A realidade das mães que trabalham fora no Japão
A realidade das mães que trabalham fora no Japão
Hojé é 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. No Japão, esse dia também é lembrado e chama-se 国際女性デー (Kokusai Josei Day). No Japão, as mulheres tem conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, inclusive após a maternidade, algo que décadas atrás era raro pois as mulheres eram criadas para se dedicar totalmente à família, especialmente aos filhos.
Hoje em dia ainda é comum ver mulheres japonesas abdicando da sua vida profissional após o nascimento dos filhos. Existe uma pressão da sociedade em relação a isso por se tratar de algo já enraizado na cultura. Talvez por esse motivo, muitas mulheres tem optado em adiar o casamento e principalmente a gravidez, com o intuito de manter o foco em suas carreiras profissionais.

Outro problema enfrentado por mulheres grávidas no Japão é o “matahara” (assédio relacionado à maternidade).
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui para seguir nosso canal no WhatsApp
Esse tipo de assédio se caracteriza por abuso moral ou físico por parte de seus superiores ou colegas de trabalho, fazendo com que muitas abandonem o trabalho e podendo inclusive trazer consequências graves tais como aborto espontâneo ou parto prematuro.
No entanto, muitas mulheres travam uma luta diária para conseguir conciliar a carreira com a maternidade.
Sabemos que isso não é uma tarefa fácil, especialmente para aquelas que não contam com o apoio do cônjuge. Em muitos momentos é comum sentir um pouco de frustração e desespero…
O vídeo abaixo, criado pela empresa Cybozu, retrata um pouco a realidade vivida não só por mães japonesas, como mães do mundo todo… Mostra as dificuldades que elas tem de conciliar duas coisas tão importantes em sua vida, o que acaba de certa forma gerando insegurança e angústia.
Assista o vídeo e emocione-se
https://www.youtube.com/watch?v=0iru7nKQbcw
Link do vídeo (YouTube)
Quero também deixar meus parabéns à todas as leitoras que acompanham esse blog. 🙂 É difícil desvincular a imagem da mulher com a maternidade, mas hoje é o Dia Internacional da Mulher, portanto, independente se você tem filhos ou não, hoje é o seu dia… Aproveite e seja feliz!!! 🙂