10 Museus Inusitados em Tóquio

Museus Inusitados em Tóquio

Em Tóquio podemos encontrar uma grande variedade de museus. Entre eles encontramos museus bastante peculiares que provavelmente não verá em outros lugares do mundo. Confira abaixo alguns museus que vão oferecer a você algumas das experiências mais inusitadas.

1. Taro Okamoto Memorial Museum, em Minato

Taro Okamoto Memorial Museum é diferente de qualquer outro. Está aninhado em uma rua lateral no movimentado bairro comercial de Omotesando. Este museu celebra a vida e obra do artista e escultor japonês de vanguarda Taro Okamoto.

Mas a natureza do trabalho de Okamoto, com seu foco abstrato, cores fortes e formas estranhas, sobrenaturais e muitas vezes antropomórficas, significa que você será transportado para uma experiência muito diferente de uma tradicional galeria de arte.

岡本太郎記念館 (Okamoto Taro Kinen kan)
Endereço: 6-1-19, Minami-Aoyama, Minato Ku, Tóquio [Mapa]
Aberto: das 10h às 18h, fechado às terças-feiras.
O valor da entrada varia de acordo com a exposição.
Website: taro-okamoto.or.jp

2. Trick Art Museum, em Odaiba

Repleto de ilusões de ótica e obras de arte interativas, o Trick Art Museum é um destino popular tanto para moradores quanto para visitantes internacionais. A exposição exibe trabalhos de temas variados, desde o assustador até a distorção cerebral.

Há ainda uma sala temática “Edo Area” para aqueles que querem tirar fotos interessantes em cenários que remontam um pouco da história do Japão. Não esqueça de levar sua câmera!

東京トリックアート迷宮館 (Museu Trick Art de Tokyo)
Endereço: Decks Tokyo Beach Seaside mall 4F 1-6-1, Daiba, Minato-ku, 135-0091, Japan [Mapa]
Acesso: 2 minutos a pé de Odaiba Kaihinkouen Station (YURIKAMOME Line)
5 minutos a pé de Tokyo Teleport Station (Rinkai Line)
Telefone: 03-3599-5191
Horário: 11:00 a 21:00
Taxa: 1000 yen (adultos), 600 yen (crianças de 4 a 14 anos)
Website: http://www.trickart.info/

3. Kewpie Mayo Museum, em Chofu

Essa maionese é tão amada em todo o Japão que eles têm uma palavra específica para aqueles que a amam: ‘mayola’. Se você é um “mayola” confesso, é hora de comemorar, porque Tóquio é o lar do Kewpie Mayo Museum, também conhecido como Mayo Terrace.

Localizado em Chofu, o MayoTerrace permite que os visitantes aprendam sobre a história da maionese, além de ver como ela é feita na fábrica. Há ainda o “Mayonnaise Dome”, uma réplica de madeira de uma embalagem Kewpie de 450g, que permite os visitantes andar por dentro dele e “Cozinha Kewpie” onde é possível preparar seus próprios molhos com mayo.

Há também uma loja de souvenires relacionados com a marca. Embora seja um pouco mais direcionado para crianças, ninguém vai impedi-lo de viver seus sonhos cobertos de maionese.

マヨテラス (Mayo Terrace)
Endereço: Sengawa kiyupoto, 2-5-7, Sengawacho, Chofu-shi, Tóquio [Mapa]
Acesso: 5 minutos a pé da Estação Sengawa (Keio Line)
Telefone: 03-5384-7770
Horário: 10:00h às 17:00h
Fechado: Sábado, domingo, feriados
Website: https://www.kewpie.co.jp/entertainment/mayoterrace/

4. Meguro Parasitological Museum, em Meguro

O Meguro Parasitological Museum é focado em – como você deve imaginar – parasitas. Embora isso possa parecer uma maneira bastante desagradável de passar uma tarde, há algumas informações fascinantes sobre parasitas em humanos e seus efeitos, com mais de 300 espécimes, incluindo uma tênia de 8,8 metros de comprimento.

Este museu foi inaugurado em 1953 por Satoru Kamegai, um médico que tratou muitos pacientes atingidos por parasitas devido às más condições sanitárias no Japão pós-guerra. Este empreendimento incomum exibe cerca de 300 amostras de 45.000 parasitas que ele coletou.

Nem todas as informações estão em inglês, mas estão bem ilustradas o suficiente para ajudá-lo a entender. Além disso, há ainda uma loja que vende parasitas preservados em chaveiros de plástico – bizarro hehehe!. Certamente uma experiência bem inusitada!

目黒寄生虫 館 (Meguro Kiseichu Kan)
Endereço: 4-1-1 Shimomeguro, Meguro-ku, Tóquio [Mapa]
Entrada Gratuita (mas doações são incentivadas)
Aberto: das 10h às 17h de quarta a domingo, fechado às segundas e terças-feiras.
Website: kiseichu.org

5. Museu do Esgoto, em Ariake

Sim, Tóquio é o lar de um museu de esgoto. Localizado perto da baía de Tóquio, o museu tem tudo a disposição sobre a rede de esgoto do Japão, como a mecânica que faz tudo isso funcionar, além de exposições interativas para você explorar a fundo esse universo.

No andar B5, escondido a cerca de 25 metros de profundidade há o “Fureai Experience Room”, onde os visitantes podem ficar em uma ponte sobre um túnel de esgoto em funcionamento. Por motivos óbvios, é recomendável que você o visite antes de fazer alguma refeição.

東京都虹の下水道館 (Tokyo Sewerage Museum “Rainbow”)
Endereço: 5F, 2-3-5 Ariake, Koto-ku, Tōkyō-to 135-0063 [Mapa]
Telefone: 03-5564-2458
Horário: 9:30 às 16:30. Fechado às segundas-feiras
Horas: Terça-feira a domingo, das 9h30 às 16h30 (entrada permitida até as 16h)
Entrada Gratuita
Website: https://www.nijinogesuidoukan.jp/language/english.html

6. Museu do Cocô

Inaugurado no dia 9 de agosto de 2019, esse mais novo museu oferece uma visão mais kawaii do mundo escatológico. Com o slogan “a maior fofura do cocô”, a ideia do lugar é acabar com o tabu sobre o assunto. Há ainda uma loja de souvenires, onde é possível comprar desde papel higiênico colorido até livros sobre como fazer seu intestino funcionar.

A mostra, que já tem uma exibição temporária em Yokohama que vai até o dia 30 de setembro, agora ganha um endereço permanente na capital japonesa. Os visitantes podem se sentar em sanitários coloridos, gritar a palavra “unko” em um microfone, brincar em um poço cheio de cocô de pelúcia e tirar selfies na frente de excremento de brinquedo de cor pastel.

うんこミュージアム (Unko Museum)
Endereço: Japão, Tokyo, Koto City, Aomi, 1 Chome−1-10 Diver City Tokyo Plaza 2-kai [Mapa]
Horário: 10:00 às 21:00
Taxa: 1.600 yen (adultos), 900 yen (crianças de 4 a 14 anos),
Website: https://unkomuseum.com/tokyo/

7. Departamento de Materiais Criminais

Para aqueles que têm interesse nesse assunto, basta dirigir-se ao Meiji University Museum para um olhar sombrio sobre a história do crime e da punição no Japão. Algumas das exposições são: “Culpados do Período Edo”, “Tortura e Tribunal” e “Execução e Correção”.

O local concentra-se em crime, punição, julgamento e tortura. Em exibição estão os dispositivos originais e réplicas para captura de criminosos no Período Edo, livros e gravuras em madeira demonstrando punições e vários meios de execução do Japão e do exterior.

Estes incluem uma guilhotina francesa e o Iron Maiden of Nuremberg, além de uma forca e uma cruz de madeira para a crucificação do Japão. Vários kosatsuba de madeira (quadros de avisos) também estão em exibição. Neles podemos encontrar leis detalhadas (e punições para quem quebrasse essas leis) que eram colocados nas entradas para cidades e aldeias.

明治大学博物館 (Museu da Universidade Meiji)
Endereço: 1-1 Kanda Surugadai, Chiyoda [Mapa]
Estação: Ochanomizu
Aberto: das 10h às 17h, fechado durante as férias da universidade.
Entrada Gratuita
Website: https://www.meiji.ac.jp/cip/english/institute/museum.html

8. Museu de Pipas, em Chuo

Fundado em 1931, este museu no distrito comercial de Tóquio Nihonbashi está localizado no quinto andar do restaurante Taimeiken. O antigo proprietário do restaurante coletou mais de 3.000 pipas, a maioria do período Edo (1603-1868), dos quais 300 estão em exibição.

No período Edo, empinar pipas tem uma era um passatempo popular e eram feitas de bambu e papel artesanal japonês chamado “washi”. No entanto, as paredes e o teto são adornados com pipas não só do Japão como de todo o mundo. Você vai encontrar pipas indonésias feitas de folhas secas, outras com motivos samurai impressos, ou mesmo algumas feitas de isopor.

凧の博物館 (Taimeiken Kite Museum)
Endereço: 1 Chome-12-10 Nihonbashi, Chuo City, Tokyo 103-0027, Japão [Mapa]
Telefone: 03-3275-2704
Horário: 11:00 às 17:00. Fechado aos domingos.
Taxa: Y200
Website: http://www.tako.gr.jp/

9. Museu dos globos de neve

O Ikejiri Institute of Design abriga o primeiro e talvez o único museu de arte dedicado a globos de neve. Com cerca de 1.000 exemplos de todo o mundo em exposição, o Snowdome Musem ainda disponibiliza oficinas onde os visitantes podem criar seu próprio globo de neve.

Historicamente, os primeiros “Snowdome” (globos de neve) foram popularizados em uma exposição em Paris. O museu abriga globos antigos e novos, ocidentais e orientais. Além disso, há uma loja onde vários globos de neve estão à venda e onde é possível encomendar um globo de neve personalizado, como para casamentos e ocasiões especiais.

スノードーム美術館 (Snowdome Museum)
Endereço: 2 Chome-4-5 Ikejiri, Setagaya City, Tokyo 154-0001, Japão [Mapa]
Acesso: Estação Ikejiri-Ohashi (linha Denentoshi), saída sul
Telefone: 0354330081
Horário: 11:00 às 17:00. Fechado às segundas-feiras
Entrada gratuita
Website: http://www.snowdome-museum.org/

10. Museu da Polícia Metropolitana

O Museu da Polícia Metropolitana exibe uma série de exposições que traçam a história da polícia japonesa desde o seu nascimento até o presente e apresenta as atividades atuais do Departamento de Polícia Metropolitana. Além disso, pode ser um passeio interessante especialmente para as crianças já que há muitas atrações voltadas para elas.

Elas podem se vestir como policiais e até tirar fotos em um helicóptero. Além disso você vai conhecer a vida e o trabalho do fundador do MPD e seu primeiro superintendente geral, Toshiyoshi Kawaji e mudanças nos uniformes e equipamentos da polícia. Para visitantes internacionais, a maioria das exposições é exibida com legendas em inglês.

警察博物館 (Keisatsu hakubutsukan)
Endereço: 3-5-1 Kyobashi, Chuo-ku, Tóquio 104-0031 [Mapa]
Acesso: 2 min. a pé da saída 2 da Estação Kyobashi (linha Tokyo Ginza Metro)
Aberto: das 10h às 18h, fechado às segundas (exceto feriados nacionais).
Entrada Gratuita
Website: www.keishicho.metro.tokyo.jp

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *