O Ano Novo no Japão – Jogos do Oshougatsu


Oshougatsu

Jogos tradicionais de Ano Novo no Japão

Durante o Oshougatsu, além dos costumes, tradições, decorações e culinárias típica para essa época do ano, faz parte da cultura japonesa alguns tipos de jogos e brincadeiras entre as crianças, jovens e até adultos, como o Takoage, o Hanetsuki, o Koma e o Karuta. Conheça mais sobre cada um deles!

Takoage

O Takoage é um grande Festival de Pipas, que geralmente ocorre em meio a um Matsuri, com muitas barracas típicas de comidas. Dependendo da região, há até mesmo competição para eleger a pipa mais bonita ou mais bizarra. E as pipas são todas diferentes das que conhecemos no ocidente. São bem ao estilo oriental, super criativas como essas abaixo.

Hanetsuki


Hanetsuki é um jogo tradicional no Japão, especialmente entre meninas, durante as festividades do Ano Novo. Se assemelha e muito com o tradicional jogo de petecas que jogamos aqui no Brasil.

A regra é simples:

Duas pessoas jogam o Hane (bola com uma pena) com o Hagoita (raquete de madeira). Aquele que bater de volta mais vezes sem deixar o “Hane” cair ao chão é vitorioso.

Na tradição, o costume é que toda vez que você ganhar, você começa a rabiscar o rosto do outro com carvão vegetal. É um jogo que também se pode jogar sozinho, porém leva outro nome, Tsukibane. Se houver uma roda com mais de dois jogadores é chamado de Oibane. De qualquer maneira é um ótimo divertimento não acham?

O hagoita geralmente são decorados e feitos de papel japonês washi. É comum serem decorados tradicionalmente com retratos de atores famosos do kabuki ou gueishas, porém existem o hagoita com uma decoração mais moderna, onde retratam jogadores nacionais e internacionais de futebol, personagens de ficção como Harry Potter, ex e atuais políticos (Koizumi, o ex-primeiro-ministro, é o mais típico) ou desenhos típicos como Kitty-chan (Hello Kitty).

Há também quem compre apenas para colecionar, enfeitar a casa ou até para dar de presente para meninas recém nascidas neste ano para desejar-lhes sorte e felicidade.

A primeira referência histórica em relação ao Hanetsuki são do período de Muromachi, onde esse jogo fazia parte dos jogos da corte japonesa, e havia até competições entre príncipes, princesas e outros nobres da corte.

No entanto, hoje em dia, a brincadeira passou a fazer mais parte do público feminino, crianças e puramente por diversão.

Karuta

Karutatori é um jogo popular durante todo o ano para o japoneses, especialmente durante as férias do Ano Novo. É uma espécie de jogo de cartas onde os jogadores jogam cartões ilustrados com imagens e poemas, ou personagens e provérbios, ou flores e meses. O objetivo do jogo é pegar as cartas e fazer as combinações corretas.

No jogo, um leitor lê a primeira parte do poema, enquanto os jogadores buscam o cartão onde complete a última parte. Tem também a versão com imagens, onde os jogadores precisam encontrar o provérbio que condiz com cada gravura.

Karuta é um jogo muito bom, especialmente para as crianças pois é estimulante, educativo e competitivo.

Koma

O Koma é um brinquedo tradicional japonês. Na verdade, nada mais é do que aquele brinquedo que chamamos de pião que quando puxamos uma cordinha, pode ser girado em um eixo, equilibrando-se sobre um ponto.

O Koma geralmente é esculpido em madeira, cuidadosamente pintado e existem vários modelos. Além disso é um brinquedo que agrada pessoas de todas as faixas etárias, especialmente as crianças. É uma brincadeira muito comum durante o ano todo, especialmente durante Oshougatsu.

Quer Aprender Japonês?

10 Comentários

  1. Pingback: O Ano Novo no Japão - Comidas do Oshougatsu | Curiosidades do Japão

  2. airon david

    Sou um apaixonado por coisas do Japão, tudo me chama atenção, principalmente a disciplina desse povo maravilhoso, ainda vou conseguir conhecer essa terra.

  3. Pingback: Osōji e Susuharai - A grande faxina de fim de ano | Curiosidades do Japão

  4. Pingback: Otoshidama - Tradição de Ano Novo no Japão | Curiosidades do Japão

  5. Japão em Foco

    Oi Airon!
    Legal saber que você se interessa pela cultura japonesa. Espero que você sempre esteja por aqui conferindo as curiosidades sobre o Japão. Quanto ao seu sonho de conhecer o Japão, corra atrás pois hoje em dia existem algumas maneiras de você puder realizá-lo. Se você não for descendente de japoneses, uma dica seria conseguir um intercâmbio ou bolsa de estudos no Japão. Abraços e Feliz Ano Novo!

  6. Pingback: Hatsu yume, o primeiro sonho do Ano Novo | Curiosidades do Japão

  7. Pingback: Nanakusa Gayu - As 7 ervas da Primavera | Curiosidades do Japão

  8. Pingback: Kagami Biraki - Cerimônia da Comunhão Espiritual | Curiosidades do Japão

  9. Pingback: Tradições de Ano Novo no Japão | Curiosidades do Japão

  10. Pingback: Canção Popular Japonesa de Ano Novo | Curiosidades do Japão

  11. Fernando Blikstein Tradutor Re

    Ótima publicação. Adoro a cultura oriental, e principalmente a nipônica. Acho que é fundamental partilhar a cultura oriental para crianças, jovens e adultos no Brasil. Somos um país miscigenado e a cultura oriental fez grande parte da nossa miscigenação. Não apenas a miscigenação, mas muitas brincadeiras orientais, nipônicas e até mesmo brinquedos são usados aqui no Brasil, a saber o origami.
    Parabéns pela publicação e que mais atividades e brincadeiras orientais sejam compartilhadas na nossa cultura.
    Sucesso para vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *