Tokyo Motor Show – A maior feira de carros do Japão

Tokyo Motor Show

Tokyo Motor Show – A maior feira de carros do Japão
O Tokyo Motor Show (東京モーターショー) é uma feira de automóveis, motos e veículos comerciais que acontece a cada dois anos no Tokyo Big Sight, localizado em Makuhari, Chiba. Neste evento de renome internacional, várias montadoras de automotivos apresentam novidades e novos conceitos neste setor.

O primeiro Tokyo Motor Show foi realizado no Parque Hibiya em 1954, com a presença de 547 mil visitantes. Foram expostos 267 veículos, a maioria comercial como caminhões, ônibus e motocicletas. O segundo evento ocorreu em 1955. Quase 785 mil visitantes compareceram, entre eles estava até o Príncipe Akihito.

Os automóveis domésticos ganharam destaque somente a partir do 3° Tokyo Motor Show, em 1956, graças a uma iniciativa liderada pelo Ministério do Comércio Internacional e Indústria chamada de “Plano de carros do povo”, apesar de que os carros expostos tinham valores bem superiores aos preços populares.

De qualquer maneira, funcionou como um incentivo para que as montadoras reduzissem os custos e fabricassem veículos mais acessíveis para a população geral.

De lá pra cá, o Tokyo Motor Show ganhou bastante popularidade e já está em sua 43° edição com grandes apresentações de carros com conceitos futurísticos.

Neste ano o evento terá duração de 10 dias, tendo começado no dia 20 de novembro e com o fim programado para o dia 1 de dezembro. Confira 10 conceitos de veículos futurísticos que ganharam bastante destaque nesta edição do evento:

Fun VII da Toyota

Toyota-Fun-VII-Concept - Tokyo motor Show 2013
O Toyota Fun-Vii é um carro conceito que apresentou ao Tokyo Motor Show alguns recursos tecnológicos e futurísticos muito legais.

Ganhou o apelido de “Smartphone sobre rodas” pois a parte externa do carro pode ser manipulado como um display digital, com recursos de realidade aumentada, holografia e muito mais.
Veja um vídeo com o Fun VII da Toyota

Blade Glider Concept da Nissan

Nissan Blade Glider - Tokyo Motor Show 2013
O Nissan BladeGlider possui design futurístico e esportivo, inspirado no Deltawing que a Nissan apoiou em Le Mans.

Foi construído e idealizado para velocidade e seu corpo é feito de fibra de carbono com formato de uma flecha ou foguete, com a ponta estreita e traseira larga, além de portas que se abrem em forma de tesoura.
Veja um vídeo com o BladeGlider da Nissan

Honda S660

Honda S660 Concept- Tokyo Motor Show
O Honda S660 foi criado exclusivamente para o Japão. Trata-se de um Kei Car esportivo bem ao gosto japonês, com um visual futurista e sugerindo boas doses de esportividade, embora o pequeno roadster esteja equipado somente com um motor três cilindros 0.6 turbo de apenas 64 cv e câmbio automático do tipo CVT. Veja um vídeo com o Honda S660

J Three Wheeler EV da Kawasaki

Moto futurística da Kawasaki
O J Three Wheeler EV é uma moto, futurística e 100% elétrica da Kawasaki. Possui 3 rodas (duas na frente) e um grande diferencial é o seu conceito mutante, pois adapta-se conforme a necessidade do piloto.

Para passeios velozes, configura-se o “Sport Mode”. Já para passeios tranquilos, configura-se o “Confort Mode”.
Veja um vídeo com o J Three Wheeler EV da Kawasaki

FV2 da Toyota

Toyota FV2 - Tokyo Motor Show 2013
O FV2 (“Fun Vehicle 2” ou “Veículo de Diversão 2”) chama a atenção por sua estrutura incomum, com rodas posicionadas de maneiras bem diferentes e um design futurístico.

O grande destaque fica por conta do seu computador de bordo, que segundo a Toyota, tem a capacidade de se conectar emocionalmente ao piloto.
Veja um vídeo com o Toyota FV2

Nismo IDx da Nissan

Nissan Nismo IDx - Tokyo Motor Show 2013
O Nissan IDx Nismo foi projetado para os jovens que cresceram jogando jogos de corridas e que amam carros com design ultra esportivos. Já o IDx Freeflow possui uma versão casual, equipado com motor 1,2 litros e 1,5 L, possuindo câmbio automático e manual.

A cabine em tons de vermelho e branco foi projetada para combinar funcionalidade e conforto em um design único e inovador.
Veja um vídeo com o Nissan IDx Nismo

Emirai 2 da Mitsubishi

EMIRAI 2 - Tokyo Motor Show 2013
O design futurístico do Emirai 2 da Mitsubishi é realmente de tirar o fôlego. O carro parece que saiu de um desses filmes de ficção científica.

Sua primeira versão já havia sido apresentada com muito sucesso em 2011, e o que chama a atenção neste carro é o painel personalizado, cheios de recursos de biometria e sensores.
Veja um vídeo com o Emirai 2 da Mitsubishi

I-Road da Toyota

Toyota i-Road - Tokyo Motor Show 2013
Com 300 quilos e medindo 2,35 metros de comprimento e 85 centímetros de largura, o I-Road possui cabine hermética, proporcionando total conforto ao condutor, além de contar com dois motores elétricos movidos a baterias de íons de lítio que levam em média três horas para serem carregadas e garantem autonomia de 48,2 km e velocidade de até 45 km/h.

Perfeito para andar dentro da cidade ;). Veja um vídeo com o Toyota i-Road

FC-Deck da Daihatsu

Daihatsu FC-Deck Concept - Tokyo Motor Show 2013 1
Olha só que gracinha o FC Deck da Daihatsu. Além do design moderno e inovador, o conceito FC-Deck tem zero emissão de poluentes e promete fazer parte da nova geração de mini-veículos. Equipado com um sistema único de célula de combustível líquido (FC-20C Doca e o FC-doca 5C) desenvolvido pela Daihatsu. Veja um vídeo com o Daihatsu FC-Deck

Toyota FCV

Toyota FCV conceito - Tokyo Motor Show 2013
O Toyota FCV surpreendeu no Tokyo Motor Show 2013 por usar hidrogênio como combustível. O modelo é equipado com dois tanques de hidrogênio de alta pressão, capaz de gerar 100 kW, entrega ao carro uma autonomia de 500 km, cujo abastecimento leva em média 3 minutos. Estará disponível no mercado em 2015. Veja um vídeo com Toyota FCV

Informações gerais

Local: Tokyo Big Sight
(Tokyo International Exhibition Center)
3-21-1 Ariake Kotu-ku
135-0063 Tokyo, Japão
Telefone: + 81 3 5405 6127
Fax: + 81 3 5405 6136
Aberto ao público
23 novembro – 1 dezembro
Web site: www.tokyo-motorshow. com

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. meu deus que motos legais 🙂 este foi um dos melhores posts feito por vc ou voces não sei

    resumindo otimo posts est~so de psrsbens

  2. Rodrigo

    O evento parece ser muito legal.
    Gostei muito dos veículos, principalmente os com design futurista.
    O Fun Vii parece ser sensacional.
    Ótimo post!

  3. Douglas Bezerra

    Muitos carros lindos, já outros nem tanto hahaha
    Mas é legal ver projetos de novos combustíveis a serem utilizados e também novos conceitos que mudam a nossa forma de ver as coisas.
    O Honda S660 e o Toyota FCV são os meus preferidos, apesar de não serem tão futurísticos são bem esportivos e o design me agradam.
    Vi o vídeo do canal Planeta Japão sobre o evento deste ano, foi muito legal.
    Deixo o link com vocês ^^
    http://www.youtube.com/watch?v=DnlywRYNUqw
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *