Ryuichi Sakamoto, um grande compositor japonês


Ryuichi-Sakamoto

Ryuichi Sakamoto, um grande compositor japonês

Ryuichi Sakamoto é um grande músico, compositor, produtor e ator japonês. Ele estudou na Universidade Nacional de Tóquio de Belas Artes e Música, onde formou-se bacharel em composição e tornou-se mestre com ênfase em música eletrônica e música étnica.

Sakamoto gravou seu primeiro disco em 1978, que inclui as canções “Thousand Knives” e “The End of Asia”. Na mesma época, tornou-se membro da banda de música eletrônica “Yellow Magic Orchestra”, juntamente com Haruomi Hosono e Yukihiro Takahashi.

A banda conseguiu o topo da parada britânica com o sucesso “Firecracker” no final dos anos 70 e foram uma grande influência no surgimento do acid house e do movimento techno do final dos anos 80 e começo dos 90.

Sakamoto colaborou com David Sylvian, da banda Japan, em muitos singles e álbuns. Ele também colaborou com grandes nomes da música internacional como Fennesz, Alvo Noto, Towa Tei e DJ Dmitry (do grupo Deee-Lite) e até com compostores brasileiros como Caetano Veloso, e Rodrigo Leão.

Sakamoto fez algumas participações em filmes, como “Merry Christmas, Mr. Lawrence” (1983), filme de Nagisa Oshima (Furyo, em Nome da Honra, título em português). Sakamoto também compôs a trilha sonora e a música-tema “Forbidden Colours”, uma de suas composições mais famosas.

Também ganhou um Óscar pela trilha sonora do filme “O Último Imperador” de Bernardo Bertolucci, em 1987, junto com David Byrne e Cong Su. Sakamoto fez a trilha sonora para diversos outros filmes como “Tacones Lejanos” (1992), “O Pequeno Buda” (1993), a série de TV Wild Palms (1993), “Snake Eyes” (1998), “Gohatto” (1999), também de Oshima e “Femme Fatale” (2002).

Recentemente, Ryuichi Sakamoto foi diagnosticado com um câncer de garganta e precisou se afastar temporariamente para lutar contra a doença. Conhecido por sua luta contra o uso da energia nuclear, alguns jornais noticiaram que que Sakamoto teria se negado a receber o tratamento de radioterapia.

Porém, este boato foi desmentido pela gravadora de Sakamoto. Em 2012, um ano após o acidente da Usina Nuclear de Fukushima, Sakamoto organizou um grande show com apresentações da YMO e do grupo alemão Kraftwerk para protestar contra a utilização de usinas nucleares para gerar energia.

Eu particularmente adoro as composições de Sakamoto e creio que muitos de vocês já o conhece. Mas deixarei aqui algumas de suas canções mais famosas:


Forbidden Colours (Ryuichi Sakamoto)


Energy Flow (Ryuichi Sakamoto)


The Last Emperor YouTube (Ryuichi Sakamoto)


Rain (Ryuichi Sakamoto)


The Sheltering Sky (Ryuichi Sakamoto)


Acceptance/Little Buddha (Ryuichi Sakamoto)

Referências: Wikipedia, G1

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Lincoln Aguiar

    Eu já tinha escutado “Merry Christmas Mr. lowrence” e amo <3
    Agora, conhecendo outras admiro ainda mais Sakamoto. Ele tem obras lindas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *