A Perseverança na Cultura Japonesa


Perseverança kanji

A perseverança é um dos valores mais presentes no Japão. Trata-se de um valor fortemente enraizado na sociedade japonesa e transmitido de geração em geração. A vida não é apenas sobre sonhar e começar projetos novos e diferentes, é também sobre ser perseverante e insistir em transformar em realidade o que você está determinado a alcançar.

Considerada um dos principais fundamentos do Bushido, a perseverança presente no povo japonês provavelmente seja uma das razões pela qual o Japão conseguiu se tornar a segunda economia do mundo depois de ter sido derrotado durante a Segunda Guerra Mundial.

Com certeza você já deve ter lido um mangá ou assistido um anime onde o personagem principal é uma criança com pouco talento e muitos defeitos, mas tem um objetivo a cumprir. A perseverança do personagem principal fará com que ele aprenda com seus erros, tornando-o mais sábio e melhor naquilo que faz até se transformar em algum tipo de herói.

Agora, compare isso com o herói típico de um seriado de TV americano que já é um herói com incríveis superpoderes inatos desde o começo; mesmo que eles também perseverem de um jeito diferente dos japoneses em conseguir o que querem, eles são muito ambiciosos.

Outra característica típica dos heróis japoneses em filmes e mangás é que seus objetivos são fáceis, simples e puros; eles geralmente não têm grandes ambições. Há muitos mangás nos quais o personagem principal quer ser um grande chef de sushi, quer ser o melhor âncora de TV em sua província, quer ser um bom vendedor de imóveis ou um mangaká famoso.

Há até um programa de TV sobre a vida das recepcionistas do Shinkansen e como elas lutam para atender melhor e melhor os clientes. Os objetivos são simples, nos quais os espectadores japoneses podem se identificar facilmente. No entanto, a insistência deles em alcançar esses objetivos “simples” lhes permitirá realizar realizações muito maiores.

Pense por exemplo nos personagens principais de Dragon Ball ou Naruto, ambos têm um coração puro e inocente e, no início, definitivamente não são os melhores no que fazem (luta), mas graças a sua perseverança eles acabarão realizando grandes feitos.

Outro valor relacionado muito cultivado pelos japoneses é a paciência. Há um provérbio japonês que diz: “se você quiser aquecer uma pedra sente sobre ela por três anos”. O povo japonês é extremamente paciente, mas não apenas no sentido de esperar e não fazer nada, mas no sentido de ser insistente e ser paciente até conseguir o propósito desejado.

O valor da perseverança também está bem presente no idioma japonês e em muitas expressões que são usadas diariamente. Uma das primeiras palavras que aprendemos em japonês é “ganbarimasu”, que geralmente é traduzida como “faça o seu melhor”.

No entanto, se dermos uma olhada cuidadosa nos caracteres kanji que compõem a palavra “ganbarimasu”, temos 頑 que significa (teimoso, resistente) e 張 que significa (esticar, estender). Em outras palavras, o “significado” que uma pessoa japonesa sente quando diz “ganbarimasu” seria algo como “Estenda sua teimosia ao máximo”.

A palavra “ganbarimasu” e também a variação “ganbatte kudasai”, que significa “Faça o melhor que puder” (tradução comum) / “ Seja teimoso e firme até conseguir o que quer” (minha tradução) é muito usada para animar as pessoas no trabalho, esportes, estudos, etc.

A perseverança pode ser uma coisa “boa”, mas também pode ser algo “inconveniente” se você a levar ao extremo. Frequentemente os japoneses não sabem como medir sua perseverança e acabam sendo muito teimosos, até mesmo para coisas pequenas. Por exemplo, no mundo dos negócios, as empresas japonesas são conhecidas por serem muito “teimosas”.

Como dissemos anteriormente, nos mangás e animes japoneses, os heróis têm objetivos simples os quais perseguem com perseverança. Em contrapartida, os heróis dos quadrinhos americanos costumam nascer com super poderes, além de objetivos grandes e ambiciosos.

Os Estados Unidos e suas empresas dominam o mundo graças devido a muitos fatores, mas talvez um dos mais importantes seja a ambição do seu povo; por outro lado, no Japão, a ambição não é importante (na verdade, é desaprovada) e o que os levou ao estrelato mundial foi sua perseverança. Perseverança ou ambição? O que é mais importante?

Talvez a diferença esteja em como a “falha” é vista no Japão. No mundo ocidental, as pessoas até se gabam de seus “fracassos”, apontando os erros cometidos e o que aprendeu para melhorar no futuro. No Japão, o “fracasso” é geralmente compartilhado entre os membros de uma família ou equipe, de modo que a pressão não recai sobre apenas uma pessoa.

Por outro lado, na cultura ocidental é comum as pessoas apontarem seus erros e o culparem por isso! Por estas razões muitas pessoas tem receio de assumir seus erros.

No Japão existe a cultura de que “o importante não é quantas vezes você cai, mas quantas vezes você se levanta”. Talvez seja uma das lições mais importantes que aprendi neste país. Eu escrevo “falha” entre aspas porque não gosto da palavra, não acredito em fracasso.

Na história temos muitos exemplos em que a ambição sem limites não trouxeram coisas boas. Por outro lado, a perseverança exagerada do povo japonês fez com que parecessem muito teimosos e muito difíceis de lidar no mundo dos negócios e outras situações.

Nenhum extremo deve ser considerado bom, portanto combinar um pouco da ambição ocidental com um pouco da perseverança japonesa talvez seria a mistura perfeita. Oque você acha a respeito desse assunto? Compartilhe conosco nos comentários abaixo! 🙂

Fonte: ageekinjapan.com

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Elisama Vi

    Que texto maravilhoso! É por isso e outras coisas que eu amo essa cultura. がんばります é algo que tenho que usar diariamente em minha vida <3 Deus abençoe, e obrigada por me lembrar da perseverança através deste texto :3 ~ありがとうございます

  2. Fabio Colli

    Seus artigos sempre são ótimos. Parabéns mesmo pela perseverança de sempre nos informar sobre essa cultura tõ rica.

  3. Yuji

    Nossa muito eu!
    Acredito que sou mais perseverante do que ambicioso. Se tem como combinar isso, preciso descobrir como ser ambicioso pq normalmente foco em uma coisa e mesmo caindo levanto quantas vezes forem necessárias rs.
    Adoro seu site!
    continue por muito tempo, por favor!

    Obrigado por compartilhar isso tudo

  4. Carlos Abreu

    É certo lembrar que uma moeda tem dois lados. Tudo neste mundo, se usado de maneira inapropriada pode ser destrutivo/negativo. Perseverar no erro, no caso do Japão. Boa parte dos gravíssimos problemas sociais que o Japão enfrenta hoje, se deve por perseverar em um modelo ultrapassado, que deu bons resultados em certa época, mas que hoje apenas agrava a situação, da qual não se vê fácil saída. Ser ambicioso pode ser uma força extra, que ajude a alcançar o sucesso onde outros ficam pelo caminho. Mas pode pavimentar também um caminho de mágoas e ressentimentos, capaz de destruir famílias e terminar numa conquista amarga, vazia e sem sentido. Jovens japoneses se suicidam por não conseguir boas notas, o que dificulta que consigam um bom emprego de assalariado (o sonho da maioria dos jovens e de seus pais). Não devemos nos deixar enganar com certos costumes de outras culturas, que também escondem males e fraquezas. É preciso refletir e enxergar os dois lados da moeda.

  5. Kalliany

    Adorei seu texto. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *