Paro, Bebê Foca Robô


Paro, Bebê Foca Robô

Paro, Bebê Foca Terapêutico Robô

Como sempre digo, o Japão é o país das coisas inusitadas. Mas ,mesmo as coisas mais inusitadas,podem trazer muitos benefícios para muitas pessoas.

É o caso do Paro, um protótipo de um bebê foca robô desenvolvido pela equipe do professor Takanori Shibata, do Instituto Japonês de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia.

Ele foi criado para auxiliar em terapias com crianças e idosos e entrou para o Guinness, o livro dos recordes, como o melhor robô terapêutico do mundo.

O professor Shibata explica que, no Japão, muitos hospitais e instituições médicas hesitam em utilizar animais de verdade – apesar de estarem convencidos de seus efeitos positivos sobre os pacientes. O motivo seria por que muito deles tem medo que os pacientes acabem com alergias, infecções ou sejam mordidos.

Paro, a foca robô

A equipe de Shibata, então, desenvolveu um robô com aparência de bebê foca, muito fofo por sinal, por acreditarem ser um animal que desperta empatia imediata nos pacientes.

Paro tem sensores táteis, visuais e auditivos e pode assumir diversas posturas corporais, em reação aos estímulos percebidos por seus sensores, além de ter um programa de geração de comportamento animal.

Segundo Shibata, sempre que foi utilizado, Paro conseguiu melhorar a comunicação entre crianças doentes e a equipe médica. Em outros casos, o bebê-foca androide melhorou a atenção de idosos em clínicas especializadas e reduziu significativamente os níveis de stress desses pacientes. Que legal não é? :razz:

Quer conhecer o Paro Bebê Foca Robô?
Então veja esse vídeo:

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. shigue-chan

    Tô falando, daqui a pouco os robos vão ser quem nem os exterminadores do futuro ai não vai ter nenhum john coner pra nos salvar kkkkkkkkkkkkkkk

  2. Pingback: Paro é o bebê foca robô terapêutico | Shimbun

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *