Conheça algumas curiosidades interessantes sobre as máquinas de vendas automáticas japonesas


Conheça algumas curiosidades sobre as máquinas de venda japonesa

Se você mora no Japão, com certeza deve usa-las com uma certa frequência, mas será que conhece a fundo as máquinas de vendas automáticas japonesas?

As jidouhanbaiki (自動販売機), nome dado às máquinas de venda automáticas no Japão, estão por toda parte e fazem parte do cotidiano daqueles que vivem em terras nipônicas. Estima-se que existam cerca de 3,8 milhões de máquinas – uma para cada 34 pessoas.

Aproximadamente dois terços destas máquinas vendem bebidas e o restante oferece todo o tipo de coisas aleatórias e inimagináveis, que vão muito além de itens comestíveis. Sem dúvidas, essas máquinas oferecem uma praticidade sem igual, disponibilizando seus produtos 24 horas por dia, independente das circunstâncias climáticas como calor, frio, chuva ou neve.

No entanto, vamos apresentar alguns detalhes sobre essas máquinas que talvez nem todos saibam. Com certeza, você vai se surpreender com algumas curiosidades abaixo:

1. O tamanho das máquinas de venda automáticas

Conheça algumas curiosidades sobre as máquinas de venda japonesa

As máquinas de venda automática têm uma altura padrão de 183 centímetros, com algumas exceções de 200,7 centímetros, mas suas larguras podem variar de acordo com o fabricante. Mas por que a altura de 183 cm foi escolhida como a medida padrão? Acredita-se que seja por facilitar a instalação já que trata-se da altura tradicional dos beirais de uma casa japonesa.

2. A identificação diferente nas bebidas quentes

Conheça algumas curiosidades sobre as máquinas de venda japonesa

Para descrever as bebidas quentes, usa-se a cor vermelha escrita あたたかい (atatakai), que significa quente. No entanto, algumas máquinas as descrevem como あたたか~い, com um hífen curvilíneo entre o か e o い. Por que isso acontece? Na verdade, isso apenas serve para enfatizar a palavra, tonrando-a mais amigável, como: “Queeeeente…”.

De qualquer forma, não é algo padronizado, ou seja não são todas as máquinas que você encontrará bebidas escritas assim. Por outro lado, você também poderá ter a oportunidade de comprar uma bebida gelada escrita つめた~い ao invés de つめたい (Tsumetai).

Conheça algumas curiosidades sobre as máquinas de venda japonesa

3. O compartimento no qual as moedas são inseridas

Conheça algumas curiosidades sobre as máquinas de venda japonesa

No Japão podemos encontrar máquinas com compartimentos de moedas verticais e horizontais. Qual a diferença entre elas? Bem, nos compartimentos verticais, as moedas caem na máquina de forma mais rápida e suave. No entanto, o design interno em máquinas mais antigas não permite aberturas verticais; portanto, as horizontais são usadas para economizar espaço.

4. A maneira como a bebida é descarregada da máquina

Conheça algumas curiosidades sobre as máquinas de venda japonesa

As jidouhanbaiki são abastecidas de maneira consistente e meticulosa, para que a garrafa ou a lata caia sempre na direção ideal para facilitar que a pessoa destra a pegue com a mão direita. Agora, se você for canhoto poderá ter alguma dificuldade para retirar a bebida.

5. As máquinas nunca estão verdadeiramente esgotadas

Conheça algumas curiosidades sobre as máquinas de venda japonesa

É muito triste chegarmos para comprar nossa bebida favorita e se deparar com a luz laranja acesa escrito 売切 Urikire (esgotado). O pior é descobrir que a bebida não está realmente esgotada. Existe ainda uma restante no interior da máquina, mas você não pode compra-la.

A razão para isso é que, ao encher a máquina, é necessário tempo para que as bebidas fiquem quentes (cerca de 55℃) ou frias (5℃). Ao manter uma na câmara, qualquer pessoa que compre uma bebida logo após o reabastecimento da máquina não ficará chateada por obter uma bebida morna. Provavelmente fazem assim por terem recebido muitas queixas no passado.

6. Máquinas projetadas para ajudar em desastres

Conheça algumas curiosidades sobre as máquinas de venda japonesa

A partir de 2003 muitas máquinas passaram a ser configuradas remotamente para distribuir bebidas gratuitamente em áreas atingidas por desastres. Dizem que foi dessa maneira que a Coca-Cola forneceu cerca de 88.000 bebidas durante o terremoto de Tohoku em 2011.

Já em 2005, foi acordado um padrão de indústria entre fabricantes de máquinas de venda automática e equipes de resgate para que endereços de abrigos próximos fossem impressos em todas as máquinas para ajudar pessoas em situações de emergências e desastres.

Além de ser possível encontrar abrigos mais rapidamente, também pode auxiliar alguém que está perdido em uma área desconhecida. O endereço geralmente é encontrado próximo ao compartimento que fornece o troco おつり. Muito importante e útil, não é mesmo?.

7. Quando a máquina não quer aceitar seu dinheiro

O que fazer, quando ao inserir a nota de dinheiro, a máquina friamente a rejeita, retornando-a para você. É um incidente frustrante sem dúvidas, no entanto, vale lembrar que isso faz parte de um sistema de segurança para evitar que notas falsas sejam inseridas.

Mas se esse não for o caso, existe um truque. Quando uma nota é inserida, a máquina digitaliza partes dela e detecta uma combinação de itens, incluindo tamanho, cor e marcas d’água translúcidas. Se a nota estiver danificada ou suja poderá atrapalhar esse processo.

As pessoas tendem a supor que os amassados causam a interferência, mas o principal culpado são realmente os nossos próprios dedos gordurosos. Se a gordura que cobre a nota for espessa suficiente, a máquina não conseguirá reconhecer corretamente as marcas d’água.

Conheça algumas curiosidades sobre as máquinas de venda japonesa

Nesse caso, existe um truque simples: Basta limparmos a área central da nota, onde está a marca d’água, com a própria camiseta que seja, e bingo, uma mágica vai acontecer. A máquina aceitará sua nota, sem problema algum… Mas nem sempre isso é necessário.

Como a máquina digitaliza apenas seções e não toda a cédula, a máquina pode aceitá-la caso você a insira invertida e tal. Mas se caso não conseguir após algumas tentativas, uma limpadinha suave no lugar certo pode ser o suficiente para resolver o problema.

8. Uma bebida esquecida por alguém distraído

Conheça algumas curiosidades sobre as máquinas de venda japonesa

Imagine que você vai comprar algo em uma máquina de venda automática e vê uma bebida no compartimento inferior, como se alguém a tivesse deixado para trás acidentalmente. Você pode achar que tirou a sorte grande, mas, cuidado… o “barato” pode sair muito “caro”.

Tomar a bebida deixada em uma máquina por outra pessoa é tecnicamente um crime chamado Senyu Ridatsumono Oryozai (Desvio de bens perdidos ou extraviados). No entanto, para fazer com que essa cobrança aconteça, seria necessário provar que você não comprou a bebida.

Como é uma coisa extremamente difícil de provar para um crime tão pequeno, suas chances de ser pego por essa razão é praticamente nula. Mas existe uma outra razão forte para ter cuidado redobrado ao pegar uma bebida esquecida em uma máquina de venda automática.

No Japão, nos anos 80, uma série de bebidas envenenadas deixadas em máquinas de venda automática matou 10 pessoas e, há sete meses, uma cerveja com fertilizante injetado foi encontrada em uma máquina de venda automática na província de Akita.

Como citamos no item 4, observe a maneira como a bebida foi descarregada da máquina. Se estiver voltado para destros, pode ser bom. Se estiver voltado para canhotos, bem, existe uma chance de ter sido colocada propositalmente e as intenções nem sempre são boas.

E aí? Já conhecia essas curiosidades a respeito das máquinas automáticas no Japão? Se a resposta for sim, então já pode se considerar um expert esse assunto. Se você não sabia, espero que esse artigo tenha ajudado a esclarecer algumas de suas dúvidas. 🙂

Fonte: soranews24.com

1 Comentário

  1. carlos abreu

    Não sabia sobre esta questão do posicionamento para destros e canhotos. Muito legal o post.
    Gostaria de saber, se possível, se a máquina pertence à empresa que produz o produto à venda, ou pertence à outra empresa. Digo isso pois existe uma infinidade de produtos (agora menos do que antigamente, me parece) e viajando por várias cidades, as máquinas não são do mesmo tipo.
    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *