Shuubun no Hi – Equinócio de Outono no Japão

outono no Japão

Shuubun no Hi – Equinócio de Outono no Japão

Shuubun no Hi ( 秋分の日 ) marca o início do Outono no Japão. É uma data muito esperada pelos japoneses, não só por causa do mais clima ameno como também pelo seu significado espiritual. A data varia conforme o ano, mas geralmente acontece entre os dias 22 e 24 de Setembro, sendo considerado um Feriado Nacional.

Nesta época do ano, além dos dias ganharem temperaturas mais agradáveis, o Japão oferece uma paisagem deslumbrante, num misto de cores amarelo e vermelho. O dia e a noite entram em equilíbrio, com 12 horas de noite e 12 horas de dia.

O Shuubun no Hi, para o japonês não significa apenas a passagem de uma estação para outra. ele tem um significado espiritual muito grande!

Existem algumas tradições antigas, conservadas até os dias de hoje, que são realizados pela população. Uma delas é a visita à túmulos de seus ancestrais, onde a família deixa “oferendas” como flores, incensos e comidas tradicionais como ohagi (Massa de feijão azuki recheada com arroz doce), sushi, onigiri, entre outros.

Para evitar o congestionamento nos cemitérios, os japoneses, muitas vezes fazem essa tarefa no “Higan” ou Ohigan. Higan é o período em torno do Shuubun no hi, mais especificamente, 3 dias antes e 3 dias depois. É uma palavra originária do budismo e significa literalmente “para alcançar a outra margem”, que neste caso seria o Nirvana, ou seja, o céu, o paraíso ou ainda a libertação da alma.


No Budismo, O-higan é um tempo para se concentrar e praticar o Roku-do, nome dado às Seis Paramitas ou seja, as 6 perfeições, dentro da filosofia budista.

1. Dana = Doação ou generosidade
2. Sila = Preceitos ou moralidade
3. Ksanti = Paciência ou tolerância
4. Virya = Esforço ou persistência
5. Dhyana = Concentração ou foco
6. Prajna = Sabedoria

Para os budistas, isso significa que é a época de homenagear os mortos, assim como o Bon Odori e Tooro Nagashi. Higan também significa, as mudanças climáticas que acontecem durante a mudança das estações.

Além de visitar os túmulos dos familiares, os japoneses também participam de festivais em Templos ou Santuários locais. Em muitos desses festivais, chamados de matsuris, pode-se observar a presença de algumas barracas de comida.

Enfim, Outono é época de celebração e alívio para o povo japonês, cansados do calor intenso e da preocupação constante com os taifus (tufões). Agora é época de renovar o guarda-roupa e investir no vestuário de inverno que logo também está por vir!

Veja Também:
* Koyo, as folhas coloridas do outono japonês
* Shunbun no Hi – Dia do Equinócio da Primavera no Japão
* Nihon no shiki – As 4 estações definidas do Japão
* Verão no Japão e a estação das chuvas

* Artigo postado originalmente no dia 22 de Setembro de 2011

Quer Aprender Japonês?

17 Comentários

  1. Pingback: Feriados Nacionais do Japão - Nippon no saijitsu | Curiosidades do Japão

  2. Douglas

    Que época bonita, as cores das folhas ficam muito bonitas, queria que aqui no brasil também fosse assim, um dia se eu for para o japão com certeza farei vlog para ficar de lembraça!
    Ontem achei um jogo de PSP bem legal “Zero Pilot Dai Sanji Sekai Taisen 1946”, gostei muito, por ser um jogo que conta a história do Japão na 2ºguerra, em que você controla um avião e começa desde do ataque a Pearl Harbor.
    Valeu por estar postando coisas legais, aprendi muitas coisas com seus posts, abraços!

  3. Roberto

    “Japão em Foco”,

    Que saudades de ver este blog;

    Faz um tempinho que não passo por aqui (a net do trabalho esta mais restrita rsrs), mas vejo que maravilhoso meio de comunicação não mudou nada em sua essência!

    Adorei esta matéria, e para quem já foi ao Japão deve ter sido uma experiência e tanto.

    Um dia sei que realizaremos os nossos sonhos de poder andar por estas veredas folheadas contempladas pela bonanza de sua estação.

    Estava com saudades de comentar!

    Abraços

  4. Douglas

    Tava sumido heim Roberto, com certeza vamos ir para o Japão um dia!!!
    Ganbatte!

  5. Roberto

    É verdade amigo Douglas, faz um tempinho que num apareço, e pelo jeito você esta nos representando! Sempre comentando, isso é legal. Com certeza iremos ao Japão, nem que seja no fim da vida, mas nunca desistiremos do nossos sonhos!!!

    Abraços

  6. Japão em Foco

    Oi Douglas e Roberto!
    Jamais desistem dos seus sonhos! Tenho certeza que vocês uma dia contribuíram ainda mais com o blog, passando as impressões do que estarão sentindo e vivenciando no Japão e mandando ainda mais sugestões legais da Terra do Sol Nascente. Abraços!

  7. Japão em Foco

    Oi Roberto!
    Senti sua falta por aqui! Vê se não desaparece, pois seus comentários sempre enriquece esse nosso cantinho aqui! Abraços!

  8. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    O legal do Japão é que as estações são bem definidas. É por isso que as florações a cada estação são tão nítidas e incríveis. Também gostaria que no Brasil fosse assim, pois uma das coisas que mais estão dificultando minha adaptação é justamente esse clima instável. Num dia faz frio, no outro esquenta…. Jamais no Japão o inverno teria dias quentes com quase 40° graus como em algumas partes do Brasil. Em compensação o verão lá é quente de verdade… chega a ser sufocante, além dos inúmeros taifus que ocorrem nessa época. O caso de idosos que morrem durante o verão japonês é alarmante, só para você ter uma ideia. O bom é que a maioria das pessoas tem condições de ter e manter um ar condicionado, embora o Japão esteja na luta para economizar energia, devido aos problemas de Fukushima. Abraços!

  9. Pingback: Taiku no Hi ( 体育の日 ) - Dia dos Esportes no Japão | Curiosidades do Japão

  10. Pingback: Simbologia da flor Higanbana no Japão | Curiosidades do Japão

  11. Pingback: Crisântemo - A Flor Nacional do Japão  | Curiosidades do Japão

  12. Pingback: As 4 Estações do Ano no Japão | Curiosidades do Japão

  13. Pingback: Otsukimi, Festival da lua cheia do outono | Curiosidades do Japão

  14. Rodrigo

    Presenciar o outono no Japão deve ser muito bonito!
    Uma coisa muito legal lá é que cada estação, por ser bem definida, carrega um significado cultural próprio. Esse é um dos motivos pelo qual a cultura japonesa é tão rica!
    Ótomo post como sempre, abraço!

  15. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    Realmente essa é uma grande vantagem do Japão: Suas 4 Estações Definidas. E como você disse, cada uma delas carrega um significado especial. Abraços!

  16. Pingback: Santuários Japoneses - Butsudan e Kamidana | Curiosidades do Japão

  17. Pingback: Koyo, as folhas coloridas do outono japonês | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *