Flores de Ameixa e Seu Simbolismo no Japão


Prunus mume - flores de ameixa

Flores de ameixeira e o seu simbolismo no Japão

Quando pensamos em primavera no Japão, imediatamente nos lembramos do Sakurá, mas tem outra flor de origem chinesa que também simboliza a estação e desempenha um papel especial na cultura japonesa: As Flores de Ameixa (Prunus mume), que abrem seus botões entre os meses de fevereiro e março.

Por causa de sua beleza singela e delicada, as flores de ameixa são muito retratadas em diversos tipos de arte na cultura asiática como poemas, pinturas, canções, etc. Quando as flores de ameixa começam a brotar, os japoneses entendem que o frio do inverno está se despedindo para dar lugar ao calor ameno da Primavera.

Flores da ameixeira

A flor de ameixa, apesar da sua aparência delicada, é símbolo de persistência, obstinação, resiliência e perseverança, pois elas florescem ainda no inverno, quando os galhos ainda estão repletos de neve. Por causa disso, é considerada um símbolo de ambas as estações, pois simboliza o fim de uma e o começo da outra.

Devido a sua resistência ao frio, ela é considerada uma dos “Três Amigos do Inverno”, ao lado do pinheiro e do bambu. Também faz parte da lenda dos “Quatro Cavalheiros”, junto com a orquídea, o crisântemo e o bambu. Se isso não bastasse, ainda é considerada uma das Flores das 4 estações: Orquídea (primavera), lótus (verão), crisântemo (outono) e a flor de ameixa (inverno).

Outra característica peculiar das flores de ameixa, é o fato delas florescerem antes mesmo das folhas. No Japão e na China, muitas pessoas plantam uma ameixeira no jardim, sempre voltada para a direção nordeste, pois dizem que isso traz sorte e espanta os maus espíritos. A maioria das flores de ameixa têm cinco pétalas e sua cor pode variar do rosa clarinho, quase branco ao rosa escuro.

Exitem muitas variedades com mais de cinco pétalas (Eja-Ume) e chorões (Shidare-Ume ) e ao contrário do sakura (flores de cerejeira), as flores de ameixa tem uma fragrância forte, porém doce. Na China, ela foi nomeada como “Flor Nacional”.

Flor de ameixa e seu simbolismo no Japão

Entre os meses de fevereiro e março, muitos festivais das ameixeiras (Ume Matsuri) são realizados no país, especialmente em parques públicos, santuários e templos. Em Tóquio, os festivais mais famosos são o Setagaya Ume Matsuri (Parque Hanegi) e Matsuris no Koishikawa Korakuen e santuário Yushima Tenjin.

Além de simbolizar perseverança e esperança, a flor de ameixa também representa a beleza, a pureza e a transitoriedade da vida. Segundo o confucionismo, cada uma de suas cinco pétalas representa as “Cinco Bençãos Chinesas” que todos desejam ter em suas vidas: Vida longa, Fortuna, Amor Virtuoso, Saúde e Morte Natural.

Ume, o fruto da ameixeira

Ume na culinária japonesa

Sua fruta, conhecida como ume, ameixa japonesa ou abricó japonês, está presente diariamente na dieta japonesa. Seu sabor é mais azedo, bem diferente da ameixa ocidental. É consumido especialmente como conserva (tsukemono) e leva o nome de umeboshi. A ameixa ume também é usada para fazer vinhos e vinagres.

Os japoneses são no geral muito supersticiosos e acreditam que comer umeboshi no café da manhã afastará má sorte e infortúnios. Superstições à parte, o ume oferece uma série de benefícios para a saúde: É rica em vitamina C, cálcio, potássio e fibras dietéticas, e ao mesmo tempo que é pobre em gordura e calorias.

É um alimento muito usado na medicina tradicional chinesa: Por causa de suas propriedades antimicrobianas é eficaz para combater bactérias patogênicas que causam doenças bucais, assim como cáries dentárias. Também ajuda a prevenir e tratar doenças gastrointestinais como gastrite e úlceras gástricas

Vídeo com as flores de ameixeira


Link do vídeo (YouTube)

Ume no Koen – Yoshino Baigo (Tóquio)


Link do vídeo (YouTube)

Fontes de Pesquisa e Imagens: Wikipedia, Japan Guide

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Claudinéia

    😉 Amei! Linnndas! São flores adoráveis! Por isso que as ameixas são deliciosas!

  2. Pingback: Ume Matsuri (Festivais das Ameixas) | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *