Golden Week, Semana Dourada no Japão

Golden Week

Golden Week, Semana Dourada no Japão

O Golden Week (ゴールデンウィーク ) é a Semana Dourada no Japão e consiste em um conjunto de feriados nacionais que vai geralmente de 29 de abril a 5 de maio. Há quatro feriados nacionais durante este período: Dia do Showa (29 de abril), Dia da Constituição (3 de maio), Dia do Verde (4 de maio), e Dia dos Meninos (5 de maio).

Muitas pessoas aproveitam esse feriado prolongado para viajar pelo país ou exterior ou então ficam em casa, simplesmente descansando. Afinal, a maioria das empresas, fábricas, alguns coméricios e escritórios japoneses fecham por cerca de uma semana a 10 dias, dependendo do calendário e com isso as pessoas tem a oportunidade de tirar férias, viajar, passear e descansar.

O primeiro feriado durante a Semana de Ouro é 29 de abril é o Showa no Hi, em comemoração ao aniversário do ex-imperador da Era Showa. O segundo feriado é em 3 de maio é o kenkoku kinen no hi (kenpou kinenbi) que é o Dia da Constituição japonesa, que entrou em vigor no dia 3 de maio de 1947.


Dia 4 de maio é o dia de Midori no Hi (Dia do Verde), uma data dedicada à apreciação do meio ambiente e a natureza. O último feriado é Kodomo no Hi (Dia das Crianças) em 5 de maio e tem como objetivo rezar para o crescimento saudável dos meninos.

Nesse dia, a tradição japonesa manda que as famílias com meninos pendurem flâmulas de carpa (koinobori) do lado de fora de suas casas, pois acreditam que as Carpas simbolizam felicidade e sucesso na vida das crianças.


Além disso, bonecos de samurai chamados de Gogatsu ningyo (Bonecos de Maio) são exibidos no interior de suas casas. Como vimos, a Semana Dourada é um feriado muito esperado pelo povo japonês, pois é o segundo feriado longo após Oshougatsu. Se os feriados do Golden Week coincidirem com o final de semana, é sem dúvidas nenhuma, uma “oportunidade de ouro”.

É o momento para viajar pelo Japão, aproveitando o clima ameno dessa época do ano. Só não esqueça de planejar com antecedência a viagem no Golden Week, pois devido à grande demanda, aeroportos e estações de trem, estão abarrotados de gente e muitas vezes é complicado encontrar vagas até mesmo em hotéis.

Golden Week – Feriados Nacionais

• 29 de abril: Showa no Hi (Dia do Showa)
• 03 de maio: Kenpou-Kinenbi (Dia da Constituição)
• 04 de maio: Midori no Hi (Dia Verde)
• 05 de Maio: Kodomo no Hi (Dia das Crianças)

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Stefany

    Estava curiosa sobre isso depois que li num mangá (Sukitte Ii nayo). Imaginei que fosse um período sem aulas, pois na história, a menina usaria dois dias da Golden Week para fazer voluntariado numa creche.
    Obrigada por explicar! 😀

  2. Pingback: Viagem ao Japão - Como Gastar Pouco | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *