Baumkuchen: O bolo alemão que é popular no Japão!


Baumkuchen - O bolo alemão que é popular no Japão!

Descubra como um bolo alemão se tornou mais popular no Japão do que em seu próprio país de origem!

Baumkuchen é um bolo alemão assado em um espeto. Seu nome pode ser traduzido como “bolo-árvore” porque quando fatiado se assemelha aos anéis dos troncos das árvores. É um doce tradicional em muitos países da Europa mas surpreendentemente tornou-se uma sobremesa popular no Japão, onde é chamado de Baamukūhen (バームクーヘン).

Mas, por que um bolo alemão é tão famoso no Japão? Tudo começou durante a Primeira Guerra Mundial, quando o alemão Karl Juchheim foi capturado pelo exército japonês na cidade chinesa de Tsingtao. Juchheim foi levado para Okinawa como prisioneiro de guerra, e nesse período assou baumkuchen para uma feira de exposições em Hiroshima em 1919.

Após o término da guerra, Juchheim resolveu permanecer no Japão. O sucesso contínuo permitiu que ele se mudasse para Yokohama e abrisse uma confeitaria, mas sua destruição no Grande terremoto de Kanto em 1923, levou-o a mudar suas instalações para a cidade de Kobe, província de Hyogo, onde permaneceu até o final da Segunda Guerra Mundial.

Alguns anos depois, sua esposa veio para ajuda-lo a abrir uma cadeia de confeitarias sob o nome de Juchheim, o que ajudou a difundir a popularidade do baumkuchen no Japão. Hoje, a empresa Juchheim ainda é a mais famosa produtora de baumkuchen do Japão. Além da loja em Kobe, a Juchheim também possui lojas em Hong Kong, Singapura e Vietnã.

Como fazer um bolo baamukūhen (バームクーヘン)

Baumkuchen - O bolo alemão que é popular no Japão

A receita de Baumkuchen é um pouco complexa e demorada pra se fazer pois as camadas devem ser assadas uma de cada vez. Como resultado, o bolo terá vários anéis concêntricos, lembrando um tronco de árvore (baumkuchen significa “bolo de árvore” em alemão).

Para fazer Baumkuchen necessitamos de ingredientes básicos como manteiga, ovos, açúcar, amido de milho, fermento em pó, farinha de trigo e rum. Existem variações da receita onde os ingredientes e suas proporções podem ser diferentes. Em algumas receitas o bolo Baumkuchen é revestida com geleia e em seguida coberto com chocolate ou outras coberturas.

Esta é maneira tradicional alemã de fazer Baumkuchen:


Link do vídeo (YouTube)

Mas se você quiser aprender a fazer um Baumkuchen de forma mais simples confira o vídeo do canal Made in Jpn, onde a Cíntia ensina o passo a passo. Já adianto que é preciso um pouco de paciência mas o resultado final com certeza compensará todo o trabalho. 🙂


Receita de Baumkuchen – Baamukūhen (バームクーヘン)

Ingredientes:
250g de manteiga em temperatura ambiente
250g de açúcar
150g de farinha de trigo
100g de amido de milho
20g de fermento em pó (aproximadamente 1 colher de sopa rasa)
3 colheres de (sopa de rum)
6 ovos claras e gemas separadas

Cobertura:
150g de chocolate branco

PS: Neste bolo foram aplicadas apenas duas colheres de sopa para cada camada. Note que as camadas ficaram bem finas. Se quiser camadas mais grossinhas, basta acrescentar 3 colheres de sopa para cada camada. Bom Apetite!!!


Link do vídeo (YouTube)


Para os japoneses, o Baumkuchen é um símbolo de prosperidade e longevidade. Podemos encontra-lo em confeitarias ou cafés, onde é servido como um lanche de tarde. Também pode ser encontrado em embalagens especiais para ser dado como presente.

Como é oco no meio, parecendo um anel, este bolo também é comum em festas de casamento no Japão. Além disso, é comum as famílias no Japão servirem esse bolo para as visitas acompanhado de uma xícara de chá verde. Muito interessante não é? 🙂

E aí o que acharam da receita? Já tiveram a oportunidade de experimentar o bolo Baumkuchen – Baamukūhen (バームクーヘン)? Deixe seu comentário!

Fontes: wikipedia.org, juchheim.co.jp

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Silvia Harumi

    Aqui no Brasil tinha um bolinho parecido e se chamava “Brosquinha”!!! Eu adorava!!! Pena que pararam de fabricar…

  2. Suemi

    Bom demais!!!
    Trabalhei numa dessas fábricas e sinto saudades imensas desse bolo!
    Vou fazer??

  3. AnaCarolina

    Nossa adorei o bolo. Pena que não vende no brasil e seria um trmapo fazer kkkk teria que inventar minha máquina. Mas ainda vou bolar alguma coisa. Quero muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *