Como usar o banheiro tradicional no Japão


banheiro-japonês

Como usar o vaso sanitário no Japão

No Japão existem dois tipos de banheiros: o estilo japonês e o estilo ocidental. O estilo japonês que é o que fica no chão e muitos estrangeiros de primeira viagem, podem se sentir confusos ao usá-lo pela primeira vez. Esse tipo de sanitário, embora cause estranheza a quem não esteja acostumado, é considerado mais higiênico.

Para utilizá-lo, a pessoa deve ficar de cócoras, cuja posição pode ser desconfortável para muitas pessoas, mas em contrapartida, nenhuma parte do corpo do usuário fica em contato com o vaso. Mesmo que você prefira o banheiro ocidental, saiba que uma hora ou outra poderá ter que enfrentar esse tipo de vaso tradicional, então nada melhor do que aprender a usá-lo corretamente.
Como usar o banheiro no Japão 1

Como usar o vaso sanitário tradicional japonês

Esse estilo de vaso é considerado o vaso típico japonês e embora gradualmente venha sendo substituído pelo moderno vaso ocidental high tech, é ainda muito encontrado em fábricas, escolas, casas e estabelecimentos antigos. O erro mais comum é agachar do lado oposto como vemos na figura abaixo.

Como usar o banheiro no Japão Como usar o banheiro no Japão

Como vimos na figura, existe lado certo para usar essa privada (washiki), onde a pessoa deve estar voltada para a parede, até porque, dessa maneira, é mais fácil para alcançar o papel higiênico. Jamais sente-se nesse tipo de vaso pois ele só deve ser usado da maneira correta, que no caso é agachado (de cócoras).

Aparentemente pode até parecer um banheiro primitivo, e na verdade o é! Mas muitos japoneses preferem este tipo de vaso ao invés dos modernos vasos tecnológicos. Acredito que os motivos sejam a questão da higiene e também pelo costume e facilidade dos japoneses de agacharem para fazer qualquer coisa.

Você já deve ter reparado que os japoneses agacham cm muita frequência, seja para fumar, para falar ao telefone, para comer, etc. Para os estrangeiros, utilizar este tipo de banheiro pode ser complicado, especialmente para quem tem dificuldades de ficar nesta posição, que embora não requeira força, requer equilíbrio.

japonês adora ficar de cócoras

Felizmente, a maioria desses tipos de vasos possuem um cano, ou ao menos a parede, onde você pode apoiar–se, caso não consiga o equilíbrio necessário. Embora pareça complicado no começo, tudo é questão de hábito e com o tempo você se acostuma e poderá até preferir este ao outro tipo de vaso.

Como usar o vaso sanitário High Tech japonês

Os vasos sanitários ocidentais do Japão podem ser de dois tipos: o comum, a que estamos já habituados e o vaso sanitário de alta tecnologia, também conhecido como “washlet”. Os Washlets são aqueles vasos que possuem um painel de controle com um monte de botões que servem para lavar as partes íntimas.

Como usar o banheiro no Japão

Alguns podem ter mais funções, mas basicamente, todos os vasos eletrônicos possuem o painel semelhante a este da foto acima. É fácil de assimilar para que serve cada botão: O primeiro botão, com o desenho de um quadrado (止), significa Pare, ou seja, serve para interromper qualquer função que tenha acionado.

O segundo, cujo desenho lembra nádegas (おしり) direciona o jato de água para trás, e o Bidet (ビデ) é usado com mais frequência pelas mulheres, já que o jato de água é direcionado para a parte frontal. Já os botões de + e – ou escritos com caracteres japoneses, servem para definir a pressão do fluxo da água.

Em alguns ainda tem o botão Dry, que quando apertado, solta um jato de ar frio, para a secagem rápida das partes íntimas.

Mas uma das melhores características dessas privadas e que chamam muita a atenção dos estrangeiros, são os seus assentos que se aquecem no inverno. São facilmente encontrados em shoppings, restaurantes, estabelecimentos gerais e até em casas japonesas.

Como vimos, não existe muito segredo para utilizar esse tipo de vaso, a não ser que seja um ultra moderno, com dezenas de funções. Nesses banheiros modernos também é comum a descarga ser acionada através de um sensor. Basta apenas aproximar a mão ao sensor e pronto… ele dá a descarga automaticamente.

Como usar o banheiro no Japão

Se você ainda não entendeu como funciona esses tipos de privadas japonesas, dá uma olhada nesse vídeo produzido por um canal do YouTube chamado How to Japan, a fim de esclarecer aos turistas como funcionam as coisas no Japão e assim não se sentirem tão perdidos ao usarem os sanitários da Terra do sol Nascente.


Link do vídeo

Algumas recomendações:

Quando vamos para outro país, seja para morar ou visitar, é importante conhecer os costumes do lugar, para evitar o “choque cultural”, nitidamente existente em dois países diferentes, como Brasil e Japão por exemplo. Veja algumas dicas para saber como funciona o uso dos banheiros no Japão.

* Alguns banheiros públicos no Japão não fornecem papel higiênico, portanto é recomendável andar sempre com um pacotinho de lenços de papel na bolsa por precaução.

* Não se esqueça que no Japão, o papel higiênico foi projetado para serem jogados no vaso sanitário, o que aliás é muito mais higiênico. Porém, nada de jogar absorventes ou outros objetos, que devem ser jogados em um lixeira comum.

* No Japão, a maior parte dos banheiros são separados da área do banho e também você poderá notar a ausência de pia. Porém, na caixa de água da descarga tem um espécie de “pia improvisada”, onde é comum as pessoas usarem para lavar as mãos. É uma maneira que os japoneses encontraram para economizar água e espaço.

* Geralmente, em banheiros públicos, há produtos próximos para desinfetá-lo antes de usar, ou até mesmo papéis descartáveis, nas quais são usados para forrar o assento, evitando assim, contato direto com a privada.

* Em alguns banheiros como em hospitais ou hotéis por exemplo, você encontrará chinelinhos (suripas). Esse chinelo, deve ser substituído pelo o que você estiver calçando, antes de você adentrar ao banheiro. Essa é uma forma japonesa de tentar manter o banheiro limpo. Também em hipótese nenhuma, deve sair do banheiro, usando esse chinelo, que é de uso exclusivo do banheiro.

* Também tem posição certa para deixar o chinelo, que é sempre com o calcanhar virado para a porta. Desta forma, a próxima pessoa que usar o banheiro, poderá facilmente colocá-los.

* Um tipo de banheiro inusitado, são os banheiros masculinos sem portas e paredes, geralmente ao ar livre, em parques e estações de trem. E o principal problema é que para chegar ao banheiro feminino, é preciso passar por este banheiro e somos obrigadas a ver um monte de homens de bunda de fora.

Como usar o banheiro no Japão

* Há banheiros em que a porta possui uma abertura embaixo, o que facilita saber se está ocupado ou não. Porém, há outros em que a porta não possui essa abertura, e para saber se tem gente ou não, dê uma leve batidinha na porta. Se alguém responder com outra batidinha, evidentemente estava ocupado.

* Uma coisa legal que achei no Japão, é a preocupação com as mamães que tem crianças pequenas. Praticamente todos os banheiros públicos tem cadeiras especiais para colocar crianças de colo, enquanto a mãe usa o banheiro. Além disso, é comum encontrar mini-mictórios e mini-sanitários nos banheiros femininos, justamente para crianças pequenas acompanhados da mãe.

Como usar o banheiro no Japão

Curiosidade: World Toilet Day

Já que estamos falando sobre banheiros, você sabia que existe o Dia Mundial do Banheiro? Pois é, este dia (19 de novembro) é conhecido como “World Toilet Day”, afinal é justo algo tão importante em nossas vidas ter também uma data especial não acham?

Imagina o que seria de nós sem os nossos preciosos banheiros? Infelizmente, essa é a realidade diária de 2,6 bilhões de pessoas, ou seja, cerca de 40% da população mundial não tem acesso a um saneamento básico adequado e estão sujeitas à diversos tipos de contaminação e infecções.

A data foi criada para destacar a situação dessas pessoas que não tem acesso ao saneamento básico. Legal a iniciativa né?

Quer Aprender Japonês?

23 Comentários

  1. Douglas

    Caso a pessoa seja um pouco acima do peso fica meio complicado, é estranho fazer as necessidades agachado.
    Se eu usar uma privada high-tech dessas vou testar tudo. A parte pior é os banheiros abertos e ninguém tem vergonha(enquanto aqui falar que vai fazer o 2 já é embaraçoso). Eu não sei se num banheiro aberto desses eu ficaria rindo ou com vergonha!
    Abraços!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Confesso que eu estranhei no começo esse banheiro, cuja a privada é no chão, mas depois até me acostumei e comecei a achar bom, pois é mais higiênico rs. Mas acho que realmente para quem está acima do peso pode ser um problema se agachar e também se equilibrar rs. Quanto à privada high tech, essa é fora de série… muito legal, especialmente pelo assento ser aquecido, pois no inverno lá a coisa fica feia rs. Abraços!

  3. Pingback: Sakasa Resuto - O Restaurante de ponta cabeça | Curiosidades do Japão

  4. ROSANY

    quero aprender mais sobre o JAPAO… ADOREI…

  5. Japão em Foco

    Oi Rosany!
    Que bom que está gostando dos artigos!
    Seja sempre bem vinda aqui!
    Abraços!

  6. Pingback: Tenshi no Hizamakura - Travesseiros para os joelhos | Curiosidades do Japão

  7. Igor

    Eu quero usar esses banheiros no Japão ^^

  8. Japão em Foco

    Oi Igor!
    Qual dos banheiros? O tradicional ou o moderno? rsrs
    Abraços!

  9. Débora da Silva

    Mas se eles jogam o papel na privada, isso não contamina, o meio ambiente? Sendo assim, então no Brasil também seria certo jogar? ❓

  10. Pingback: Toilegami - Origami no Papel Higiênico | Curiosidades do Japão

  11. Wellen

    Debora da Silva, o papel higienico do Japao é feito p se desfazer qnd em contato com a agua, por isso nao entope o encanamento e tdo a agua eh tratada,inclusive nos igarapes q passam pela cidade geralmente vc encontra varias carpas,se existe vida significa q nao esta poluido! Com relacao a isso eles sao bem concientes!
    Se fizer isso no brasil,vai ferrar com tdo,no brasil NAO JOGUE PAPEL NA PRIVADA a menos que tenha alguma plana no banheiro orientado a fazer isso!!!rsrsrs

  12. Wellen

    “Apanhei” mto da privada high tech,kkkkkkkkk Varias vezes apertava o botao errado e qnd comecava a me molhar eu entrava em panico e tentava barrar a agua com as maos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    So dpois eh q fui aprendendo mais e detacando os beneficios,principalmente p nos mulheres!!!rsrsrs

  13. Gabriel San

    😯 😯 Esse banheiro masculino ao ar livre é meio inusitado não? rsrs

  14. Pingback: 10 Fatos Inusitados Sobre o Japão | Curiosidades do Japão

  15. Babi-Chan

    Esses banheiros são muito estranhos, mais a privada high-tech eu gostei 😀

  16. Eu sempre jogo papel no vaso e nunca tive problema. Acho mais higiênico.

  17. Vayne Solidor

    e tem nego que quer ir pro japão arrumar namorada…. alem de arrumar uma mulhersinha totalmente sem sal e tradicionalsinha ainda vai ter que lidar com isso ai ô!

  18. Vayne Solidor

    e tem nego que quer ir pro japão namorar… alem de arrumar uma mulher sem graça e tradicionalzinha ainda vai ter que lidar com isso ai ô! – Japão o carai meu irmão, se quer asiática vá pra Coreia do Sul!

  19. Jackson Mizuno

    Adorei. Na empresa onde trabalho esse tipo de vaso Oriental existe, portem ninguém sabe como usar. A experiência é ótima até em casa uso. E realmente nós do Ocidente fazemos tudo errado, por isso os problemas hemorroidas procede em números.E outra coisa nessas privada High-tech adorei a legenda em english ajuda muito a nós estrangeiros.

  20. Renê

    A preferência deles pelo vaso tradicional é, possivelmente, pela saúde: a posição de cócoras é a maia correta para defecar, onde o ato ocorre instintivamente, sem precisar forçar muito. A posição moderna, das privadas que conhecemos, não é a mais sadia por assim dizer.

  21. Ade

    Detalhe importante para quem vai usar o vaso tradicional pela primeira vez: Ao estar fazendo o servico, o fedor eh inevitavelmente forte, e o correto eh que vah dando varias descargas pequenas a fim de ir despachando rapidamente os pacotes que ja tiverem saido. A alavanca de descarga tem duas opcoes: girar para a esquerda ou direita. (descarga completa ou parcial). A descarga completa deve ser utilizada somente ao final do servico, e a parcial, durante.

  22. Bernadete

    Estive no Japão duas vezes em 2005 e 2012 fiquei encantada com tudo os banheiros e os tipos de privadas principalmente os que tem painel, o papel higiênico. Berços e cadeiras para a mães com crianças, os chinelos para cada ambiente pena que no Brasil tá longe disso. Amo Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *