Ponte Eitaibashi, um grande símbolo icônico de Tóquio


Ponte Eitaibashi e Tokyo Sky Tree

Eitai, uma das pontes mais bonitas de Tóquio

Não há dúvidas nenhuma de que a ponte Eitaibashi (永代橋) é um dos grandes símbolos da capital japonesa e quem a vê assim, toda iluminada e com requintes de modernidade nem imagina que o Eitaibashi na verdade é uma das pontes mais antigas em Tóquio, localizada sobre o Rio Sumida, na região de Chuo-Ko.

O Eitai-Bashi ou simplesmente Ponte Eitai foi originalmente construída em madeira no ano de 1698 a cerca de 100 metros do local atual, em comemoração ao 50º aniversário do 5° Shogun Tokugawa, o Tokugawa Tsunayoshi. Antes dela ser construída, a única forma de atravessar o rio era por barco ou balsa.

Ponte Eitai Rio Sumida em Tóquio

Um fato curioso é que “Eitai” significa “permanente” em japonês, porém ao contrário do seu nome, a ponte foi destruída algumas vezes. A última destruição ocorreu durante o terremoto de Kanto de 1923. Em 1926, ela foi reconstruída em aço de alta resistência e possui 184.7 m de comprimento e 25.0 m de altura.

Para mim, esta ponte é uma das mais belas de Tóquio, especialmente à noite, pois ela fica toda iluminada de azul, devido às lâmpadas de neon. Não é à toa que se tornou um dos maiores símbolos icônicos de Tóquio, juntamente com outras pontes como o Rainbow Bashi, Tokyo Gate Bashi, Kachidoki Bashi e Nijubashi Bashi.

Ponte Eitai Rio Sumida

A partir da Ponte Eitai é possível admirar o Tokyo Sky Tree Tower, a segunda torre mais alta do mundo, com seus 634 m de altura, perdendo somente para o Buri Khalifi, em Dubai com seus 828 m de altura.

Do Eitaibashi também se tem uma visão incrível dos arranhas céus de Tsukishima, uma ilha artificial em Chuo-ko.

A ilha artificial de Tsukishima foi construída em 1892 a partir de um aterro, com o objetivo de se tornar um canal de navegação na Baía de Tóquio.

Chuo-ko é a área central de Tóquio, rodeado por cinco divisões especiais de Chiyoda, Minato, Taito, Sumida e Koto e incorpora bairros famosos como Ginza e Tsukiji. Chuo está dividido administradamente em três zonas: Nihonbashi, Kyobashi e Tsukishima.

Ponte Eitai Rio Sumida Fotos

A antiga e original Ponte Eitaibashi foi imortalizada em xilogravuras (Ukiyo-e), especialmente do artista Utagawa Hiroshige (歌川広重). Muitas de suas xilogravuras mostram vários pontos de vista da ponte Eitai.

Ponte Eitaibashi xilogravuras 4

Veja um vídeo com imagens do Eitaibashi


Link do Vídeo

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Giselle Souza

    Que País maravilhoso e lindas imagens, pena que ainda não conheço.

  2. Japão em Foco

    Oi Giselle!
    Quem sabe um dia você tenha a chance de conhecer não é mesmo?! Nunca perca as esperanças! Abraços!

  3. Fukuda Takao

    Saudades! Morei 10 meses me Kachidoki e passava na Kachidoki bashi tdos os dias!!!
    Nos dias de yasumi, ia p/ Akihabara e passava por Eitabashi.
    Morei na epoca do Sakura e a iluminacao a noite, eh surreal! Assim como das referidas pontes!
    Antes de retornar p/ o Brasil, quero voltar a morar em Kachidoki de novo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *