Conheça os principais festivais de música que acontecem no Japão!


Festivais de Música no Japão

Especialmente durante os meses de verão, acontecem grandes festivais de músicas no Japão. Com a participação de bandas e artistas locais assim como de renome mundial, esses festivais atraem grandes multidões, formada especialmente por jovens. Entre os principais gêneros musicais abordados nesses mega eventos estão o rock e eletrônica.

Entre os festivais mais populares estão o Fuji Rock Festival em Niigata e o Summer Sonic em Chiba. Mas existem outros também que merecem destaque como o Rock in Japan, em Ibaraki, o Ultra Japan, em Tóquio e o Greenroom, em Yokohama. Confira mais detalhes abaixo:

1. Fuji Rock Festival

O Fuji Rock Festival é considerado o maior festival de rock no Japão. O festival foi criado por iniciativa de Masahiro Hidaka e inspirado por suas visitas ao Glastonbury Festival no Reino Unido em meados dos anos 80. Hidaka posteriormente montou a empresa de eventos Smash Corporation, com sede em Tóquio, juntamente com Tomoaki Ishitobi.

Em 1997, a dupla inaugurou o Fuji Rock em Tenjinyama, no sopé do Monte Fuji, que infelizmente foi acometido por um tufão no terceiro dia de evento. Apesar do ocorrido, o festival foi realizado novamente em 1998, antes de mudar-se definitivamente para o Naeba Ski Resort, em Niigata, local onde o evento ocorre anualmente desde então no mês de agosto.

Com mais de 100.000 participantes a cada verão, este evento tem duração de três dias. Este ano, o evento vai ocorrer nos dias 27, 28 e 29 de julho e contará com muitos artistas como Kendrick Lamar, NERD, Bob Dylan, krillex, CHVRCHES, Anderson Paak e os Free Nationals, Jack Johnson, Vampire Weekend, Hothouse Flowers, Tune-Yards, e muitos outros.


Link do vídeo (YouTube)

Datas:No último fim de semana de julho.
Local: Naeba Ski Resort, Niigata Ken, 202 Mikuni, Yuzawa-machi
Homepage: fujirock-eng.com

2. Summer Sonic Festival

O Summer Sonic Festival teve início em 2000 com a apresentação de uma série de bandas de rock, punk e hip-hop. O Summer Sonic tem duração de dois dias e ocorre simultaneamente em Chiba e Osaka. No primeiro dia, metade dos artistas se apresenta em Tóquio, enquanto a outra metade se apresenta em Osaka, revezando-se no dia seguinte do evento.

Entre os artistas internacionais esperados esse ano estão Chance the Rapper, Beck, Noel Gallagher’s High Flying Birds, Shawn Mendes, Tame Impala, Queens of the Stone Age, entre outros. Este ano, o Summer Sonic Festival vai acontecer nos dias 18 e 19 de agosto.


Link do vídeo (YouTube)

Datas: 18 e 19 de agosto de 2018
Locais: ZOZO Marine Stadium e Makuhari Beach Park, em Chiba; Maishima Sonic Park, Osaka
Homepage: www.summersonic.com/2018/english

3. Sonic Mania

O Sonic Mania é realizado pelos mesmos produtores do Summer Sonic, no entanto voltado para música eletrônica. Este festival ocorre sempre na sexta-feira que antecede o Summer Festival, sendo uma excelente opção para os amantes de EDM (Electronic dance music).

Este ano o evento ocorrerá no dia 17 de agosto em Chiba contará com os artistas Nine Inch Nails, My Bloody Valentine, Marshmello, entre outros. Os ingressos custam ¥ 12.000.


Link do vídeo (YouTube)

Datas: 17 de agosto de 2018
Local: Makuhari Messe, em Chiba
Homepage: www.sonicmania.jp/2018/

4. Ultra Japan

O Ultra Japan é realizado em diversos países ao redor do mundo e no Japão, esse mega evento ocorre no imenso Odaiba Ultra Park em Tóquio. Com duração de três dias e reunindo os maiores nomes da música eletrônica e EDM, este festival atrai uma grande público, formado especialmente por jovens. Neste ano o evento ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de setembro.


Link do vídeo (YouTube)

Datas: 15, 16 e 17 de setembro de 2018
Local: Odaiba Ultra Park, Tokyo
Homepage: ultrajapan.com

5. Rock in Japan Festival

O Rock In Japan Fes teve início em 2000 e é considerado o maior festival de rock do Japão focado em bandas nacionais. O evento é realizado ao longo de dois fins de semana consecutivos em agosto, no Parque Hitachi Seaside, província de Ibaraki.

Este ano o Rock In Japan Fes contará com a presença de muitos artistas e bandas Jrock e Jpop populares como Superfly, 10-FEET, UVERworld, Dragon Ash, The Oral Cigarettes, Orange Range, Kana-Boon, Keytalk, entre outros. Se você é fã de música pop e rock japonês, não deixe de conferir esse incrível evento com os melhores artistas do gênero.


Link do vídeo (YouTube)

Datas: 3 e 4 de agosto e 11 e 12 de agosto de 2018
Local: Hitachi Seaside Park, Hitachinaka, Ibaraki
Homepage: www.rijfes.jp

6. Sukiyaki meets the world

O Sukiyaki meets the world é um festival de música com uma pegada mais hippie realizado desde 1991 em Nanto, província de Toyama. O evento que tem duração de três dias, conta com a participação de artistas de todos os continentes e diferentes culturas, incluindo América Latina, além de participações regulares de bandas japonesas como a Sukiyaki Steel Orchestra.

O evento que é organizado por voluntários da comunidade local atrai anualmente mais de 15.000 pessoas interessados em prestigiar músicos de países tão diversos quanto Índia, Argentina e Senegal. Se você curte algo mais alternativo, então esse é o festival pra você.


Link do vídeo (YouTube)

Datas: 24, 25 e 26 de agosto de 2018
Local: Centro Helios Bunka Kozo, 100 Yakata, Nanto, Toyama
Homepage: sukiyakifes.jp

7. Rising Sun Rock Festival

O Rising Sun Rock Festival é um festival anual de rock que é realizado desde 1999 na costa de Ishikari, Hokkaido. O evento conta com a participação de apenas artistas japoneses. Os shows são apresentados simultaneamente em diversos palcos ao longo de dois dias e os visitantes podem curtir a música do jeito que quiserem, até mesmo acampados.

O ar fresco e o cenário natural de Hokkaido, juntamente com as muitas barracas de comida, fazem deste festival um entretenimento muito popular para os verdadeiros fãs de J-Rock, sendo considerado, com louvor, um dos maiores festivais de rock ao ar livre do Japão.


Link do vídeo (YouTube)

Datas: 10 e 11 de agosto de 2018
Local:Ao lado do Cais de Tarugawa, Novo Porto de Ishikari, Hokkaido
Homepage: rsr.wess.co.jp/2018

8. Greenroom Festival

O Greenroom Festival é um festival anual de música, cinema e arte realizado no Red Brick Warehouse em Yokohama. A ênfase está na cultura do surf e da praia. O festival começou em 2005 e tem crescido a cada ano. Mais de 50.000 pessoas costumam comparecer no evento.

Sob a bandeira de proteger as praias e a vida marinha, o Greenroom Festival também oferece exposições de galeria de arte, exibições de videografia e fotografia sobre o tema. Com uma pegada reggae, este evento recebe artistas internacionais renomados como Jimmy Cliff.


Link do vídeo (YouTube)

Datas: 26 e 27 de maio de 2018
Local: Red Brick Warehouse, Yokohama
Homepage: greenroom.jp

9. Earth Celebration

O Earth Celebration (Celebração da Terra) é um festival de música popular japonesa que acontece anualmente desde 1988 em várias localidades da Ilha de Sado, em Niigata. O evento oferece apresentações de artistas tocando tambores e instrumentos de percussão, ocorre durante três dias no mês de agosto e conta também com oficinas e exposições.

Sado é o lar do Kodo (鼓童), o grupo taiko mais famoso do mundo. Esses músicos, juntamente com outros moradores de Sado, se esforçam em preservar a cultura japonesa e Earth Celebration é a oportunidade de revitalizar a cultura local e apresentar grupos de música e dança tradicionais ao público japonês, promovendo também o intercâmbio global.


Link do vídeo (YouTube)

Datas: 17, 18 e 19 de agosto
Local: Shiroyama Park e ao redor do porto de Ogi, Sado Island, Niigata
Homepage: www.earthcelebration.jp/en

10. EDC Japan

O Electric Daisy Carnival é um dos maiores festivais de música eletrônica realizado em vários locais do mundo. No Japão, sua estréia aconteceu em 2017, apresentando diversos subgêneros de música eletrônica, incluindo EDM, techno, house, etc. Em 2018, mais de 30 artistas renomados participaram como Above & Beyond, deadmau5, Diplo, Nghtmre, etc

O festival ocorre em meados do mês de maio em Tóquio e atrai uma multidão de mais de 84 mil pessoas, alucinadas pelos ritmos vibrantes dos melhores DJs de Eletronic Dance Music do mundo e pelo show pirotécnico e luzes neon cruzando os céus sobre a arena.


Link do vídeo (YouTube)

Datas: 12 e 13 de maio de 2018
Local: 1 Mihama, Mihama-ku, Chiba-shi, Chiba
Homepage: japan.electricdaisycarnival.com

11. MetRock

O Metropolitan Rock Festival, ou simplesmente MetRock, é um festival de rock que acontece anualmente em Tóquio e Osaka durante o mês de maio. Esse festival apresenta apenas bandas de rock japonesas tais como BABYMETAL, The Oral Cigarettes e Alexandros.

Não é um evento tão grande quanto o Rock in Japan ou Fuji Rock Festival mas tem a vantagem de ser realizado em duas grandes metrópoles como Tóquio e Osaka. Vale a pena conferir.


Link do vídeo (YouTube)

Datas: 19 e 20 de maio (Osaka); 23 e 27 de maio (Tóquio)
Locais: METROCK Osaka, Sakai (Osaka), Shinkiba-Wakasu Park (Tokyo)
Homepage: metrock.jp

E aí? Já teve oportunidade de conhecer alguns desses festivais de música ao ar livre no Japão? Que tal nos contar um pouquinho da sua experiência ou ainda compartilhar algumas dicas que podem ajudar outras pessoas que planejam ir a algum desses eventos? 🙂

Referências: japanvisitor.com, theculturetrip.com

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *