua sendo produzido.

1º lugar – Sazae-san

O personagem principal deste anime é uma mãe chamada Sazae-san. Ela mora em uma casa com o marido, os filhos e os pais dela em Fukuoka, no Japão. O anime aborda situações típicas de uma família comum. Se você já assistiu o seriado americano “The Partridge Family” (A Família Dó-Ré-Mi), vai ter uma boa noção de como é a atmosfera deste anime.

Não espere ver coisas como violência, palavrões, artes marciais ou coisa do tipo. Os enredos são mais como “Hoje, a Sazae-san vai ao novo shopping e se perde”. Tais enredos “entediantes” e a arte simplista são muitas vezes um desafio para o público não-japonês, mas para a maioria dos japoneses, a sua simplicidade é um dos grandes atrativos desse anime.

Por ser considerado um dos poucos animes considerados “aceitáveis” pelos adultos e atingir várias faixas etárias, Sazae-san continua sendo exibido na TV japonesa desde 1969. Além disso, este anime já entrou para o Guinness Book, como a animação mais longa ainda produzida, contando atualmente com mais de 7 mil episódios desde seu lançamento.

Informações

E no topo da lista está o anime que mostra o dia a dia de uma mãe de família, cuja temática é raramente encontrada em animes. Eu não conheço outros que seguem este tipo de enredo, mas achei interessante pois nos permite ver a família sob a ótica de uma mãe, cujo papel em animes muitas vezes não prestamos muita atenção ou damos muita importância.

E com este enredo ele é responsável pela major quantidade de episódios em um único anime da história. Com uma quantidade absurda de 7.542 episódios, ele ocupa a primeira colocação deste ranking. Sua transmissão iniciou-se em 5 de outubro de 1969 e continua até hoje, por este motivo, o número de episódios pode ser outro, dependendo de quando ler o artigo.

Conclusão

Bem pessoal, estes foram os 10 animes mais longos da história. E para quem achou que One Piece estaria neste ranking, peço desculpas. Ele passou longe de estar no top 10, mas se os episódios fossem divididos em pedaços de 5 minutos, com certeza estaria no top 5.

Mas como resolvemos classificar os animes em número de episódios, está aqui o TOP 10! Espero que tenha gostado e se quiser, deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida ou queira acrescentar alguma curiosidade ou fazer menção à algo que não foi mencionado. Obrigado por ler o artigo e não esqueça de compartilhar nas redes sociais. 🙂

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. H.Saito

    Só lembrando, Meitantei Conan, vulgo Detetive Conan, tem 59 episódios a mais do que One Piece!

  2. Obrigado սm muito para compartilhar isso сom todos pessoal você na νerdade perceber ᧐ és falando aproximadamente !
    Marcada. Pⲟr favor adicionalmente visite meu local
    =). Nóѕ terá um hiperlink alterar acordo
    еntre nos

  3. Oi lá Pⲟdia jurar ԛue visitou este site
    antеs, mas depois navegando através ⅾe alguns da artigos
    percebi que é noᴠo рara mim. quaⅼqսeг formа eu sou certamente feliz Descobri е eu vou ѕer livro marcação е checando frequentemente !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *