Posteres divertidos nos metros de Tóquio


Posteres divertidos ensinam boas maneiras no Metro de Tóquio

Há um tempo atrás, postei aqui alguns cartazes de boas maneiras aos fumantes. Hoje eu postarei alguns posteres que podem ser encontrados nos metrôs de Tóquio como forma de incentivar as pessoas a terem boas maneiras dentro do trem ou nas plataformas, afim de não incomodar as pessoas que estejam a sua volta.

O Tokyo Metro (東京メトロ) é o sistema de metrô com maior tráfego do Japão. Desde setembro de 1974 esses tipos de cartazes começaram a circular nas estações e dentro dos vagões do metrô e a cada ano, eles mudam de design e tema.

Mas dentre todos os posteres já colocados, nenhum consegue superar a irreverência contida nas ilustrações divertidas do artista gráfico Bunpei Yorifuji.

Seus posteres começaram a circular a partir de 2008 e devido ao grande sucesso que alcançaram inclusive através da internet, suas ilustrações voltaram em outra campanha de boas maneiras nos metrôs de Tóquio em 2010.

Todas as ilustrações vem com legendas em inglês e japonês, mas mesmo que você não entenda as duas línguas, não se preocupe pois as imagens já falam tudo e mais um pouco!!! 🙂

Campanha 2008 “Por favor, faça isso em casa”


Veja também:
Yamanote Line, a linha de trem que anda em círculo
12 criaturas que assombram os trens lotados de Tóquio
Luzes azuis em estações de trem podem evitar suicídios
Os incríveis trens suspensos no Japão
Tóquio, a cidade mais limpa e segura do mundo
Tokyo Sky Tree, a maior torre do Japão

O conceito de design de Yorifuji é muito interessante. Em sua campanha de 2008 intitulado como “Por favor, faça isso em casa”, vemos um personagem masculino com óculos escuros.

Segundo Yorifuji, “Os óculos ofuscam a emoção e refletem melhor o desconforto. As pessoas não expressam explicitamente seus sentimentos. Então, o personagem lê a mente das pessoas e reflete o que elas estão sentindo.”

Em 2010 no entanto, ele mudou a estratégia usada em seus projetos, que ganhou o nome de “Por Favor, Faça isso de novo”. Ele acredita que transmitindo uma mensagem positiva ao invés de negativa é melhor aceita pelas pessoas. Ou seja, ao invés de dizer: ‘Não faça isso’ é melhor dizer ‘Vamos fazer isso’.

“Ao invés impor regras ou leis rigorosas, ele considera que transmitir às pessoas um sentimento de cordialidade traz melhores resultados para quem frequenta esse tipo de transporte público. E parece que sua estratégia realmente deu certo, pois suas ilustrações ganharam uma grande popularidade entre as pessoas que frequentam o Metrô de Tóquio. Veja abaixo a Campanha de 2010:

Campanha de 2010 “Por Favor, faça isso novamente”

Poster Boas Maneiras Metrô em Tóquio fotos

Fontes de pesquisa e imagens: Gakuran, Tokyo Reporter

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Douglas Lima

    As vezes quando pedimos com ”jeitinho” acaba trazendo bons resultados, seja aqui ou em qualquer lugar.

  2. Rodrigo

    Muito criativas as maneiras que o metrô cria para incentivar esses atos 😀

  3. Japão em Foco

    Oi Rodrigo e Douglas!
    Não sei se aqui no Brasil esse jeitinho resolveria, mas pelo menos no Japão parece que tem dado certo. Abraços!

  4. Japão em Foco

    Oi Caleb!
    É verdade, esse é mais um pôster utilizado nos metrôs em Tóquio. Eu até comentei sobre esse evento dentro do trem nessa matéria sobre o Yamanote Line, o trem circular de Tóquio. Abraços! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *