Hábitos japoneses que todos deveriam seguir


10 hábitos japoneses que todos deveriam seguir

Costumes japoneses que todos deveriam seguir

No Japão existem muitos hábitos e costumes que nos mostram porque de maneira generalizada, essa nação é tão longeva, organizada e harmoniosa em sociedade. Claro que não existe nenhum país perfeito, mas existem certas atitudes japonesas, comuns no dia a dia ou na alimentação que são grandes exemplos para outros países.

Alguns com certeza devem seguir alguns desses hábitos, mas de qualquer maneira, resolvi fazer uma pequena lista de bons hábitos japoneses que acredito que todos deveriam seguir. Fiquem à vontade para discordar ou para sugerir outros costumes japoneses interessantes que poderíamos adotar no nosso dia a dia.

Veja alguns destes hábitos

1. Tirar os sapatos ao chegar em casa

Em praticamente todas as residências japonesas você verá um genkan, uma espécie de degrau abaixo da entrada principal. Os japoneses costumam tirar os sapatos, deixando-os no genkan e entram na casa apenas de meias ou com suripas especiais que só são usadas no interior da residência. Esse hábito ajuda a evitar possíveis contaminações trazidas da rua, além de ajudar a manter a casa mais limpa.

Esse hábito de trocar os sapatos por suripas ou sapatilhas especiais também se estende às escolas, hospitais, fábricas de alimentos, entre outros locais. Tudo isso para evitar que a sujeira ou alguma contaminação entre para dentro do ambiente.

Tirar sapatos no Japão

2. Agradecer antes e depois das refeições

Os japoneses tem o hábito de iniciar a sua refeição com a palavra “Itadakimasu” (いただきます), que seria uma forma de agradecimento a todos aqueles que direta e indiretamente contribuíram para que aquela refeição pudesse estar à mesa. Ao terminar a refeição, eles dizem a frase “Gochisōsama deshita” (ごちそうさまでした), que pode ser traduzido como “Obrigado por esta refeição”.

Itadakimasu e goshisosama

3. Usar máscaras hospitalares

Durante o ano todo, percebemos um grande número de pessoas que usam máscaras hospitalares, seja por causa de alergias como o kafunsho, viroses ou resfriados. Muitos podem estranhar esse hábito, mas ele ajuda um bocado a proteger o contágio de doenças como uma simples gripe e outras doenças contagiosas.

máscaras

4. Fazer ginástica antes de iniciar o trabalho

Os japoneses costumam fazer uma ginástica matinal coreografada antes do trabalho chamada de Radio Taiso. Seria uma espécie de aquecimento para o corpo começar o dia bem. Também é comum em escolas antes do início das aulas e também podemos ver muitos adultos e idosos fazendo ginástica taiso em parques ao ar livre.

Radio Taiso, ginástica japonesa

5. Não jogar lixo na rua

No geral os japoneses se preocupam em não sujar as ruas por onde passam, portanto quando não encontram lixeiras pelo caminho, eles costumam levar o lixo pra casa para jogar fora. Como no Japão não há funcionários de limpeza (gari) e são os próprios moradores locais que se revezam para catar o lixo e fazer a limpeza nas ruas, cada cidadão procura fazer a sua parte, contribuindo para o bem estar de todos.

Não jogar lixo na rua

6. Ajudando na limpeza

Nas escolas, os alunos ajudam a limpar a sala de aula e nas fábricas e empresas são os próprios funcionários que se encarregam da limpeza, incluindo o banheiro. Já nas residências, é a dona de casa e outros integrantes da família que cuidam da limpeza. Ter empregada doméstica e babás não é uma coisa comum no Japão e por isso a família toda procura contribuir de alguma forma nos afazeres domésticos.

Alunos fazendo a limpeza da escola

7. Separar o lixo

No Japão, se encontrarem um saco de lixo misturado, é certo de que o deixarão pra trás com um adesivo bem grande dizendo para fazer a separação correta.

Como consequência, sua reputação perante a vizinhança não ficará nada boa. Dá trabalho?

No início sim, por pura falta de costume, mas depois que se torna um hábito, você acaba achando uma “moleza” e percebe que é um esforço que vale a pena.

A sociedade japonesa é bem organizada e rigorosa em relação à coleta e separação de lixo. Tudo é devidamente separado como papelão, isopor, plásticos, garrafas PET,  garrafas de vidro, latas de alumínio, etc.

Desta forma, é possível fazer uma reciclagem eficiente, reaproveitando o máximo possível, evitando o desperdício.

Separar o lixo no Japão

8. Recolher o cocô do cachorro

Fala sério gente… não há nada mais desagradável do que pisar em uma m… de cachorro né? No Japão, raramente acontece isso, pois as pessoas levam seus cães para passear munidos de um saquinho e uma pazinha para recolher o cocô que eventualmente seus companheiros de estimação deixarem pelo caminho.

Recolher o cocô do cachorro

9. Usar bicicleta como meio de transporte

Está aí uma coisa que admiro muito na sociedade japonesa. Eles usam bicicleta pra tudo, pra ir ao mercado, levar os filhos para a escola ou ir ao trabalho. Além de ajudar a reduzir o tráfego de carros nas ruas, também é um transporte ecologicamente correto, além de ser um hábito que ajuda a combater o sedentarismo.

Bicicleta no Japão

10. Ter bons hábitos alimentares

A fama da longevidade dos japoneses está basicamente em sua alimentação, composta com muitas verduras, legumes e peixes, incluindo no café da manhã. Outro grande hábito alimentar japonês é o chá verde, consumido diariamente. O chá verde é muito benéfico para a saúde pois é rico em antioxidantes e nutrientes que ajudam a reduzir as taxas de colesterol, pressão arterial e os riscos de obesidade.

Alimentação japonesa

Bom, espero que tenham gostado da matéria de hoje! Pretendo fazer a segunda parte deste artigo, portanto dicas e sugestões de todos serão bem vindos! 😉

54 Comentários

  1. Janaina

    😀 😉 AMEI A REPORTAGEM

  2. may

    bem, sei que o que vou dizer não é bem um habito, mas uma questão de educação, mas acho que merece referencia: o excelente atendimento nas repartições publicas aqui no Japão. Me dá arrepios ao lembrar ao lembrar como as coisas eram no Brasil. Espero que tenha melhorado…

  3. Tanuki

    No Japão seja em restaurantes ou hotéis não existe a cobrança dos 10% de gorjeta.E mesmo assim, o atendimento é de excelente qualidade.

  4. Guilherme

    Muito obrigado pela matéria!

  5. Deise Machado

    Infelizmente brasileiros estão longe desses bons hábitos. Infelizmente.

  6. Mara

    É um país onde educação e o respeito sempre vem em primeiro lugar, gostei muito da matéria.

  7. Mario Saozin Asato

    Muito legal a matéria, acho que tudo é uma questão cultural, mas é através da educação que se constrói esses hábitos. Ensinar as crianças é mais fácil que corrigir os adultos. Obrigado!

  8. Fisako Iuchi

    Aqui já se adota algumas dessas regras: aprendi quando fui a passeio no Japão em 2001. permanecendo por um mês. Nas lojas e supermercados os trocos eles devolvem a cada centavos. Ao passo que aqui no Brasil o povo não tem o hábito de devolver os trocos. Somando todos os trocos que deixam de devolver aos clientes no final dá uma fortuna!!!!

  9. Sumiko Higashi

    Que coisa boa seria se o Brasil fosse assim!!!

  10. floriano

    A educação das crianças no japão è de tirar o chapéu não tem iqual.

  11. Hiroko

    Também não sei se enquadraria como um hábito, pois deveria ser obrigação desde o começo, mas mais pais me educaram a respeitar os idosos, sejam avós ou desconhecidos e hoje sou eu quem cuido de minha vó. Os japoneses também são bem patriotas e tem orgulho e honra de serem intitulados japoneses. Infelizmente nós brasileiros só nos orgulhamos em época de Copa. E para finalizar, aprendi que temos qe deixar as coisas exatamente como estavam, se for à praia, deixar limpo, se for a um hotel, não levarmos nada daquilo que não nos pertence e assim por diante. Me impressionei ao ir um show no Japão e ao final da apresentação ver todos limpando e recolhendo tudo o que consumiu.

  12. Jonatan Calemi

    Uma coisa importante que é um hábito bem conhecido dos japoneses: o respeito ao professor. Os mestres são os únicos que não precisam prestar reverência ao imperador, pois entende-se que um bom imperador é aquele que teve bons mestres.

    Falta muita educação no nosso Brasil, há quem diga que é normal professores ganharem menos que um presidiário, serem agredidos por alunos de ética e moral duvidosa diariamente nas salas de aula, e não bastasse, serem alvos de cavalaria e balas de borracha pelo simples fato de pedirem por planos de carreira melhores. É o futuro da nossa nação.

  13. gtleiria

    😛 Muito legal….Nunca é demais sabermos ..Cultura é muito bom sempre e deveremos seguir……Aqui no brasil já começou o saquinho apar o coco do cão…..E em algumas cidades multa por jogar palel ao chão ou algo assim..Deveria ser geral….Em todo o país…

  14. mi

    eu tb admiro muito o japao e a educação deles. Mais nw são em todos os lugares e todas as pessoas que são educadas. Na minha fabrica eu comprimento de manha falando bom dia e tem gente que nem responde.E outra eles tem o costume de falar com a boca cheia e são muito frios e as vezes ignorantes.

  15. janete

    Estoy encantada de esa matéria, los japoneses me encanta Parabnéns por sus regras e costumes. Es un exemplo p muitos paises

  16. Tiago

    @Jonatan Calemi,
    Errado. Todos são. E o respeito ao professor no Nippon ainda que chega MUITO superior no cagalixão, mas tem diminuído pelos alunos.

  17. Henrique Teruo Matsuo

    seria ótimo se esta cultura pudesse ser mantida pelo menos pelos descendentes dos japoneses, já que é muito difícil desenvolver esta cultura para os não japoneses. arigatoo

  18. Pingback: 10 Coisas para serem aprendidas com o Japão | Curiosidades do Japão

  19. Japão em Foco

    Oi Pessoal!
    Muito obrigado por todos os comentários!
    Fico feliz que tenham gostado!
    Abraços

  20. Jade

    Não tem gari no Japão?! Eu nunca havia pensado sobre isso O_o

    Bom, alguns itens acima eu faço: Sempre tiro meus sapatos ao chegar em casa e uso meus chinelos já que não ando na rua com eles. Também agradeço pela comida, guardo o lixo que está comigo se não achar lixeira na rua, me preocupo em separar o lixo e cheguei até em insistir pra minha mãe me levar a algum lugar para poder colocar várias folhas de papel na reciclagem.

    Fazer exercício antes de iniciar o trabalho e as aulas ajudaria a acordar e ficar bem, deveriam adotar logo isso aqui. u.u

    Que paraíso é o Japão :3

  21. Nairu

    Os brasileiros só querem tirar vantagens, pessoas honestas são taxados de bobos, não pode descuidar de nada que passam a mão mesmo, entra no seu quintal pra roubar frutas, coisas que no Japão não tem!
    Sinto muita falta desse Pais, o nosso tá longe de melhorar, é um País rico, mas as pessoas são muito pobres e safados!

  22. Pingback: Japão - Um exemplo a ser seguido | Curiosidades do Japão

  23. Jeff

    O único problema dos japoneses que nunca será esquecido foi o apoio a Hitler na 2ª guerra e as atrocidades cometidas pelos mesmos na China e nas Coreias… Será difícil para quem sofreu na mão deles, esquecerem…

  24. Fabricio

    Pessoal fala “ah pena que no brasil não é assim…”.
    Gente,nenhum presidente ou líder precisou impor ou ensinar isso.Esses costumes são parte da cultura,todos nascem em um ambiente de respeito e coletividade.E esse senso coletivo vem de cada um.
    A mudança tem que partir de cada um,não de uma autoridade superior.
    Se o Brasil está na fossa moral (que é culpa de todos os governos que já passaram,e não somente o atual),boa parte da culpa é do povo.
    Outros falam que é culpa da falta de educação no país,mas não é na escola que se aprende que a roubar,matar,ser corrupto,ser indiferente com o outro é errado.
    Se queremos um país mais sério,a mudança deve vir de baixo.

  25. Pereirinha

    trabalhei por dez anos em uma empresa japonesa,e convive com muita honra e prazer com essa raça e aprende um pouca dessa cultura,e tenho alguns amigos japoneses muitos legais mesmo. Um povo diferentes. Penso como seria BOM o Brasil se tivesse 5% dessa cultura,…uma utopia,…infelismente o q impera é a Lei Gerson, (levar vantagem em tudo),sem se importar com os outros logo,o espírito de coletividade,bem sonhar,…

  26. Pingback: Educação e civilidade não deveriam vir de berço? | Curiosidades do Japão

  27. Excelente artigo.
    Só acrescentaria no costume de usar máscaras, que muitas vezes a pessoa é que está gripada e por isso não quer transmitir a mesma para os outros (“aite”).
    Mais uma vez, é respeito ao próximo.
    Aliás no Brasil, a ANVISA exige que quem corta os frios no super mercado, use máscaras também, para que uma tosse dele não jogue escarro no meu salame…

  28. Jean Christian

    Excelente matéria, na empresa onde eu trabalho, a prática da ginástica laboral é uma realidade a 5 anos e é uma empresa totalmente nacional com mais de mil funcionários, conheço mais empresas assim também. 😆
    Infelizmente no Brasil os bons costumes só acontecem quando se é obrigado ou pesa no bolso do povo 🙁

  29. miguel matsuzake

    todos que um dia voltam ao brasil percebe a famosa diferença do “irashaimasse” “arigatou gosaimashita” tem uma loja de doces (Takoman)que o atendimento eh tao tao que vc fica ate constrangido de nao comprar nenhum doce… soh vendo p/ acreditar na delicadeza e educaçao das pessoas!!

  30. Katai

    Amo esse país, que tive o prazer de conhecer pessoalmente há 17 anos. Sob vários pontos de vista, o povo japonês é um exemplo a ser seguido pelo mundo. Pra dizer pouco: vejam o exemplo dos idosos, que ofereceram-se voluntariamente para realizar o trabalho de maior risco em Fukushima, a fim de preservar os mais novos. É maravilhoso!

  31. Lene

    Não é tudo isso não, aqui no Japão tem sim japoneses que não tem educação nem uma, na verdade aqui tem de tudo…

  32. JORGE

    EEEEEEEE ISSO AI MUITA SAUDADE DO JAPON
    OBRIGADO POR OPORTUNIDADE QUE TIVE DE PODER ESTAR UM
    DIA AI .
    ARIGATO GOZAIMASHITA.

  33. Fernando Paulo

    Maravilhoso trabalho, tomei conhecimento de coisas que me eram desconhecidas, só fiquei sem saber se de facto no Japão é normal ter empregada doméstica, alguém me sabe informar? Pura curiosidade. Obrigado

  34. Jr

    É claro que existem japoneses sem educação, mas há pessoas que não foram bem educadas , ou então a pessoa está simplesmente sendo ignorante e egoísta com o próximo. Bem não sei se alguém irá entender o que eu quis dizer…

  35. Jr

    Há pessoas que nunca receberam educação da família nem na escola…

  36. Mirian Nobayashi

    Morei dois anos e meio no Japao,e sou apaixonada pelo pais,mesmo sem saber muito do idioma,eu me indentifiquei muito com tudo,quando voltei para o Brasil,foi q me dei conta do tamanho da falta de educaçao no nosso povo chega a ser vergonhoso.Moooorro de saudade de tudo la!!!

  37. Richard

    Que mané Taiso, que nada! O termo correto é “Ginástica da Máquina” rsrsrsrsrs’.

  38. sem falar do dinheiro q e perdido pela populaçao. 80% dele e devolvido, e impressionante.

  39. Wesley Victor dos Santos

    Agradeço, pelo arquivo depositado deste site, tem me ajudado muito a melhorar meu conceito quanto a organização.
    Estou com um trabalho de implantar 5s no setor de trabalho e toda informação é bem vida, se conseguir mais me manda por e-mail.

  40. isso e bem interessante!!!!

  41. suhde

    Olá! Gostei muito da matéria sempre gostei da cultura japonesa por vários motivos, seria bom se o brasileiro tivesse esse habito aqui, porque muitos quando voltam do Japão não trazem o que aprenderam e simplesmente jogam lixo na rua ou se aproveitam de outras pessoas ou são super mal educados, eu mesmo convivi com pessoas que voltaram do Japão e fazem tudo o que no Japão jamais fariam e o mais revoltante é que quando eu chamei a atenção por ter visto jogar lixo na rua, perguntei, no Japão vc fazia isso, me responderam que não, eu novamente falei, e pq vc joga no Brasil que é seu pais de origem, simplesmente virou na maior cara de pau e respondeu pq aqui é Brasil. Sabe acho que educação se leva para onde estiver, é muito fácil as pessoas falarem mal do Brasil (o pais tem problemas sim muitos)e que o Japão e maravilhoso sendo que são esses tipos de brasileiros que estragam o Brasil, muitos só respeitam o Japão pq para tudo há lei, caso o contrario levariam a falta de educação para o Japão também.Bom desculpa se o meu comentário ofendeu alguém, realmente gosto da cultura e educação do Japão, mais me envergonha esses brasileiros que dizem que o Japão é melhor e tudo mais, sendo que eles mesmos são o lixo do povo brasileiro.

  42. Maria Lúcia arruda

    Mto legal essa matéria, mto obrigada, ficarei aguardando as próximas…

  43. Audenir

    Morei no Nihon por 9 anos e 8 meses ,e estou no Brasil a 3 anos não chego a fazer comparações pois e cultural ,o que chamamos organizados pra eles e normal ,ser educado com outros pra eles e uma obrigação sinceramente sinto falta desse pais.

  44. Claudio

    Amigos do Brasil, tem uma dica muito importante a acrescentar sobre refeiõções que fiquei sabendo:
    Os japoneses, desde pequeno são ensinados a não comerem até encher a barriga. O satisfatório deverá ser no máximo até uma sensação de 80% cheio. Os 20% são para poder se mexer e não prejudicar a saúde.
    Tal como o volante de um carro, 20% de folga ao girar permite um controle mais tranquilo.

  45. Renato Carlos Pavanelli

    Vendo o comentário e a aula do Japão em foco bem como outras matérias sobre o Japão, digo sem sombra de dúvidas que o Brasil pela grosseria de seu povo em relação a disciplina, cuidados com o meio ambiente, educação e respeito ao próximo e a si mesmo, o Brasil “Nada mais é de que um Tremendo LIXÃO a céu Aberto”.
    Gostem ou não é a mais pura verdade.

  46. Juarez Machado de Brito

    Sou brasileiro de origem mas japonês de coração, também ! Convivo com japoneses natos, naturalizados e descendentes e eles praticam aqui no Brasil a mesma coisa que fariam no Japão. Pratico com eles Tênis de Mesa ( Terceira Idade) onde temos mesatenistas de 60 anos ou mais. Temos pessoas, homens e mulheres de 80, 90 anos praticando este esporte, muito bem por sinal. Meu relacionamento com eles é excelente ! Considero-os como minha 2ª Família. Lecionei , por muitos anos, História do Brasil, Educação Moral e Cívica e O.S.P.B. Portanto, com conhecimento de causa, só nos falta no Brasil, esta terra maravilhosa, políticos e povo à altura de suas riquezas. Mas tenho esperança que ainda , se der tempo, chegaremos lá ! Abraços a todos, brasileiros e Nikkeis !!

  47. Daniel Silva

    em resumo, ser educado.

  48. O engraçado que se aluno for ajudar a limpar o colégio, pai vem denunciar a direção por “exploração infantil”, e que filho dele não veio a escola para fazer trabalho de faxineira.
    Felismente, minha escola leva esse ensinamento de todos nós alunos, nos juntarmos para ajudar a limpar o local, já que só há uma faxineira apenas. Mas já vi muitos colegas de outras escolas terem trocentas faxineiras e ainda reclamar ç.ç

  49. Jonatan Teixeira

    A educação das pessoas lá realmente é enorme. Tenho apenas 14 anos e acho que pouquíssimas pessoas na minha idade se preocupam em ter essa educação, mas, vamos fazer nossa parte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *