Você sabe o que são “Olhos Sanpaku”?


Olhos Sanpaku

Sanpaku (三白) ou Sanpaku gan (三白眼) são termos japoneses que significam “três brancos”. Trata-se de uma característica presente em algumas pessoas onde o branco dos olhos podem ser vistos acima ou abaixo da íris. Pode parecer uma coisa normal, mas no Japão, existe uma espécie de superstição a respeito desses olhos que pode inclusive interferir no destino.

Na verdade, para algumas pessoas essa superstição é levada bem a sério, especialmente pelo japonês George Ohsawa (cujo nome verdadeiro é Nyoichi Sakurazawa). Ohsawa é conhecido por ser o criador da Dieta Macrobiótica e desde a década de 60 tem relacionado a morte de figuras famosas americanas (Marilyn Monroe, JFK) com os Olhos Sanpaku.

Desde então, muitas pessoas têm especulado se existe realmente alguma conexão entre sanpaku e o destino das pessoas que possuem essa característica. No entanto, vale lembrar que não existe nenhum fato científico que possa comprovar isso. Mas a título de curiosidade resolvemos trazer mais informações a respeito dessa superstição pra lá de inusitada.

Em 1965, George Ohsawa publicou um livro chamado “Sois todos Sanpaku”. No entanto, esse conhecimento se popularizou no Ocidente somente na década de 90. No livro, Ohsawa explica que essa característica pode indicar um desequilíbrio espiritual, emocional, psicológico ou orgânico, deixando a pessoa mais suscetível a doenças ou acidentes fatais.

Segundo Ohsawa, os sintomas mais comuns de uma pessoa Sanpaku são fadiga crônica, baixa vitalidade sexual, reflexos ruins, mau humor, incapacidade de dormir bem e falta de precisão nos pensamentos e ações. Ele diz no livro que a dieta macrobiótica é capaz de corrigir essa condição e criar um estado de saúde, harmonia e bem-estar, internos e externos”.

Existem dois tipos de olhos Sanpaku:

1. Sanpaku Yin: É quando os brancos dos olhos podem ser vistos abaixo da íris. Segundo a superstição, pessoas que tem esses olhos estão propensas a se colocar em situações de risco e podem, eventualmente sofrer uma morte trágica. Podemos citar como exemplos a Princesa Diana, Abraham Lincoln, John F. Kennedy (JFK), James Dean e John Lennon.

John Lennon inclusive escreveu uma canção para Yoko, Aisumasen ( I’m sorry), onde citou sobre sua condição “sanpaku”. O ídolo teve morte trágica, assim como outros sanpaku: Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elvis Presley, Indira Gandhi, Jim Morrison, Michael Jackson, etc.

2. Sanpaku Yang: É quando o branco dos olhos podem ser vistos acima da íris. Segundo a superstição, pessoas com esses olhos possuem um temperamento explosivo e tendência violenta. Em outras palavras, pessoas Sanpaku Yang são propensas a serem mais impulsivas e com isso, podem cometer atos impensados. Como exemplo, podemos citar Charles Manson.

Pra quem não sabe, Manson foi responsável pela mais assustadora série de assassinatos da história dos Estados Unidos. Podemos concluir então que Sanpaku Yin costumam ser vítimas de eventos fatídicos, enquanto Sanpaku Yang são os causadores de tais eventos.

Ou seja, o branco abaixo da íris (Sanpaku Yin) supostamente significa que o “mundo exterior” pode ser a causa de algum infortúnio que venha a ocorrer. Já o branco acima da íris (Sanpaku Yang), significa que o “mundo interior” é que pode ser o causador do infortúnio.

Bom, imagino que a essa altura você já deve ter corrido para um espelho para ver se os seus olhos são Sanpaku, acertei? Muita calma nessa hora… Caso seus olhos sejam Sanpaku, respire fundo e não entre em pânico, afinal nada disso é cientificamente provado.

Olhos Sanpaku são como os famosos horóscopos sanguíneos (Ketsueki gata) populares no Oriente. Há quem acredite ou não. Na verdade, olhos Sanpaku não são levados tão a sério nem mesmo no Japão. E essa característica não deve ser usada como parâmetro para definir se alguém é um potencial psicopata ou está destinado a um fim trágico ou prematuro.

Além disso, dependendo de como você inclina a cabeça, revira os olhos ou faz uma careta, vai parecer mesmo que tem olhos sanpaku. E isso em hipótese nenhuma deve ser entendido como um anúncio de morte ou que um ataque de fúria está prestes a acontecer, combinado?

Portanto, se você tem olhos sanpaku, não se importe com essas superstições. E saiba que muita gente considera olhos Sanpaku muito fofos (kawaii). E aí? Qual sua opinião sobre Olhos Sanpaku? Acredita? Não acredita? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Fontes: Kotaku, Tofugu

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Tem um filme brasileiro de terror dos ano 90 que explorou esse tema “A Maldição do Sanpaku”.

  2. Oi Tiago.
    Não sabia disso… 😉
    Obrigada por compartilhar essa informação.
    Um abraço

  3. eduardo

    quem é essa primeira moça da foto?
    acho que ja a vi num filme

  4. Bete

    Sou a Bete e tenho os dois, em baixo e em cima, e agora, mato ou morro?

  5. Dulce

    Bete, tive que rir com o seu comentário. 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *