Flor de Lótus – Significado

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!


Simbologia da flor de lótus
A flor de Lótus é uma espécie de flor aquática, com muitos significados para os países do Oriente, especialmente o Japão, o Egito e a Índia. Ela é considerada sagrada e um dos símbolos mais antigos e mais profundos do nosso planeta. Nos ensinamentos do budismo e hinduísmo, a flor de lótus simboliza o nascimento divino, o crescimento espiritual e a pureza do coração e da mente.

O significado da flor de lótus começa em suas raízes – literalmente! A flor de lótus é um tipo de lírio d’água, cujas raízes estão fundamentadas em meio à lama e ao lodo de lagoas e lagos. O lótus vai subindo à superfície para florescer com notável beleza. O simbolismo está especialmente nesta capacidade de enfrentar a escuridão e florescer tão limpa, tão bonita e tão especial para tantas pessoas.

Veja também:
Significado das cores da Flor de Lótus

As lendas da Flor de Lótus
Tatuagens com Flor de Lótus


À noite as pétalas da flor se fecham e a flor mergulha debaixo d’água. Antes de amanhecer, ela levanta-se das profundezas novamente, até ressurgir novamente à superfície, onde abre suas pétalas novamente. Por causa desse ritualismo, os egípcios antigos associavam a flor de lótus com o deus do sol Ra, porque a flor se fecha durante a noite e se abre todas as manhãs com o ressurgimento do sol.

Suas luminosas e imaculadas pétalas, tem o dom de “auto limpar-se”, ou seja, conseguem repelir microrganismos e poeiras. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.


É também a única planta que regula o seu calor interno, mantendo-o por volta dos 35º, isto é, a mesma temperatura do corpo humano. Outra característica peculiar são suas sementes, que podem ficar mais de 5 mil anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar.

Nativa do sul e leste da Ásia, bem como a Austrália, as flores de lótus se adaptam a uma ampla variedade de habitats aquáticos – desde lagos de água cristalina até a pântanos sombrios. As flores formam um ciclo interminável e perene – As raízes crescem no Inverno, os brotos florescem durante a primavera, no verão, as belas flores desabrocham e no outono, as flores secam, porém não caem.


Existem cerca de cem espécies e as flores são suavemente perfumadas. Florescem nas cores branca, rosa, vermelho, azul, púrpura ou amarelo. Essas plantas perenes crescem de raízes no solo, em águas profundas, elevando-se através da superfície da água em caules alongados e cilíndricos, que podem chegar a 6 metros acima da água. Geralmente são resistentes à pragas e as flores duram cerca de três meses.

É simbolicamente associada à figura de Buda e aos seus ensinamentos e segundo uma lenda, quando Buda deus seus primeiros passos, em todos os lugares onde pisou, flores de lótus desabrocharam. Não é raro encontrarmos figuras de Buda e outras divindades, sentadas sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.


Na Ioga, a posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos. É uma flor muito usada em tatuagens com diferentes significados associados a cada cor da flor. Podem representar sabedoria, conhecimento, pureza, amor e outros sentimentos ligados ao coração.

Para mim, o significado da flor de lótus é de determinação e perseverança apesar da adversidade – um lembrete para sempre acreditar em nós mesmos, não importa os obstáculos e nem o quão escuro e tenebroso as circunstâncias possam parecer. Nós só temos que confiar em nós mesmos, acreditar em nossa própria beleza e bondade, e nós iremos, sem dúvida, florescer para a luz, assim como a flor de Lótus.


Muitas vezes nós só conseguimos enxergar o lado ruim das coisas, sendo pessimistas, reclamando da vida, porém sem fazer nada para mudar o destino. O segredo é seguir o exemplo da Flor de Lótus, que mesmo em meio ao lodo em que vive, não há nada que a impeça de florescer tão bela e formidável. Portanto, devemos deixar as mazelas de lado e se preocupar em produzir algo puro e belo, assim como a Flor de Lótus faz diariamente e com toda a tranquilidade.

Sementes e raízes da Flor de Lótus

A semente de lótus, que na verdade contém folhas perfeitamente formadas que se parecem com a miniatura da própria flor, é representante da perfeição inerente já perfeitamente formado dentro de cada ser vivo. As sementes de lótus também simbolizam longevidade, já que podem germinar mesmo após milênios. São comestíveis e conhecidas por suas propriedades medicinais. A forma mais comum de consumir a semente é em forma de pipoca, chamada de makhanas.


Na Asia, suas pétalas e folhas novas também são consumidas e também utilizadas como enfeites ornamentais e suas largas folhas são utilizadas também para embrulhar alimentos. A planta é consumida também como chá por possuir qualidades terapêuticas que vão desde a cura de doenças renais e pulmonares até o combate do estresse e insônia, segundo a medicina chinesa.

As “raízes” (rizomas), conhecidas como “renkon” (レンコン) que ficam sob o lodo dos lagos onde nascem, são robustas e comestíveis. São consumidos em alguns países da Ásia como China, Paquistão, Índia e Japão. São geralmente colocados junto a outros vegetais em sopas, cozidos, ou até mesmo feito em frituras como tempura.

Quer Aprender Japonês?

26 Comentários

  1. adriana

    Adorei o artigo! Muito sucesso para vc! Bjo

  2. Pingback: Significado das cores das flores de Lótus | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Lendas sobre a flor de Lótus | Curiosidades do Japão

  4. Japão em Foco

    Oi Adriana!
    Que bom que gostou!
    Sucesso para você também!
    Abraços!

  5. Pingback: Sokushinbutsu, as múmias budistas japonesas | Curiosidades do Japão

  6. Pingback: Simbologia da flor Higanbana no Japão | Curiosidades do Japão

  7. ana maria

    Muito bom

  8. Japão em Foco

    Oi Ana Maria!
    Que bom que gostou!
    Bjos

  9. Maria Bastos

    😀 😐 Amo a flor de lótus, de todas as cores.
    Sempre as associei à espiritualidade pela sua perfeição gerada do lodo.
    Não sabia sua história completa, aqui postada.
    Grata por esta valiosa explicação.
    Maria

  10. Japão em Foco

    Oi Maria!
    Que bom que gostou…
    Abraços!

  11. feiiii

    umaaaaaa bostaaa tudo issso

  12. Pingback: Sugestões de Tatuagens com Flor de Lótus | Curiosidades do Japão

  13. Pingback: Crisântemo - A Flor Nacional do Japão  | Curiosidades do Japão

  14. Pingback: Furin - Os tradicionais Sinos de Vento do Japão | Curiosidades do Japão

  15. Pingback: Desvendando os gestos japoneses | Curiosidades do Japão

  16. Pingback: Curiosidades sobre o Manji, a suástica budista | Curiosidades do Japão

  17. Lidia Villares

    Adorei tudo que li sobre a flor de lótus, estou construindo um blog (sem experiência nenhuma) e gostaria de publicar sobre esse meu aprendizado e peço permissão para usar umas duas fotos da flor de lótus no meu blog. Desde já agradeço a atenção.

  18. 😆 adore as imagens

  19. shirgineara francielly

    muito lindo, a flor de lotus deveria ser mais admirada pelas pessoas, e observada por seus iluminados exemplos!
    parabéns !

  20. DEbora Alessandra

    😛 muito bom mesmo ,ate ganhei pontos a mais por a materia estar bem esplicada e bem detalhada muito obrigada 😆

  21. fernando henique

    muito legal curti os significados

  22. Ótimo texto. A Flor de Lótus é fascinante. Mais uma prova de que se observarmos a natureza podemos aprender bastante sobre nossas próprias vidas.
    Abraços.

  23. Bruna Matos

    Belo post, essa flor é fascinante. Foi bom conhecer mais sobre seu simbolismo.

  24. Luka Alves

    Acabei de chegar desse lugar encantador…Já amava, agora quero saber tudo!
    Amei seu artigo!

  25. Patdull

    Muito bom, gostei demais. Amo a flor de lótus e seu significado fascinante. 😉👏👏

  26. C a

    Odonto flores está ainda mais pelo seu significado simbólico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *