A verdadeira história de Hachiko


Hachiko, um exemplo de lealdade

Hachiko, símbolo eterno da lealdade canina

Baseado no filme japonês Hachiko Monogatari de 1987, o remake americano Sempre ao seu lado retrata a história de Hachiko, um cão da raça Akita, e sobre sua amizade e lealdade a seu dono. O mais comovente é saber que esse cão tão fiel realmente existiu e sua história se tornou tão popular que Hachiko ganhou até uma estátua feita em bronze em frente a estação de Shibuya, em Tóquio.

História de Hachiko

Hachiko foi um cão da raça Akita, que viveu por 12 anos no Japão. Um ano depois de seu nascimento em 10 de novembro de 1923 em Odate (na província de Akita no Japão), ele foi trazido para Tóquio por seu proprietário.

Hidesaburo Ueno era um professor da Universidade de Tóquio e se deslocava para o trabalho todos os dias de trem. Um dia Hachiko acompanhou seu dono até a estação e à partir desse dia, passou a acompanhá-lo todos os dias de manhã e à tarde, ele ia sozinho e esperava pacientemente seu dono para voltarem juntos para casa.

Assim foi a rotina do Dr. Hidesaburo Ueno e seu fiel companheiro até que em 25 de maio de 1925, quando Hachiko tinha 18 meses de idade, seu mestre não voltou.

O cão esperou, como fazia todos os dias, às quatro horas da tarde, sem saber que seu mestre havia sofrido um derrame fatal e faleceu no local do trabalho.

Hachi – Esperança de reencontrar seu dono

Logo após a morte de seu mestre, Hachiko foi entregue aos familiares do professor para ser cuidado, mas Hachiko constantemente escapava e voltava para sua antiga casa para esperar o professor.

Eventualmente, Hachiko percebeu que seu mestre já não morava lá e então retornou para a estação de trem.

Passou a ir todos os dias, sempre com a esperança de encontrar seu dono, dentre os passageiros apressados que saiam da estação.

Transeuntes e funcionários da estação ficaram sensibilizados com o gesto de devoção do cão e começaram a trazer petiscos e alimentos para Hachiko.

Mas apesar da fama que ganhou, sua vida pouco mudou. Passaram-se dias, meses, anos, mesmo com sol, chuva, neve, lá estava Hachiko na estação de Shibuya esperando pelo Professor Ueno, para voltarem juntos para casa.

Em 1929, Hachikō contraiu um caso grave de sarna, que quase o matou. Devido aos anos passados nas ruas, ele estava magro e com feridas das brigas com outros cães.

Uma de suas orelhas já não se levantava mais, e ele já estava com uma aparência miserável, não parecendo mais com a figura sadia e forte de tempos atrás, podendo até ser confundido com qualquer cão mestiço.

Com o passar dos anos, Hachiko envelheceu, tornando-se vulnerável às doenças, uma delas era a dirofilariose, um verme que ataca o coração.

Morte de Hachiko

Foto tirada durante o funeral de Hachikō em 8 de março de 1934

Foto tirada durante o funeral de Hachikō em 8 de março de 1934

Durante quase dez anos, Hachiko apareceu todas as tardes, às quatro horas, até que em 08 de março de 1934, Hachi que já estava com quase 12 anos, foi encontrado morto no mesmo local, onde passara tantas horas à espera de seu mestre.

Sua morte ganhou as páginas dos principais jornais japoneses e muitas pessoas ficaram inconsoláveis com a notícia. Um dia de luto foi declarado.

As contribuições choveram de todo o país para homenagear o cão que conquistou o coração da nação japonesa. Com o dinheiro das doações, contrataram o Escultor Takeshi Ando para criar uma estátua de bronze de Hachiko para simbolizar a fidelidade e lealdade lendária do cão.

Ela foi colocada no local exato onde Hachiko tinha esperado por tanto tempo.
O corpo de Hachiko foi empalhado e está exposto no Museu Nacional da Ciência do Japão em Ueno, Tóquio. Seus restos mortais foram enterrados ao lado do túmulo do seu dono.

Depois de alguns anos, o Japão estava em guerra, e todo o metal disponível era derretido para fazer armas. Nem mesmo a estátua de Hachiko foi poupado.

No entanto, depois da guerra, em 1948, Teru Ando, filho do escultor original, esculpiu uma nova estátua de Hachiko, e esse permanece até hoje na estação de Shibuya. Em 2004, uma outra estátua dele foi colocada na frente do Akita Dog Museu em Odate, cidade natal de Hachiko.

Hachiko – Símbolo de lealdade e amizade

A história do Akita Hachiko se tornou tão popular como um símbolo da lealdade, que sua imagem foi usada em diversas propagandas que difundiam o fanatismo nacionalista que levaram o país a Segunda Guerra Mundial e seu exemplo até hoje é ensinado às crianças por pais e educadores nas escolas.

Sua história já virou filmes, animes, livros e em todos eles é impossível não chorar ou pelo menos se comover com a história desse cão, símbolo de lealdade e devoção ao seu dono. Todos os anos em 8 de Abril, acontece uma cerimônia na estação de Shibuya, onde centenas de amantes de cães aparecem para honrar a memória de Hachiko e sua lealdade.

estátua de Hachiko em Shibuya

Todos que passam pela estação de Shibuya, em Tóquio, podem ver e comover-se com a imponente estátua de Hachiko, erguida em sua memória, eternizando a história de paixão e lealdade incomparável desse cão por seu dono.

A efígie, esculpida em bronze e que repousa sobre um pedestal de granito, ergue-se como uma silenciosa prova do lugar ocupado pelos Akitas na história cultural e social do Japão.

Trailler do filme de 1987 – Hachiko Monogatari


Pra quem se interessou em assistir o filme original Hachiko Monogatari, o Youtube disponibilizou o link com o filme completo. >>Assista aqui.

Trailler do remake de 2009 – Sempre ao seu lado

Quer Aprender Japonês?

57 Comentários

  1. 🙄 Gostei muito dessa história que prova realmente o sentimento desse cão, que em meio a tanta circunstância não desistiu de esperar o seu mestre, mesmo sem ele voltar, o filme pelo qual eu me emocionei foi ” Sempre ao seu Lado” que relata basicamente a tão famosa história de Hachi, um cão com extrema lealdade perante o seu mestre. 🙂

  2. ese filme e muito mais muito bonito

  3. ese filme e bonito de maisssssssssssssssssssssssssssssssss

  4. Pingback: História de lealdade canina - Cão salva dona de tsunami | Dicas Brasil Japão

  5. rafaela

    😉 essse filme é lindo e emosionante adorei mesmooooooooooo!!!

  6. rogerio

    Este filme e muito bom!!! isso sim e um amor de verdade ……..

  7. lara

    bom eu amo hachiko pq sou do brasil porem japonesa e me choquei ao escutar a historia de hachiko pois fui no japao bem no dia 1 de abril aonde ele colocou a estatua de hachiko em shibuya fui nao serimonia em toquio dia de abril de 2010 e me choquei de ver a serimonia foi o dia masi triste da minha vida 😥 bom.
    bjs lara onizaki espero q um dia vcs tenha um destino trasado com um cao da raça akita .
    ass: lara onizaki

  8. lara ONIZAKI

    bom vou escrever de novo uma mensagem e espero q vcs resondao.

    É uma historia real,acerca de um cão que esperou o seu dono durante 9 anos e 10 meses na estação onde o seu mestre ia todos os dias para o trabalho e saia:
    E OLHA ESPERO Q VCS TENHA TAMBEM UM DESTINO TRASSADO DESSE POBRI CAOZINHO , E PELA A SUA HISTORIA Q CHOCOU O MUNDO ENTEIRO PRINCIPALMENTE SHIBUYA. HARIGATO

  9. Nadine

    😥 esse filem ér mto triste eu não tenho coragem de assistir 😥

  10. Os 2 filmes são ótimos tanto o Japonês como o Remaxe , mais o Remaxe me emocionou mais , tanto é que eu chorei um a tarde inteira 😯

  11. Erick Filipe

    ninguem lembra do cachorro mais fiel do mundo isso que me faz sentir muita tristeza pois ele pra mim é um cachorro pra ser lembrado pra vida toda :'(
    😥

  12. Fabiola

    Este filme, emociona e muito as pessoas,pois è um filme “LINDO” de mais! pra mim, este filme è o mais bonito, lindo, emocionante, enfim nao tenho palavras para descrever o que acho! mais sei que è o mais belo que ja vi! E tenho certeza, que eu poderia,assistir todos os dias, que jamais me cançaria,é a história,mais linda de “LEALDADE” que ja existiu, e ira existir!

  13. Fabiola

    Este filme, emociona e muito as pessoas,é “LINDO” pois, pra mim, é o filme mais, bonito, maravilhoso,emocionante,enfim nao tenho palavras,para descrever,o que acho! eu poderia assistir,todos os dias que jamais me cançaria,é a história mais linda, de “LEALDADE” que ja existiu,e que ira existir!

  14. o filme me deu muita tristeza 😥 e eu só passei aq para relembrar dele ele foi um cachorro muito fiel e carinhoso nunca devemos esquecer dele um cachorro heroi

  15. kelly

    que lindo Gostei muito dessa história que prova um amo sem fim 🙄

  16. JOYCE

    FASA OQUE EU FALO 😉
    MAS NAO FASA O QUE EU FASO 😈
    ➡ PROSIGA EM PAZ NAO FASA NADA ERRADO SO FASA SEXO :mrgreen: RSRSRSRRSRDSRRSRRS 😉 ROBOU MEU NAMORADO SUA VACA 😡 VC TEM MUITO OLHO GORDO 😯

  17. JOYCE

    GOSTEI DO VIDEO MAS EU NAO 😥 POR ISSO QUE DISSE QUE EU SOU BANDIDA 😎 ❗ QUER NAMORAR ❓ :mrgreen: 😛 🙄

  18. JOYCE

    😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 :roll 👿 😥 😎 ➡ 😕 ❓ ❗ : 😛 😳 😮 😆 💡 😀 NAO ME CHINGUE SE NAO EU TE FALO QUE VC E ASSIM :mrgreen: DENTUSSA

  19. JOYCE

    FELIZ DIA DAS MAES 😛 😆 😉 😕 SO NAO ASSISTAM O VIDEO SE NAO VCS 😥

  20. JOYCE

    GOSTEI DO BJ NO COMEÇA 😆 RELOU 🙄 🙂 :mrgreen: EU GOSTEI DA MUSICA :mrgreen: VCS JORARAM ❓ EU NAO ❗ NESCAU LESCAU LEGAU

  21. JOYCE

    NADINE SE VC NAO TEM CORAGEM DE ASSISTIR PQ VC SABE QUE E TRISTE ❓

  22. JOYCE

    ME PERDOUA DAS BOBAGENS QUE EU FALEI 😳 SO QUERIA ANIMAR SE VCS ME PERDOUA E SO COLOCAR ESSA FIGURA 😥 E DIZER VC ESTA PERDOADA 😉 MUITO OBRIGADA VOLTO DAQUI UMA SEMANA DEPOIS PARA VER SE VCS ME PERDOUASE VCS NAO PERDOAREM E SO ESCREVER E COLOVAR ESSA FIGURA 😮

  23. Gabriela Dias Trajno

    Acabei de assistir a esse filme, é muito lindo, porém triste, já que o cãozinho fica eternamente a espera do dono que nunca voltará 😐
    Esse cachorro realmente é uma linda prova de que os animais são leais.

  24. esse filme e muito lindo por que o cachorro HACHIKO morre toda vez que assisto esse filme eu chorro

  25. hachiko

    Un buen dia yo te conoci
    Fuimos felices y asi lo demostre
    Me pusistes hachi, ocho en japones

    Era un dia en shibuya
    QUANDO te acompañe um estacion la
    Y QUANDO volvias te esparaba con emoción

    Hachi, hooo hachiko
    Nunca huvo perro mas fiel Que tu
    Hachiko, el perro mejor del mundo
    Hachi wa subarashiidesu

    Asi CADA dia te acompañaba
    A la vuelta iva te um Buscar
    Y al volver jugabamos pecado Parar

    Pero un dia não volvistes um estacion la
    Fui Te Buscar um pero não vi te
    Te buscaba pero no Volvi um Sentir tu corazon

    Las calles y nevadas Seguia Esperando
    Lloviera o tronara en la estacion Seguia
    Y asi permaneceria POR años muchos
    Hachi, hooo hachiko
    Nunca huvo perro mas fiel Que tu
    Hachiko, el perro mejor del mundo
    Hachi wa subarashiidesu

    Que te havia pasado?
    Mi fuerte era tristera muy
    Seguia Esperando

    Muchos me maltrataban
    Pero siempre encontrava buena gente
    Aunque me algunos odiaban
    Solo deseaba Poder verte

    A tortas de mi estatua mori
    Pero não triste estoy
    Pues te reencontre al fin

    Hachi, hooo hachiko
    Nunca huvo perro mas fiel Que tu
    Hachiko, el perro mejor del mundo
    Hachi wa subarashiidesu

    La estatua se fundio
    Pará la guerra Mundial
    Armas de fuego y destruccion

    Ahora hay una nueva
    Pará recordarte um ti
    Hachiko se feliz
    Eres un gran perro
    Para mi

    aclaraciones:

    Este poema Que dedico this perro explica su historia almenos DESDE mi punto de vista. Como la ele Conocido, pues facil gracias um dos peliculas Que tratan sobre su Vida. Qué es una y es la original, japonesa pero en el você tubo ESTA legendado en español y otra Qué es mas nueva y ESTA protagonizada por el perro i richard ghere (não se Como se escrive).

    Como es un perro Homenagem this ya todos los perros Que han esperado um alguien Que querian mucho y Que não los havian vuelto a ver.

    x cierto eis que ele suavizado un poco, en la pelicula es aun mas dramático.

    otro dato: Hachi wa subarashiidesu es segun el del traductor google, hachi eres Grande.
    en la pelicula haveces le llamaban hachiko supongo Que Pasa como en la palabra koneko Que lleva el prefijo ko a la palabra neko Que Junto significa gatito. lo que séria hachito en español, pero es una suposicion. ya Que Este prefijo se EUA Como sufijo en la palabra en Hanako Que Este quiere decir Caso chica flor. hana flor y ko chica. es el rarisimo japones, pero yo creo Que Qué es lo primero ele dicho.

    Espero Que haya OS gustado el poema.
    Saludos a todos!!!
    😮 😮 🙁 🙁

  26. ESSA HISTÓRIA É MAIS LINDA HISTÓRIA QUE EU JÁ VI ASSISTI O FILME TRES VEZES TODAS ELAS ME FEZ CHORAR MUITO PQ ESSA HISTÓRIA ALÉM DE SER MUITO BONITA É MUITO EMOCIONAL

  27. Japão em Foco

    Oi Vinícius!
    Realmente esse filme é muito emocionante. Difícil não se comover, vendo a dedicação que Hachi tinha com o seu dono. Não é à toa que ele ganhou até uma estátua em sua homenagem… Abraços!

  28. 😳 essa foi a historia mais legal,e mais triste que eu ja vi no mundo inteiro quando vi o filme chorei em lagrimas,sinto falta de hachiko mesmo eu nao conhecendo ele,o filme sem ser japones emocionou mais ainda,até que eu vou comprar um akita inu e adivinha qual sera o nome dele:hachiko em sua homenagem!! ele tem muita coragem de esperar o dono dele,apesar de eu querer ele porque ele é um cachorro fofinho!e eu sempre tarei lembrando o hachi 😥 😀

  29. Lais

    🙁 Não existe um amor Igual a de um Cachorro!!! Vc briga xinga, mas eles nos ama de verdade e isso que é o interessante.. sem palavras para descrever a emoção! :\ os cachorro são muitos desprezados na sociedade e não enxergarmos o amor  imenso que eles sentem pelo seu dono !

  30. Japão em Foco

    Oi Lais!
    Concordo com você em gênero, número e grau… Amor que o cachorro sente pelo seu dono é sincero e especial… Pena que muitas pessoas fazem maldade com esses bichinhos… Tinha que existir uma punição mais severa na minha opinião! Abraços!

  31. daniella

    esse filme mostra a lealdade dos animais com o homem…..a humanidade deveria aprender mais com esses seres tão especiais……

  32. Japão em Foco

    Oi Daniella!
    Concordo com vc!
    Abraços!

  33. Caue

    Puts lindo o filme chorei no final hachiko é uma lenda na minha opinião maior símbolo de lealdade e amor com seu próximo que existe,futuramente vou lá no Japão conserteza passarei na estação e no museu para lembrar De hachiko.

  34. ISTO DEVERIA TER MUDAR A CRUELDADE NO JAPÃO……….PROQUE ANIMAL NÃO E COMIDA

  35. Japão em Foco

    Oi Caue!
    A história de Hachiko sempre emociona não é!
    Obrigada por comentar! Abraços!

  36. Japão em Foco

    Oi Nadia!
    Pois é, tem que acabar com a crueldade com os animais. Eles tem sentimentos assim como nós humanos. Abraços!

  37. Anna Clara

    Esse filme é muito lindo. Além de mostrar uma bela história, nos ensina também que o amor não tem limites …
    Chorei bastante ao assistir o filme pela primeira vez! O Hachiko é um lindo e a história dele, mais ainda! 😉

  38. Japão em Foco

    Oi Anna Clara!
    Eu choro todas as vezes que eu assisto rs.
    Realmente é incrível essa história, ainda mais pelo fato de ter ocorrido de verdade. Abraços!

  39. 😥
    euu gostei muito desse filme eu ate chorei veio gostei muuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiitttttttttttttttoooooooooooo 😥

  40. nossa nunca vi um filme desses me emocionei pra caramba assiste ontem e fiquei de olho ardendo de tanto chorar 😳 🙄 mas gostei muito do filme o cachorro foi leal ao seu dono gostei muito de sua atitude 😮 😛 😕 tbm fiquei chocada 😯 com filme

    BJs. 😮

  41. 🙄 🙄 eu tenho um cachorro dessa raça e eles são muitos companhero

  42. Pingback: Raças de Cães Japoneses | Curiosidades do Japão

  43. isabela cadima

    Nesse filme gostei muito mas depois sabia verdade e ai fiquei orgulhosa de hachiko porque foi um cão leal ao seu dono até morrer e cada vez que vejo o filme choro ate não consegui dormir.Esperou 9 anos e 10 meses e também
    gosto muito da raça AKITA INU são muito inteligentes.quem fez o filme a demonstrar esta de parabens!!!!!!! 😥 😥 😥 :mrgreen:

  44. Pingback: História do cientista Hideyo Noguchi | Curiosidades do Japão

  45. aps

    nao gostei muito da versao americana.

  46. breno

    ESSA HISTÓRIA É MUITO EMOCIONANTE. 😥
    ASSISTI O FILME ESSES DIAS E FIQUEI EMOCIONADO DE VERDADE.

    ESSE CACHORRO ¨ HACHIKO ¨ TAO ESPECIAL NOS MOSTRA COMO A LEALDADE EXISTE… AINDA MAIS SENDO UM COMPANHEIRO.

    AS PESSOAS TEM QUE PARAR DE SE IMPORTAR COM BENS E SE IMPORTAR MAIS COM O VERDADEIRO AMOR SEJE DE UM ANIMAL OU FAMILIAR… 😥

  47. breno

    E CUIDEM DOS SEU ANIMAIS TRATEM ELES COM CARINHO…POIS ELES TE RECEBEM COM IMENSO AMOR…DA PRA VER NO OLHAR DELES.

  48. may

    estranho o comentário da Nadia Stella… não sei a que ela quis se referir quando diz ¨crueldade no Japão¨…os cachorros aqui são muito bem tratados, assim como gatos e outros pets. Se ela se refere a animais abatidos para alimentação, vale lembrar que praticamente no mundo inteiro se abatem animais para serem comidos

  49. nossa que filme lindoooooooooooo chorei aqui pessoal 🙁 é o melhor filme de toda a estoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *