Significado Das Carpas (Koi) Para O Povo Japonês
Significado das carpas (Koi) na mitologia japonesa
As carpas (Koi) ornamentais surgiram no Japão por mutação genética da carpa comum, originária da China. São símbolos de prosperidade, longevidade e fertilidade.
Existe uma lenda muito interessante à respeito das carpas
Segundo esta lenda, muito antiga por sinal, a carpa tinha que atingir a fonte do rio que corta a China, o Huang Ho (Rio Amarelo), na época da desova. Para isso, tinha que nadar contra a correnteza e saltar cascatas até à montanha Jishinhan. A carpa que alcançasse o topo tornava-se um dragão.
Por causa dessa crença, acredita-se que uma carpa subindo a correnteza de um rio significa força, coragem e determinação para alcançar objetivos e superar dificuldades. Já uma carpa descendo significa objetivos alcançados ou metas cumpridas. Por causa desse belo significado muitas pessoas escolhem o desenho da carpa para tatuarem em seus corpos.
Outra característica interessante das carpas é que elas podem adaptar seu tamanho de acordo com o meio em que crescem. Veja só que interessante esse texto do nosso querido Paulo Coelho. Um bom texto que pode nos trazer ótimas reflexões.
“A carpa japonesa (koi) tem a capacidade natural de crescer de acordo com o tamanho do seu ambiente. Assim, num pequeno tanque, ela geralmente não passa de cinco ou sete centímetros – mas pode atingir três vezes este tamanho, se colocada num lago.
Da mesma maneira, as pessoas têm a tendência de crescer de acordo com o ambiente que as cerca. Só que, neste caso, não estamos falando de características físicas, mas de desenvolvimento emocional, espiritual e intelectual.
Enquanto a carpa é obrigada, para seu próprio bem, a aceitar os limites do seu mundo, nós estamos livres para estabelecer as fronteiras de nossos sonhos.
Se somos um peixe maior do que o tanque em que fomos criados, ao invés de nos adaptarmos a ele, devíamos buscar o oceano – mesmo que a adaptação inicial seja desconfortável e dolorosa. (Paulo Coelho)”
Simples, porém profundo, não?
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui para seguir nosso canal no WhatsApp
Eu acho que todos nós podemos ser como as carpas. Devemos correr atrás de nossos sonhos e objetivos. Afinal, temos dentro de nós um potencial infinito para a felicidade, harmonia, inteligência e todos os demais atributos que pudermos desenvolver.
É não se deixar abater diante das dificuldades como ensina o provérbio Nanakorobi Yaoki (Se cair sete vezes, levante 8).
Mas isso não é uma tarefa fácil, pois teremos que sair de nossa zona de conforto e “atravessar grandes vales e cascatas”, como as carpas. Mas conforme formos nos acostumando e nos movendo, veremos o quanto somos capazes e como é grande o potencial que temos dentro de nós.
Acredite sempre nos seus sonhos e vá a luta que conseguirá chegar aos seus objetivos!
As carpas são homenageadas numa data muito especial no Japão, o Kodomo no Hi, Dias das Crianças. Para saber mais leia esse artigo: Dia das Crianças no Japão – Kodomo no Hi (こどもの日)
como é o nome do adm desse site?
por favor é para uma pesquisa de escola o nome do adm desse site , se alguem solber por favor me diga e-mail:
marcelo_felipecapra@hotmail.com
Paulo colho com boas sacadas! 🙂
Ah por isso o magikarp vira um girados gigante no anime pokemon valeu post bem explicativo 😉
Amei o comentário sobre as Carpas….Lindo e muito inspirador
Muito bom ,bem interesante as carpas e sua historias ^^
Ei eu amo o japão e por isso sei que está lenda é chinesa e não japonesa. Pesquisem mais
“Contendedgold”, está enganado! Japão e China compartilham muitas lendas e mitos em comum!! Pesquise mais você.
ola Paulo Parabens por essa linda Visão e descreminaçao;entretanto peço-te que nunca deixe de Crer em que criou todas essas maravilhas e todas para o nosso bem DEUS PAI . a Biblia diz que no principio o Espirito de DEUS pairava sobre a face das aguas…..ok abraço aceite JESUS Como teu Salvador.Felicidades e prosperidades pra voce Paulo
Oda é um gênio. Não li os spoilers ainda, mas meu Deus…
o homen foi feito por deus para viver uma eternidade na terra mas ele se arrependeu di ter feito o homen
PEIXE
@EleFernandp Se você analisar bem a cultura japonesa é basicamente uma cópia da cultura chinesa isso porque os japoneses não tinham uma cultura estabelecida até os primeiros contatos com chineses e coreanos, que também copiaram a cultura chinesa.
Eu ouvi essa história da no há vó quando eu tinha 5~7 anos é muito i interessante, depois ouvi da minha chefe no japão, parabéns pela matéria
Que legal !