As 8 melhores áreas para se morar ao redor de Tóquio


Yokohama, Kanagawa

Morar em Tóquio ou nas suas proximidades é o sonho de muitas pessoas e existe várias razões pra isso, afinal a capital japonesa oferece todo tipo de entretenimento, além da oportunidade de conviver com um contraste fascinante entre a modernidade e o tradicional.

A velha capital cosmopolita ainda carrega traços de suas raízes milenares com muitas ruas nostálgicas e santuários contrastando com os arranha-céus. Morar em Tóquio significa experimentar de forma genuína toda a diversidade cultural que o Japão pode oferecer.

Para descobrir quais as melhores áreas da região de Kanto para morar, a Suumo, uma das maiores agências imobiliárias do Japão, entrevistou 7.000 pessoas que vivem em Tóquio e nas províncias vizinhas Kanagawa, Chiba, Saitama e Ibaraki. Confira as respostas:

8. Meguro (目黒)

Meguro (目黒) que significa “Olho Negro” em japonês é uma área de fácil acesso pela Linha circular férrea Yamanote. Trata-se de um bairro de Tóquio predominantemente residencial embora também estejam presentes pequenas indústrias, sedes corporativas, o campus Komaba da Universidade de Tóquio, bem como quinze embaixadas e consulados estrangeiros.

Entre os bairros residenciais de Meguro encontramos Jiyugaoka, Kakinokizaka e Nakameguro. Há muitos espaços verdes em Meguro como ao redor do Rio Meguro, Komaba Park, Himonya Park, entre outros, assim como instituições culturais como museus de arte, de fotografia e artesanato. A estação de Meguro faz conexão com diversas linhas férreas e de metrô.

7. Shinjuku (新宿)

Shinjuku (新宿) que significa “Nova Loja”, é um importante centro comercial e administrativo, abrigando a estação ferroviária mais movimentada do mundo (Estação Shinjuku) e o Edifício do Governo Metropolitano de Tóquio, o centro de administração do governo de Tóquio.

O bairro oferece uma grande variedade de entretenimento, talvez a maior que você poderá encontrar em todo o Japão, com muitas opções de lojas, restaurantes, cafeterias e bares. As principais áreas residenciais são Ichigaya, Takadanobaba, Ochiai, Ushigome. Possui fácil acesso pela linha Yamanote e também faz conexão com diversas áreas ao redor de Tóquio.

6. Musashi Kosugi (武蔵小杉)

Musashi Kosugi (武蔵小杉) está situado ao sul de Tóquio, a 20 minutos de Kawasaki, na vizinha província Kanagawa. A área é conhecida por oferecer aluguéis de apartamentos mais baratos em comparação a outras áreas de Tóquio. Chamado carinhosamente pelos moradores locais de “Musako”, o bairro passou por uma transformação dramática nos últimos anos.

Não muito tempo atrás, a área era tomada por muitas fábricas, mas ao longo dos últimos anos, estas foram sendo substituídas por condomínios e complexos de entretenimento. Apesar de oferecer um custo de vida menor, Musashi Kosugi fica somente a 15 minutos de trem direto da Estação de Shibuya e além disso sua estação é servida por muitas linhas férreas como Nambu Line, Yokosuka Line, Shōnan-Shinjuku Line, Tokyu’s Tōyoko Line e Meguro Line.

5. Ikebukuro (池袋)

Localizado ao longo do trecho noroeste do Yamanote, Ikebukuro (池袋) existe há muito tempo na sombra dos Shinjuku e Shibuya. Aos poucos, porém, ganhou uma reputação como uma área divertida no centro da cidade, principalmente devido ao Sunshine 60, um edifício com 60 andares que oferece salas de cinema, um aquário, planetário, teatro, museu, restaurantes e lojas como o super-popular Pokémon Center, especializada em artigos do personagem.

Além disso, o Sunshine 60 oferece vários eventos de fãs de anime, além de um deck de observação no 60º andar onde os visitantes podem ver os arredores em um ângulo de 360​​°. Ao redor da estação Ikebukuro há muitas lojas e restaurantes, assim como uma espécie de Chinatown, com alguns dos restaurantes chineses mais autênticos de Tóquio.

4. Shinagawa (品川)

Shinagawa (品川) significa literalmente “Rio de mercadorias”, pois o Rio Meguro que corta a área servia como transporte de bens de consumo antigamente. Composta por cinco distritos, Shinagawa é o lar de dez embaixadas e grandes corporações como a Sony. Por este motivo, é comum vermos uma grande circulação de pessoas engravatadas durante o dia.

Com fácil acesso através do Yamanote Line, Shinagawa é também servido por linhas que levam diretamente ao aeroporto de Haneda. A área também possui muitos hotéis pois no período Edo, Shinagawa era uma parada para viajantes que iam de Edo para Kyoto por Nihonbashi, além de ser considerada o primeiro shukuba (cidade postal) entre as “53 Estações de Tōkaidō”.

3. Kichijoji (吉祥寺)

Kichijōji (吉祥寺) é um bairro localizado na cidade de Musashino, em Tóquio. Existem muitas atrações na área como o Parque Inokashira, um dos melhores pontos de observação de flores de cerejeira de Tóquio, e o Museu Ghibli. Além disso, Kichijōji é um bairro elegante com muitas nuances artísticas além de estar repleto de restaurantes, bares e cafés.

A 15 minutos de trem de Shinjuku e a 30 minutos da estação central de Tóquio, Kichijōji também possui uma área comercial compacta mas muito popular ao redor da estação, sendo um ponto de encontro de jovens nos fins de semana. Graças à sua imagem cosmopolita, não é incomum, Kichijōji encabeçar as listas de lugares preferidos para se morar em Tóquio.

2. Ebisu (恵比寿)

Ebisu (恵比寿) é o principal distrito de Shibuya em Tóquio. Foi desenvolvido no local onde antes era uma antiga cervejaria e hoje abriga o Yebisu Garden Place, um centro comercial e cultural com um calçadão inclinado levando a uma grande praça central coberta por um amplo arco de vidro onde recebe regularmente eventos e feiras nos finais de semana.

Localizado ao sul de Shibuya e ao norte de Meguro, Ebisu é conhecido pela sua alta concentração de bares, restaurantes e cafés. Ebisu é o lar do Museu da Cerveja Yebisu além de ser sede da cervejaria Sapporo. Por esta razão, Ebisu frequentemente é descrito como “uma cidade para adultos”, e definitivamente exala um ar de requinte e classe.

1. Yokohama (横浜)

Yokohama, Kanagawa

Yokohama (横浜) fica a apenas 30 minutos de trem do centro de Tóquio. Apesar de ser a segunda maior cidade no Japão, Yokohama tem a reputação de ser uma cidade tranquila, acariciada pelos ventos costeiros que sopram do seu porto expansivo. Banhada pela baia de Tóquio, Yokohama significa literalmente “Praia Horizontal” em japonês.

Além de ser um importante centro comercial, Yokohama está repleta de restaurantes e entretenimento para todos os gostos. Apesar de pertencer a outra província, Kanagawa, esta cidade é muito próxima de Tóquio e as pessoas que moram aqui são encantadas com o charme da cidade e da zona portuária chamada “Minato Mirai” que significa “Porto Futuro”.

Sem contar que é aqui que acontecem os famosos desfiles Pikachu que acontecem anualmente durante o verão! Com muitas opções de trabalho e lazer, além da grande proximidade com Tóquio, fazem de Yokohama o melhor local para se viver, de acordo com 52,4% dos entrevistados. E você? Qual seu lugar preferido em Tóquio e arredores? Comente!

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *