Pesquisa revela qual a personalidade dos residentes de cada província japonesa


Pesquisa revela qual a personalidade dos residentes de cada província japonesa

O que vem à mente quando se pensa sobre os residentes de cada uma das 47 prefeituras do Japão? Será que existem qualidades especificas que os diferenciam?

Você já pensou sobre isso? Bem, o portal online J-Town Net realizou uma pesquisa entre 18 de dezembro de 2019 e 4 de agosto de 2020, para descobrir a opinião dos leitores sobre quais prefeituras japonesas apresentam residentes com as melhores personalidades.

Em japonês, “personalidade boa” pode ser descrita com a expressão “seikaku ga yosasou” (性格 がよさそう). Seikaku também pode se referir à “disposição” ou “caráter” de uma pessoa. Com 3.836 respostas que o portal japonês recebeu, podemos ter um vislumbre interessante das impressões inatas ou estereótipos relacionados a pessoas de várias prefeituras.

Por exemplo, as pessoas de Osaka são frequentemente descritas como sendo as mais amigáveis, turbulentas e às vezes rudes, de todas as prefeituras. Enquanto isso, costuma-se dizer que as pessoas de Kyoto têm personalidades mais sofisticadas e talvez tensas.

OsakaOsaka. Imagem: Pakutaso

Classificação das prefeituras onde os residentes tem as melhores personalidades


47. Yamanashi (20 votos)
46. ​​Oita (29 votos)
45. Wakayama (33 votos)
44. Shiga (34 votos)
43. Saga (35 votos)
42. Kyoto (36 votos) )
39. [empate] Kagawa (37 votos)
39. [empate] Yamaguchi (37 votos)
39. [empate] Aichi (37 votos)
38. Gifu (38 votos)
37. Tóquio (39 votos)
34. [empate] Kochi (41 votos)
34. [empate] Hyogo (41 votos)
34. [empate] Miyagi (41 votos)
32. [empate] Hiroshima (42 votos)
32. [empate] Chiba (42 votos)
30. [empate] Kumamoto (44 votos)
30. [empate] Gunma (44 votos)
28. [empate] Tokushima (45 votos)
28. [empate] Tochigi (45 votos)
26. [empate] Fukui (51 votos)
26. [empate] Ibaraki (51 votos)
25. Nara (52 votos)
24. Toyama (57 votos)
23. Tottori (66 votos)
22. Okayama (68 votos)
21. Ishikawa (69 votos)
20. Kanagawa (70 votos)
19. Saitama (72 votos)
18. Mie (75 votos)
17. Nagasaki (76 votos)
16. Kagoshima (77 votos)
15. Fukuoka (81 votos)
14. Shimane (93 votos)
12. [empate] Ehime (97 votos)
12. [empate] Osaka (97 votos)
11. Niigata (109 votos)
10. Fukushima (112 votos)
9. Nagano (118 votos)
8. Akita (127 votos)
7. Aomori (130 votos)
6. Yamagata (132 votos)
5. Miyazaki (134)
4. Iwate (142 votos)
3. Shizuoka (260 votos)
2. Okinawa (266 votos)
1. Hokkaido (394 votos)

O resultado da pesquisa mostrou que os leitores associaram “boas personalidades” com o termo “nonbiri” (のんびり), que se refere às atitudes despreocupadas e descontraídas.

Consequentemente, as prefeituras associadas a ambientes rurais e tranquilos tiveram uma pontuação bastante alta na classificação relacionada às personalidades dos moradores.

HokkaidoUm cenário típico em Hokkaido. Imagem: Pakutaso

As duas primeiras opções são, curiosamente, as prefeituras mais ao norte e mais ao sul do Japão. Em primeiro lugar, com 10,3% dos votos totais, veio Hokkaido, conhecida por sua exuberante natureza e abundantes fazendas voltadas para o plantio agrícola.

OkinawaUm cenário típico em Okinawa. Imagem: Pakutaso

Em segundo lugar, com 6,9% dos votos totais, veio Okinawa, a cadeia de ilhas subtropicais ao sul com águas azuis com suas próprias tradições culturais únicas, distintas do resto do Japão.

Talvez Shizuoka, em terceiro lugar, tenha surpreendido um pouco pela proximidade com a capital japonesa. Um participante da pesquisa comentou que, embora os residentes de Shizuoka sejam realmente “descontraídos, eles tendem a falar muito rápido”.

Outro entrevistado sugeriu que sua alta classificação poderia estar parcialmente atribuída ao fato de uma grande parte de sua área ser designada como parques nacionais ou naturais. No entanto, a vizinha Yamanashi, que compartilha o Monte Fuji com Shizuoka, tem mais áreas projetadas como parques nacionais, e mesmo assim ficou em último lugar no ranking.

Outra curiosidade intrigante sobre o resultado desta pesquisa é que todas, exceto uma das seis prefeituras do Japão na região nordeste de Tohoku, ficaram entre as dez primeiras. Tohoku é frequentemente visto como uma região rural e atrasada por muitos japoneses.

Porém, na realidade, a região de Tohoku é o lar de maravilhosas joias escondidas, como onsen divinos e surpreendentes tradições culturais. A única prefeitura de Tohoku que não se classificou entre as dez primeiras foi Miyagi, o lar da movimentada cidade de Sendai.

IwateFormações rochosas na Baía de Miyako, em Iwate. Imagem: Pakutaso

Iwate, por exemplo, foi a prefeitura de Tohoku com maior pontuação, e é repleta de maravilhas naturais, como essas formações rochosas na Baía de Miyako, na imagem acima.

Finalmente, de acordo com os dados da pesquisa, a maioria dos entrevistados escolheu sua própria prefeitura de residência como tendo pessoas com as melhores personalidades.

Na verdade, residentes de apenas quatro prefeituras não votaram em suas prefeituras de origem como número um – Tóquio, Kanagawa, Hyogo e Aichi. Os residentes dos três primeiros escolheram Hokkaido como sua escolha principal, enquanto 16,8% dos residentes de Aichi escolheram a prefeitura vizinha de Shizuoka como sua escolha principal.

Talvez seus sentimentos mudem com a tão esperada inauguração do Ghibli Theme Park, previsto para abrir em 2022 na cidade de Nagakute, próximo ao Aichi Expo Memorial Park!

Fonte: soranews24.com
Imagem do topo: photo-ac.com

3 Comentários

  1. ISAO HARA

    Pesquisa muito interessante , só tenho uma , Isao Haranão diria queixa, mas observação: no português existe e palavra PROVINCIA para designar KEN não entendo porque insistem em denominar “prefeitura”
    Alguns amigos brasileiros me perguntou porque tem essas confusões

  2. Oi Isao
    Eu sempre usei a palavra “província”, mas certa vez alguém
    me corrigiu dizendo que o correto era “prefeitura”…
    Mas creio que ambas as denominações podem ser usadas.
    Obrigada pelo seu comentário.
    Silvia

  3. Pingback: Lugares que os viajantes querem visitar no Japão quando a pandemia acabar | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *