Takkoku no Iwaya: Um templo budista de 1.200 anos, construído sob um penhasco


Takkoku Saikoji Temple (Bishamondo), Hiraizumi, Iwate

Takkoku-no-Iwaya é um espetacular templo budista construído sob um penhasco. Com mais de 1200 anos de história, ele foi dedicado a Bishamon, deus da vitória.

Takkoku Saikoji Bishamondo (達谷西光寺) ou simplesmente Takkoku no Iwaya é um templo budista localizado em Hiraizumi, província de Iwate. Trata-se de um templo histórico construído e fundado há aproximadamente 1200 anos. E uma das características mais marcantes deste fabuloso templo é que ele foi construído de maneira que aderisse à superfície rochosa.

Em frente ao Bishamondo há uma pequena lagoa que contém um santuário em homenagem à deusa Benten. Benten é a deusa da música e das artes plásticas. Ela geralmente é encontrada em uma ilha, cercada por água, um elemento usado por seu mensageiro, o dragão ou a cobra.

Outra imagem associada a este templo é Fudo-myoo, deus da sabedoria. Também chamado de “Senhor Inabalável”, essa deidade é conhecida por converter a raiva em salvação. Orações são frequentemente feitas a ele para proteção contra fogo ou para curar doenças oculares.

Takkoku-no-iwaya foi construído por Sakanoue Tamuramaro no ano 801, imitando o icônico Templo Kiyomizudera, em Kyoto. Dizem que foi construído quando o comandante imperial Sakanoue no Tamuramaro derrotou o exército Emishi (um povo indígena que habitava o norte do Japão). A tribos locais Emishi usaram esta caverna como uma fortificação.

Então, neste local, Sakanoue encomendou a construção do templo, dedicando-o a Bishamon, deus da vitória. O templo foi descrito na crônica “Azuma Kagami” do período Kamakura.

O Templo sofreu vários incêndios ao longo dos anos e foi reconstruído diversas vezes. Das 108 estátuas de Bishamon que existiam na fundação do templo, 33 sobrevivem hoje, embora sejam exibidas apenas em raras ocasiões cerimoniais. O templo atual foi reconstruído em 1961.

Na superfície de uma rocha, localizado na saída do Bishamondo há um Ganmen daibutsu de 16,5 metros de altura, esculpido em baixo relevo por Minamoto no Yoshiie, um samurai do Clã Minamoto que participou de muitas batalhas contra clãs rivais durante o Período Heian.

Dizem que era a imagem de um Buda sentado, mas a metade inferior de seu corpo desmoronou em um terremoto em 1896. Mesmo o que resta é considerado como bastante delicado e tem sido cuidadosamente mantido. Há uma lenda interessante sobre este Daibutsu, que diz que Minamoto Yoshiie (1039-1106) esculpiu-o atirando flechas no penhasco de arenito.

Apesar de Yoshiie ter sido um guerreiro com habilidades de arco e flecha, é pouco provável que tenha esculpido a rocha dessa maneira. De qualquer maneira é um conto bastante interessante. Hoje o templo é dedicado às almas dos que morreram nas batalhas travadas no local.

O local onde situa-se o templo foi designado um Sítio Histórico Nacional pelo governo japonês em 2005. Cercado por uma paisagem edílica, este templo é de fato surpreendente e caso um dia você venha a fazer turismo em Hiraizumi, é um dos locais que você precisa visitar.

Informações sobre o Templo Takkoku Saikoji (Bishamondo)


Endereço: Japão, 〒029-4102 Iwate, Nishiiwai District, Hiraizumi, Kitazawa−16 [Mapa]
Taxa de entrada: 400 ienes (adulto) e 100 ienes (alunos do ensino fundamental e médio)
Horário de funcionamento: 08:00 às 17:00
Site: http://www.iwayabetto.com/mysite1/top.html

Fontes: diversity-finder.net, jigsaw-japan.com
Imagens: photo-ac.com

1 Comentário

  1. Ana Margarida

    O Japão tem sítios muito bonitos.
    Mas queria saber mais sobre o Japão ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *