Obon Matsuri , Bon Odori e Tooro Nagashi


Bon-Odori

Festivais de Verão – Bon Odori e Tooro Nagashi
Obon ( お盆 ) ou Bon ( 盆 ) é uma das mais importantes tradições budistas no Japão. As pessoas acreditam que os espíritos de seus ancestrais voltam para suas casas para se reunir com sua família durante o Obon. Por esta razão, essa data é um momento onde as famílias se reúnem ou retornam para suas cidades natais.

Antigamente o Obon em qualquer lugar era comemorado no dia 15 de julho, mas hoje em dia, ele é comemorado em diferentes datas em diferentes regiões do Japão. Mas na grande maioria das regiões, Obon é celebrado em torno do dia 15 de agosto e normalmente, começa dia 13 e termina no dia 16 de agosto.

Nessa data, os japoneses limpam suas casas e túmulos dos seus antepassados e também colocam uma variedade de oferendas de alimentos como legumes e frutas para os espíritos, ​​em frente a um altar budista ( Butsudan ). Podem também ser colocado arranjos de flores e lanternas.


No primeiro dia de Obon, lanternas são acesas dentro das casas, e as pessoas vão até onde fica os túmulos da família para chamar os espíritos de seus ancestrais de volta para casa. Esse ritual é chamado de Mukae bon. Em algumas regiões, os fogos chamado mukae-bi são acesas nas entradas das casas para guiar os espíritos.

No último dia, as pessoas trazem os espíritos dos ancestrais de volta para o túmulo, com lanternas pintadas com o brasão da família para guiar os espíritos.

Esse ritual se chama Okuri bon. Durante Obon, é normal sentir o cheiro intenso de Senko (incensos japoneses), vindo das casas japonesas e cemitérios.

Tooro Nagashi e Bon Odori

O Tooro Nagashi (lanternas flutuantes) é uma tradição durante o Obon. As pessoas colocam lanternas feitas de papel, iluminada por uma vela, nas águas de um rio, para que flutuem até o oceano. É um espetáculo muito bonito de se ver!


Além disso, Bon Odori (dança folclórica) é amplamente praticado nas noites de Obon, embalado ao som dos tambores taiko. Existem diversos estilos de dança que variam de região para região. As danças de Obon Odori , são realizadas em locais como parques, jardins, santuários ou templos. A maioria das pessoas vestem yukata (quimono de verão).


Obon não é um feriado nacional japonês , mas muitas pessoas tiram férias durante este tempo, para que possam visitar suas cidades natais. Nessa época, aeroportos, estações de trem e rodovias estão cheias de viajantes.

No Brasil também é comum ter o Obon Matsuri, assim como as danças Bon Odori e Tooro Nagashi, nas cidades onde se concentram comunidades nipo-brasileiras. Essa festa se assemelha ao dia dos Finados no Brasil, e é também chamada de Festival dos Mortos ou Festival de Verão.

Vídeo de Tooro Nagashi (Lanternas Flutuantes)

Vídeo de uma dança típica Bon Odori

Quer Aprender Japonês?

19 Comentários

  1. Pingback: Kamagasaki - A maior favela no japão ? | Dicas Brasil Japão

  2. Pingback: Yosakoi Soran e um pouco mais « Torii

  3. 角田マルシア

    日本に来てもう22年になりました、愛知県に住んでますbon dori大好きです 😉 😆

  4. Pingback: Tanabata Matsuri - Festival das Estrelas | Curiosidades do Japão

  5. Pingback: Daimonji Gozan no Okuribi | Curiosidades do Japão

  6. Pingback: Shuubun no Hi - Equinócio de Outono no Japão | Curiosidades do Japão

  7. Pingback: 40 motivos para amar o Japao (3° parte) | Curiosidades do Japão

  8. Lariih

    Noossa to adorando o Japão em foco mt boom msm!!

  9. Japão em Foco

    Oi Lariih!
    Que bom que está gostando!
    Abraços!

  10. Pingback: Halloween no Japão | Curiosidades do Japão

  11. Pingback: Umi no Hi - Dia do Mar no Japão | Curiosidades do Japão

  12. Pingback: Lanternas japonesas Chouchin e Bonbori | Curiosidades do Japão

  13. Pingback: Santuários Japoneses - Butsudan e Kamidana | Curiosidades do Japão

  14. Pingback: As 4 Estações do Ano no Japão | Curiosidades do Japão

  15. Pingback: Tsuyu, temporada de chuvas no Japão | Curiosidades do Japão

  16. Pingback: Yukata, o quimono de verão japonês | Curiosidades do Japão

  17. Pingback: Viagem ao Japão - Como Gastar Pouco | Curiosidades do Japão

  18. Érica ogawa

    Essas lanternas flutuantes me lembraram o anime jigoku shoujo nas cenas em que enma ai a donzela do inferno levava as pessoas que haviam morrido no barco, e no lago sempre havia essas “lanternas flutuantes”, e agora sei do que se tratam. Esse site é muito bacana, parabéns pelo trabalho de vocês.

  19. luciano

    Aqui na minha cidade , todo ano no dia de finados tem o Tooro Nagashi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *