Os 3 Grandes Jardins do Japão – Nihon Sanmeien


10 Pontos Turísticos de Ibaraki - Kairakuen Garden

Nihon Sanmeien – Os 3 Grandes Jardins do Japão

Se você quer visitar o Japão e gosta da natureza e de lugares que trazem extrema paz e tranquilidade, então o Nihon Sanmeien não pode ficar de fora do seu roteiro. Nihon Sanmeien (日本三名園) é o nome dado aos “Três Grandes Jardins do Japão”.

Os Três Grandes Jardins são: Kenroku-en em Kanazawa, Koraku-en em Okayama e Kairaku-en em Mito. No Japão, cada jardim é criado com finalidades específicas. Alguns foram projetados para os imperadores e nobres, enquanto outros foram construídos em templos budistas e tem a finalidade de reflexão e meditação.

Devido ao seu conceito de estética, muitos jardins japoneses tornaram-se patrimônios culturais do país. Por isso, vale muito à pena conhecer um pouquinho desse universo que nos leva ao Japão de tradições milenares, tais como as casas de chá, onde são realizadas o Chanoyu (cerimônias do chá).

Korakuen Garden (Okayama)

Korakuen Garden foi construído em 1700 por Ikeda Tsunamasa, um senhor feudal de Okayama. O jardim foi projetado no estilo Kaiyu (“passeio panorâmico”) que apresenta ao visitante uma nova vista a cada passo no caminho que conecta os gramados, lagos, colinas, casas de chá e córregos.

O Korakuen Garden mantem sua aparência original até os dias atuais, exceto por algumas poucas mudanças realizada por outros daimiôs. O Korakuen é um dos poucos jardins do Japão, onde mudanças históricas podem ser observadas graças às várias pinturas do período Edo e registros da família Ikeda.

O jardim era usado como um local para entreter visitantes importantes e também como um spa para daimyos, embora pessoas do povo pudessem visitá-los em alguns dias. Em 1952, o Korakuen foi nomeado um “Local Cênico Especial”, sob a Lei de Proteção às Propriedades Culturais.

Confira o vídeo com Korakuen Garden


Link do vídeo (YouTube)

Endereço do Korakuen Garden:
1-5 Korakuen, 岡山市北区 Okayama Prefecture 703-8257

Kenroku-en Garden (Ishikawa)

Kenroku-en Garden (Jardim de Seis Atributos), está localizado em Kanazawa, província de Ishikawa. Foi construído na década de 1620 a 1840 pelo clã Maeda, o daimyo que dominava o antigo domínio de Kaga.

O Kenroku-en foi projetado para assemelhar-se a uma ponte sobre um Koto (lanterna de pedra). O jardim recebeu seu nome por Matsudaira Sadanobu a pedido de Narinaga.

Seu nome derivou do “Crônicas dos Famosos Jardins Luoyang”, um livro do poeta chinês Li Gefei, que fala sobre os seis atributos de uma paisagem perfeita: espaço, reclusão, artifício, antiguidade, hidrovias e panoramas.

Ao longo dos séculos, os daimyo construíram o “Emerald Waterfall” (Midori-taki), Yugao-tei (casa de chá), Shigure-tei (casa de descanso), a grande Villa Takezaway, a fonte Funsui e o Ganko-bashi, uma ponte feita com 11 pedras em forma de tartaruga representando gansos em formação a voar.

Confira o vídeo com Kenrokuen Garden


Link do vídeo (YouTube)

Endereço do Kenrokuen Garden:
1 Kenrokumachi, Kanazawa, Ishikawa Prefecture 920-0936

Kairakuen Garden (Ibaraki)

Kairaku-en Garden (Um jardim para desfrutar juntos) é um jardim japonês localizado em Mito, província de Ibaraki. Kairakuen foi construído no ano 1841 por Tokugawa Nariaki.

Ao contrário dos outros dois outros grandes jardins, Kairaku-en foi construído com o objetivo de ser aberto ao público.

Embora o jardim seja belo em qualquer época do ano, durante a primavera, o Kairaku-en fica ainda mais atraente devido à floração das flores de ameixeira, que ocorre normalmente no final de fevereiro e março.

Há ainda um bosque de bambu e o Kobuntei, uma construção em estilo tradicional japonês.

Localizada em uma colina da cidade de Mito, este jardim criado no período Edo e caracteriza-se pelo seu design magnífico, com florestas e lagos, incluindo o Lago Senba, um lago artificial inspirado no famoso Lago de Hangzhou, e que hoje tornou-se um recanto para muitas espécies de animais, como carpas e cisnes.

Confira o vídeo com Kairakuen Garden


Link do vídeo (YouTube)

Endereço do Kairakuen Garden:
1 Chome Tokiwacho, Mito, Ibaraki Prefecture 310-0033

A Beleza dos Jardins Japoneses

Como deu pra perceber, os jardins japoneses são locais muito especiais, onde podemos apreciar as mais variadas técnicas de jardinagem e paisagismo oriental. São jardins com mais de 300 anos de história e que transmitem muita beleza e serenidade aos visitantes durante as quatro estações do ano.

Ao mesmo tempo são como verdadeiros refúgios localizado nos centros das cidades, onde oferecem aos moradores e visitantes uma oportunidade excepcional de apreciar, relaxar e esquecer os problemas do dia a dia! 🙂

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Pingback: Viagem ao Japão - Como Gastar Pouco | Curiosidades do Japão

  2. Kim Seul Gwok Mi

    Eu já fui no Kairakuen Garden, e tenho que admitir, é muito lindo. Principalmente na primavera. As ameixeiras ganham um lindo tom rosado e algumas, ficam brancas!
    Esse lugar é calmo, com aquele cheirinho bom de mato… São mil e uma sensações inexplicáveis! Só quem vai pra saber 😉

  3. emeri larangeiras

    Apaixonada . Nunca vi nada igual. Queria conhecer pessoalmente essas maravilhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *