Nara, o doce lar de mais de mil cervos


Os cervos de Nara

Nara, o doce lar de mais de mil cervos

A cidade de Nara foi por muito tempo a capital do Japão, mas hoje em dia, não exerce nenhuma influência política. Porém, como é uma das cidades turísticas mais vistadas no país por causa dos vários monumentos, templos, santuários históricos e… veados.

Sim, no Parque de Nara vivem nada mais nada menos do que mil cervos. Porém nem todos gostam de ficar confinados dentro dos 500 hectares do parque e a solução que encontraram foi invadir as ruas do centro da cidade (ou será o contrário?). É comum encontrá-los por ali, andando tranquilamente entre as pessoas, bicicletas e carros.

Nara, o doce lar dos cervos

Nara, o doce lar de mais de mil cervos

Os cervos são considerados animais sagrados e ganharam o título de Tesouro Nacional do país e por isso devem viver livres na natureza, segundo a crença xintoísta. Embora sejam animais tecnicamente selvagens, os cervos de Nara são dóceis em sua maioria.

Os turistas gostam de tirar fotos ou alimentá-los com rações especiais vendidas dentro e fora do parque. No entanto, o número de cervos dentro da cidade tem aumentado muito nos últimos tempos e tem preocupado alguns turistas, que acreditam ser uma imprudência do governo mante-los na zona urbana e tão longe dos limites do parque.

Embora a maioria seja dócil, alguns turistas relataram que alguns deles podem ter comportamento agressivo e que os animais tem carrapatos, que por sua vez podem transmitir doenças. Mas muitos se divertem com a inusitada situação. Enfim, o que você acharia se a sua cidade fosse invadida por “bambis”?

Assista ao vídeo abaixo e impressione-se


Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Tanuki

    Eu estive ano passado no parque se concentram a maioria dos cervos.O que deu medo foi na hora de dar o petisco que parece um sembei.Veio um monte em minha direção e os que tem chifres podem até machucar se não tomar cuidado.

  2. O novo pokémon simbolo da franquia XY, Xerneas, é um cervo. Será que é baseado nesse conceito de sacralidade do animal no Japão?

  3. carlos

    Na ilha de Miyajima tem também, mas não tantos quanto em Nara. Uma história interessante é que os japoneses dizem que os moradores de Nara são os que acordam mais cedo no Japão. O motivo seria que no passado, a caça dos veados era proibida, e a pena por matá-los era muito severa, morte, desonra da família, etc. Quando uma pessoa queria prejudicar outra, ela matava um veado e deixava na porta desta pessoa, durante a noite, para ser encontrada pela polícia que fazia a ronda nas primeiras horas da manhã. Por este motivo, as pessoas levantavam ainda de madrugada, para terem certeza de que ninguém deixaria um ‘presente’ na sua porta… 😆 😆 .

  4. Thesis

    Os TURISTAS estão preocupados? Só não ir, oras ‘-‘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *