Dekotora, os caminhões decorados japoneses

O Dekotora ou Decotora (デコトラ) é o nome dado para os “caminhões decorados do Japão”. Esses caminhões são extremamente chamativos e extravagantes, com milhares de lâmpadas de neon, que o faz ficar semelhante a um Pachinko móvel. Tudo no Dekotora é exagerado, tanto exteriormente como internamente.

O exagero nas luzes neon ou ultravioleta, nas decorações, nas cores vibrantes e a grande quantidade de acessórios e parafernálias, podem beirar o cúmulo do absurdo e deixar o veículo semelhante a um carro alegórico. Pelo menos foi essa a impressão que me passou, quando vi pela primeira vez um caminhão Dekotora.

Alguns caminhões Dekotora podem nos lembrar os carros Itasha, com grandes adesivos de anime, mangá ou outros personagens, cobrindo parte da carroceria. Porém o grande diferencial são as luzes piscantes e coloridas.

Nenhum Dekotora pode ser considerado um Dekotora, se não for bem iluminado e chamativo. Com tantas lâmpadas assim, a demanda de energia é maior, o que obriga os proprietários a instalar geradores extras no chassis, que são ligados aproximadamente 20 minutos antes que ocorra um superaquecimento.

Origem do Dekotora

Na verdade, esses caminhões para lá de extravagantes, fazem parte de uma antiga tradição japonesa, que começou na década de 70. Em 1975, passou uma série de 10 capítulos na Tv Japonesa chamada Torakku Yaro (Os caminhoneiros).

Na série, o protagonista viajava pelo Japão, como seu caminhão todo decorado e vivenciando cenas hilariantes. A série logo caiu no gosto popular e tornou-se um grande sucesso, influenciando dessa forma, muitos caminhoneiros a decorar seus caminhões, dano início à “Dekotoramania“, que perdura até hoje.

Assista a algumas cenas da série:

A maioria desses caminhões, na década de 70, transportavam peixes e outros objetos. Hoje em dia, porém, muitos são apenas decorados com o objetivo de participar de exposições ou para exibição apenas. Muitos caminhoneiros, adoradores da mania Dekotora, não economizam dinheiro para personalizar e decorar seus caminhões iluminados.

Aliás, os donos de Dekotora são muito apaixonados pelo que fazem e por isso não hesitam em gastar o que tem e o que não tem, para transformar seus veículos em obras de arte (pelo menos, na visão deles).

Os estilos mais conhecidos de decoração são: Kansai, Kantō e Retro.

Conforme a popularidade crescia, um novo mercado passou a ganhar espaço no Japão, como lojas dedicadas ao Dekotora, além de revistas mensais voltados como o Camion e o King Truck. Começou-se também a ser criadas comunidades Dekotora, grandes reuniões e eventos especiais que ocorrem todos os anos.

Se formos comparar o estilo Dekotora atual com o de 30 anos atrás, percebemos que os estilos evoluíram bastante e ganharam um ar ainda mais vibrante e mais extravagante com suas formas coloridas. Vira e mexe, podemos encontrar esses caminhões pela estrada, e uma coisa é certa… um veículo desses não tem como passar despercebido.

Extravagância para uns, obra de arte para outros…. ou simplesmente uma mistura das duas coisas. Assim são os caminhões Dekotora! Veja alguns vídeos e deixe sua opinião sobre o dekotora:

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. Roberto Chagas

    Adorei a matéira, é notório que o gosto dos brasileiros para esse tipo de coisa ainda é muito americanizado, aqui é mais fácil vermos feiras de carros tunados, low riders e antigos, do que feiras como essa.

    Mas seria sensacional se um dia tivessemos algum evento desses por aqui, nem que seja parte de um cosplay, deve ser uma experiência impar! Imagina ver um dekotora de perto??? Uau! deve ser muito legal…. isso se você não ficar cego rsrsrs e ver um itasha então??? Nossa, se existisse do Dragon Ball seria perfeito! Como vamos entrar em ritmo de Copa, eles poderiam fazer um do Captain Tsubasa!!!!!!

    Uma coisa é certa… japoneses tem estilo próprio…. nada miscigenado!

    😯

  2. Douglas

    Lembram árvores de natal de tão brilhantes!

  3. caio

    fodastico muito bom + cera que tem algun desses em itasha seria muito foda realmente ….

  4. Marcos de Souza

    Eu AMO o JAPAO até do avesso….

  5. Japão em Foco

    Oi Caio!
    Não é muito comum, mas de vez em quando aparece um Dekotota caracterizado de Itasha. É que a principal característica desses caminhões são as luzes neon, negra ou fluorescente. Abraços!

  6. Japão em Foco

    Oi Marcos!
    \(^_^)/

  7. Pingback: As Super Scooters Japonesas | Curiosidades do Japão

  8. Pingback: Itasha, os carros dos otakus japoneses | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *