Life, um dorama sobre Ijime (Bullying)

Dorama Life

Dorama Life – J-Drama sobre Ijime (Bullying)

Life ( ライフ ), com tradução em português de “Vida”, é um J-Drama adaptado do mangá de Keiko Suenobu com o título do mesmo nome. Este drama é muito interessante pois nos mostra o lado obscuro da vida escolar no Japão. A história centra-se principalmente sobre o Ijime, que significa bullying em japonês.

O mangá inclusive ganhou o prêmio Kodansha Mangá na categoria Shoujo. Tanto o mangá como o dorama valem a pena serem vistos, pois retrata a realidade enfrentada na maioria das escolas japonesas. Não é de hoje que o Ijime é um problema social grave na sociedade japonesa, que muitas vezes tem um triste fim como o suicídio.

No live action os temas suicídio e estupro também são abordados, menos a auto-mutilação, tema presente apenas no mangá. Mas de qualquer forma, as cenas de violência moral e física contra a personagem Ayumu são muito chocantes tanto no mangá como no dorama, que foi exibido em junho de 2007 pela Fuji TV.

dorama Life

Elenco do dorama Life

Kitano Kii como Shiiba Ayumu
Fukuda Saki como Anzai Manami
Hosoda Yoshihiko como Sako Katsumi
Hojo Takahiro como Sonoda Yuuki
Seki Megumi como Hatori Miki
Hoshii Nanase como Hirose Nodoka
Suenaga Haruka como Iwamoto Midori
Natsume Suzu como Uda Rie
Nakamura Tomoya como Kano Akira
Hirano Sayaka como Sato Reina
Yamada Kenta como Endo Koichi
Uemura Chika como Kadokura Yukino

Sinopse do dorama Life

Embora não se considere inteligente, Ayumu Shiiba (Kitano Kii) se esforça ao máximo para conseguir entrar no colégio Nishidate junto com a sua melhor amiga Shinozuka. Porém, por apenas um ponto ela acaba conseguindo a última vaga no colégio, ao contrário de sua amiga CDF, que não teve a mesma sorte que ela.

Shinozuka culpa Ayumu por perder a vaga no colégio dos seus sonhos e furiosa termina a amizade com Ayumu. Frustrada, Shin chan tenta o suicídio, fazendo com que Ayumu se sinta culpada. Mesmo magoada com a situação, Ayumu começa a frequentar as aulas no novo colégio e faz amizade com Manami (Fukuda Saki).

O problema é que Manami tem um namorado (Sako Katsumi) e este começa a assediar Ayumu, ameaçando contar tudo para Manami. Porém os boatos que começam a rolar na escola é a de que foi Ayumu que seduziu Sako, deixando Manami com tanto ódio a ponto dela começar a praticar o ijime (bullying) contra Ayumu.

A vida de Ayumu se torna um verdadeiro inferno e ela precisa lutar diariamente para vencer o Ijime físico e psicológico que sofre de Manami e outros colegas da escola que estuda, as falsidades entre os colegas da classe, além de ainda ter que lidar com o sentimento de culpa pelo suicídio de Shin chan, sua melhor amiga.

É incrível ver a força com que Ayumi tenta a cada dia vencer toda a violência que sofre. Sem sombras de dúvidas é um dorama emocionante apesar de violento, mas vale a pena assisti-lo. Inclusive, acho que deveria passar nas escolas do país como forma de mostrar o quanto o bullying é prejudicial na vida de qualquer pessoa.

“Um ser humano que é encurralado não tem escolha exceto ser forte. Não serei derrotada.” (Frase célebre de Ayumu Shiiba) 🙂

Confira o dorama Life completo abaixo:

O dorama Life possui 11 capítulos e caso a playlist acima não estiver funcionando, acesse o site Sakura Animes. Se você já assistiu, deixe a sua opinião a respeito desse dorama tão impactante, mas que faz parte da realidade de muitas escolas 🙂

Quer Aprender Japonês?

20 Comentários

  1. Douglas Lima

    pode ter certeza que vou assistir!! muito obrigado pela recomendação

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Assista sim… Eu assisti e realmente me surpreendi com este drama. Infelizmente o bullying é uma triste realidade em muitas escolas não só do Japão, como em outras partes do mundo. E este dorama mostra bem essa realidade. Abraços!

  3. Lailla

    Foi o primeiro dorama q assisti
    é muuuuuuuuuuito bom 😮
    n conseguia tirar os olhos do pc por um segundo e só deu pra respirar quando acabou
    aushauhsuahsuahsuahsuahs
    fui dormir 5 da manhã por causa disso u.u

  4. Japão em Foco

    Oi Lailla!
    É bom mesmo… gostaria que vocês me dessem mais sugestões de doramas tão bons quanto este… Quero montar um post com sugestões de ótimos doramas. Abraços! 🙂

  5. Lailla

    eu assisto bem mais doramas coreanos…
    mas se quer uma boa sugestão de um dorama japones te recomendo Ikemen Desu Ne *—-*
    é muuuuuuuuuuuuuuuuito bom

  6. Japão em Foco

    Oi Lalila!
    Valeu pela dica. Vou procurar pra assistir! Abraços!

  7. Jamille

    Oi, obrigada pela dica. Ultimamente tenho assistido muitos dramas coreanos. Precisava assistir um japonês tbm. 😀

  8. Japão em Foco

    Oi Jamille!
    Pode assistir esse sem medo, pois é muito bom! Em breve postarei outras dicas de doramas japoneses! Abraços!

  9. otonashi22

    quero recomendaçoes de doramas japoneses , por favor se tiver :

  10. angelo

    Desculpe minha ignorancia mas é baseado em fatos reais? se for vo querer ver.^^
    Gosto de ver para tentar entender varias cituaçoes que podem coincidir com outros paises(brasil).

  11. Japão em Foco

    Oi Angelo!
    Pode-se dizer que é baseado em fatos reais sim, já que o ijime é um problema recorrente no Japão! Abraços!

  12. Um dos melhores doramas que já assisti!Recomendo e ainda mais por se tratar de um assunto tão discutido atualmente.

  13. Isabella gonçalves

    Olha gente estou assistindo e simplesmente adorando,amando e realmente impressionada com esse dorama !!!!!!!!!! É realmente incrivel esse dorama!!!!!!!!!!!mas ao mesmo tempo bem pesado e forte devido as cenas de violencia e fortissimas por sinal!!!! Mas emocionante ao mesmo tempo!!!!!!E sinto que esse foi um dos melhores doramas japoneses que eu ja assisti e não imaginava que seria tão ótimo assim de assistir!!!!!!!sem contar que é outro nível de programação, melhor que malhação, alta estação. Se quer assistir algo de bom super recomendo assistir Life!!!!! Pode ser bem triste, conter cenas fortissimas de violÊncia mas super recomendo pra qualquer um assistir!!!!!mas que infelizmente é uma dura realidade que acontece nas escolas em qualquer canto do mundo e o dorama life é um exemplo disso retratando da escola em que a ayumu estuda.

  14. Ana Clara Venancio

    Vou assistir! Li o mangá e não entendi muito bem, parou no quinto capítulo

  15. Marcio Roberto

    Já vi todo o dorama, é simplesmente fantástico. Muito forte realmente e demanda muito estômago. Já o mangá eu li mas parei não faltando muito pro fim, li online e em inglês, e a história sinceramente acabou me cansando muito. Mas claro, teve muita gente que gostou e tudo mais. Alguns comentaram o fato de que o Dorama excluiu realmente a auto-mutilação mas sinceramente isso nem fez mesmo falta, pois o dorama mesmo assim está longe de ser leve. Ah, e recomendo também Hana Yori Dango onde embora não seja o foco, tem também doses altas de Ijime e tanto o anime como o dorama são ótimos, e ainda tem um mangá também.

  16. Oliver Kroos

    Tem esse drama legendado em pt? Adoraria assisti-lo.

  17. E o pateta aqui torcendo pelo casal Ayumu X Miki. As duas combinam demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *