Antes da chegada do tufão Hagibis, o céu do Japão ganhou tons de rosa e púrpura!


Antes da passagem do tufão Hagibis, o céu do Japão ganhou tons de roxo e púrpura

Horas antes da tempestade e dos ventos fortes trazidos pelo tufão Hagibis atingissem Tóquio e as áreas circundantes, os moradores capturaram fotos do céu em tons de roxo e púrpura.

Muitas pessoas compartilharam imagens deslumbrantes do céu do Japão nas suas mídias sociais. Alguns especularam que era um presságio da destruição que estava por vir.

Lindo céu no Japão antes do tufão. Parece pacífico, mas na verdade é um indicador de que a tempestade está chegando #PrayForJapan”, escreveu um usuário do Twitter.

Chuvas fortes fazem com que partículas menores de luz se espalhem a luz em todas as direções. O resultado é um céu repleto de tons violeta e púrpura.

Mas por que o céu do Japão ganhou esses tons incríveis de rosa, violeta e púrpura antes da tempestade chegar? Na verdade, trata-se de um fenômeno climático chamado Dispersão que ocorre geralmente pouco antes da chegada de um grande tufão ou furacão.

A luz é uma onda eletromagnética que pode viajar no vácuo. A luz solar é composta por inúmeras ondas de diferentes comprimentos.

Nossa visão limitada pode ver uma certa faixa desses comprimentos de onda, que correspondem a cores diferentes, sendo o violeta o menor comprimento possível.

Horas antes da passagem do tufão Hagibis, o céu do Japão ganhou tons de rosa e violetaA dispersão de Rayleigh nos permite enxergar cores que normalmente nossa visão limitada não consegue enxergar em condições climáticas normais.

À medida que a luz solar atinge a Terra, as cores conseguem atingir a superfície sem interrupção, no entanto, comprimentos de onda mais curtos, como violeta ou azul, são espalhados em todas as direções pelas moléculas gasosas do ar.

Esse fenômeno é chamado de dispersão de Rayleigh. Normalmente enxergamos a cor azul, mas por causa dessa dispersão e pelas condições fornecidas pelo tufão tais como umidade, é possível enxergar a cor violeta que em condições normais é muito difícil de ver.

Antes da passagem do tufão Hagibis, o céu do Japão ganhou tons de roxo e púrpuraEm condições normais, nossos olhos podem detectar apenas o azul, mas durante uma tempestade, o roxo às vezes pode se tornar visível.

Últimas notícias sobre o Tufão Hagibis

O Hagibis, considerado o mais poderoso a atingir o país nas últimas seis décadas, chegou no último sábado (12) acompanhado por rajadas de quase 200 km/h, que afetaram 36 das 47 prefeituras do país, causando deslizamentos e inundações de mais de 176 rios.

Até o momento foram contabilizados 74 mortes e mais de 200 feridos. Mais de 12 mil residências alagadas. Destas, 900 casas foram total ou parcialmente destruídas.

As autoridades e os serviços de resgate locais ainda trabalham para avaliar os danos e auxiliar os atingidos. Uma operação com mais de 100 mil soldados, bombeiros, policiais e agentes da guarda costeira busca por sobreviventes nas zonas inundadas, que foram afetadas por deslizamento de terra, e por alagamentos provocados pelas chuvas.

Imagens postadas por usuários do Twitter

Fonte: zodab.com, okezone.club

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Amo as cores, mas NUNCA quero ver violeta, púrpura no céu… sinais de tufão a caminho!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *