O que os japoneses comem?

dieta japonesa

Alimentação saudável no Japão

O Japão é considerado o país onde tem a melhor alimentação do mundo devida a baixa taxa de obesidade e expectativa de vida acima do padrão global. A expectativa de vida no Japão é considerada a maior do mundo. Homens japoneses têm uma vida média de 78 anos e mulheres é de 85 anos.

Qual é a causa da saúde e longevidade tão fenomenal dos japoneses? Tudo indica que seja a alimentação. A dieta japonesa inclui alimentos com baixo teor de colesterol , sem as gorduras presente em abundância na carne vermelha, laticínios e manteiga.

Além disso, a dieta japonesa é rica em peixes, frutos do mar peixe e as algas Kombu (de águas quentes) e Nori (a partir de águas frias) Estes contêm quantidades elevadas de iodo, bem como minerais e microelementos que são saudáveis e também concede a comida japonesa inimitável sabor.

Mas o que os japoneses comem? Conheça um pouco sobre a culinária japonesa, considerada uma das mais saudáveis do mundo.

Se você estiver em uma dieta, ou querendo um estilo de vida saudável, uma boa alternativa é explorar a culinária japonesa. Apesar de vários pratos japoneses conter macarrão ou arroz como componente, que como sabemos, são os carboidratos, deve-se notar que muitos dos seus alimentos utilizam ingredientes muito saudáveis – legumes, verdura, soja, peixe e muitos frutos do mar.

Os principais alimentos consumidos no Japão

Shiro Gohan Shiro Gohan
Arroz branco
é o principal alimento na alimentação japonesa. Uma tigela de arroz cozido simples é servido com a maioria das refeições japonesas. Para almoço , às vezes é misturada com um ovo cru e molho de soja (tamago kake gohan) ou desfrutado com natto ou outras coberturas.
Algas Algas comestíveis
Este alimento é um salva-vidas quando se trata de quantidade de consumo de minerais. Algas contêm várias coisas que o nosso corpo necessita, incluindo o zinco, selênio, iodo e vitamina B12. Algas também ajudam a reduzir a pressão arterial e colesterol
Bardana Bardana
Essa raiz também conhecida como gobó, é depurativa, diurética (eficaz eliminador do ácido úrico), colerética, laxativa, diaforética, anti-séptica, estomáquica e antidiabética. Pode ser comida crua ou cozida.
Feijão Azuki Feijão Azuki
Feijão pequeno e vermelho, propício para a elaboração de doces. Pode ser encontrado na forma de pasta ou glacê. É um alimento de grande riqueza nutricional, pois é rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B.
Konnyaku Konnyaku
Também conhecido como ito konnyaku ou shirataki, esse alimento gelatinoso é uma espécie de batata, proveniente da planta Konjac. Ele tem quase zero calorias e 97% dele é água. Os 3% restantes são fibras na forma de uma substância viscosa chamada glucomanano, além de amido, proteína e minerais como o cálcio.
Missoshiro Missoshiro
É feito à partir do missô (pasta de soja), essa sopa serve como acompanhamento nas refeições. Geralmente adiciona-se tofu, algas, cebolinha e hondashi na preparação do missoshiro. Essa sopa é ótima para se tomar quentinha em dias frios.
Nori Nori
São folhas finas e secas, feitas à partir de algas comestíveis da espécie Porphyra (Algas Vermelhas). As folhas de nori são usadas em muitos pratos japoneses como sushi , oniguiri (bolinhos de arroz) e como uma cobertura em obentôs.
Okoshi Okoshi
É um petisco tradicional japonês, feita com cereal e amendoim, arroz integral, frutos secos e açúcar orgânico, sem perigo de colesterol, podendo ser saboreado nos intervalos das refeições ou a qualquer momento. É leve, fresco e não muito doce.
Natto Natto
É feito à partir da soja e possui cheiro e sabor peculiar. É rico em vitaminas, enzimas e aminoácidos essenciais, e possui um extrato de nome Nattokinasa que segundo estudos científicos é um potente agente capaz de dissolver coágulos de sangue, e ácido linoléico, substância que desintegra o colesterol.
Onigiri Onigiri ou Omusubi
É um bolinho de arroz muito típico no Japão. É feito em formas triangulares ou ovais e, muitas vezes envolto em nori. Tradicionalmente, onigiri é preenchido com ume em conserva (umeboshi), salmão , katsuobushi , kombu , tarako , entre outros.
Sake Saquê
É uma bebida à base de arroz e alcoól, de origem japonesa. É uma bebida milenar, que foi muito utilizada em cerimônias religiosas. Sua tradição perdura até hoje. Existe também o saquê de cozinha, que é mais adocicada e ótima para molhos, cozidos e grelhados.
Sashimi Sashimi
É uma iguaria japonesa feita à partir de peixes e mariscos crus e frescos, cortados em fatias finas e servidos apenas com molho (molho de shooyu, molho de soja com pasta de wasabi ou condimentos como gengibre ralado e fresco) e guarnições de conservas como shiso e daikon (rabanete) desfiados.
Cogumelos Shitake Cogumelos Shiitake
É um fungo comestível que nasce nas madeiras das árvores. São ricos em nutrientes, como vitaminas B , ferro, potássio, sais minerais. Na Medicina Milenar Oriental, esses cogumelos são considerados “elixir da vida” pois combate inúmeras doenças.
Macarrão Soba Soba
É um tipo de macarrão fino japonês feito de farinha de trigo. É servido gelado com molho de shooyu ou quente como uma sopa de macarrão. Soba que é feito com trigo recém-colhido é chamado de “Shin-soba”. É mais doce e mais saborosa do que soba comum.
Sushi Sushi ou makizushi
É uma iguaria típica japonesa e é feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, ao qual é combinado com algum tipo de peixe ou frutos do mar, ou ainda vegetais, frutas ou até mesmo ovo e é envolto com nori ou omelete.
Inarizushi Inarizushi
Tem um formato de “saquinho” com arroz dentro, perfeito para lanches e picnics, pois seu tempero facilita a preservação por algumas horas. O “saquinho” é feito com tofu frito e o arroz é o arroz para sushi comum.
Tofu Tofu
É um alimento produzido à partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca e sua forma é de um cubo branco. Pode ser comido cru, frito ou cozido em sopas ou molhos. Tem grande valor protéico e vêm sendo muito consumido por vegetarianos.
Macarrão Udon Udon
É parecido com soba, porém com espessura mais larga. É consumido em larga escala no Japão. É feito à partir da farinha de trigo e é pobre em gordura e rico em carboidratos complexos. Esse macarrão é uma grande fonte de proteína e é famoso por sua digestibilidade.
Umeboshi Umeboshi
São conservas feitas à partir de uma pequena fruta chamada ume (espécie de ameixa japonesa). Umeboshi é conhecida por curar muitos males dor de cabeça, azia, ressaca, diarréia, prisão de ventre, enjôo, mau hálito, gripe, resfriado, infecções, cansaço, insônia.
Wakame Wakame
São algas secas com sabor doce e sutil, muito utilizadas em saladas, sopas e refogados. É utilizada para melhoria do sistema circulatório. Possui grandes concentrações de cálcio e iodo.
Wasabi Wasabi
É usado como um condimento japonês. É extraído da raiz da planta wasabi, de origem japonesa. Tem um sabor extremamente forte e é usado principalmente misturado com o molho de soja para mergulhar o sushi. Também é usado para decorar pratos de peixe ou carne.
Tsukemono Tsukemono
São as famosas “conservas” de certos alimentos tradicionalmente condicionados por processos de desidratação ou conservação em fluidos (como vinagre ou alguns tipos de ácidos). Vários alimentos são utilizados para conservas como o gengibre, rabanete, pepino japonês, a acelga, repolho, umeboshi entre outros.
Domburi Domburi
Uma tigela de arroz cozido com algum outro alimento colocado em cima do arroz.. As mais populares coberturas são tempura, ovo e frango (oyakodon), tonkatsu (katsudon) e carne (Gyudon).
Gyoza Gyoza
São bolinhos com um recheio feito geralmente de legumes picados e carne moída. Gyoza foi introduzido no Japão pela China. No Japão o costume é fritar a massa de gyoza.
Kare Raisu Raisu Kare (Curry Rice)
É arroz cozido com molho de curry. Pode ser servido com coberturas adicionais, tais como tonkatsu. Curry não é um tempero japonês nativo, mas tem sido usado no Japão por mais de um século. Kare Raisu é um prato muito popular e barato.
Omuraisu Omuraisu (abreviação de omelete de arroz)
É arroz cozido, envolto em uma omelete fina, e geralmente servido com um molho de molho ou ketchup. É servido em todos os lugares, desde restaurantes de estilo ocidental a restaurantes tradicionais.
Yakitori Yakitori
São pedaços de frango desossado e grelhado em espetos. A maioria das partes do frango pode ser usada para yakitori. Geralmente é acompanhado com molho de Shoyu.
Yakizakana Yakizakana
Significa peixe grelhado. Muitas variedades de peixes são desfrutados dessa maneira, como salmão, sardinha, robalo dentre outros.
Moyashi Moyashi
São brotos de feijão, soja, alfafa, lentilhas. Moyashi é um alimento popular no Japão devido à sua crocância e seu baixo custo. Podem ser comidos em forma de saladas, escaldados ou refogados.
Okayu Okayu
É um mingau ou sopa de arroz, aguado, cozido o arroz macio que se assemelha a aveia. É um prato apropriado para usar a sobra de arroz e é servido frequentemente para pessoas doentes, porque pode ser facilmente digerida.
Tempurá Tempura
É feito de mariscos, legumes , cogumelos e outros alimentos, encobertos com massa de tempura e fritos. Tempura foi introduzida no Japão pelo Português no século 16, mas se tornou um dos mais famosos pratos do Japão internacionalmente.
Chá Verde Chá verde
É uma bebida milenar, muito apreciada no Japão. Estudos dizem que beber chá verde frequentemente, reduz o risco de câncer de esôfago e outros tipos de câncer, além de diminuir o colesterol ruim e ajudar na redução do peso. Dizem até que cura depressão!

Quer Aprender Japonês?

56 Comentários

  1. Alexsandro Cândido de Lima

    Boa noite!
    Só não entendi o porquê de os homens vivem menos que as mulheres?!

  2. Alexsandro Cândido de Lima

    Agora, se eu pudesse, comeria sempre comida japonesa.

  3. Maumatsu

    Parece matéria feita por gaijin ou por japa que só come em restaurante.
    Arroz branco é um alimento que praticamente é só amido, sem nutrientes, principalmente porque nem é aburá. São poucas pessoas que comem peixe fresco frequentemente, o mais comum é comer o peixe seco ou os caldo à base de peixes secos e desidratados. Como a maior parte do território está sujeito à períodos de neve ou muito frio, o que o japonês come todo o ano, são conservas de todo o tipo formas, assim como em muitos países europeus. Como disse outra pessoa aqui (o comentador) a saúde do japonês é sofrível, pelo menos no que se relaciona à alimentação. Tem muita coisa saudável na dieta do japonês, como em qualquer cultura do planeta, comida de restaurante não é a mesma comida de casa, em lugar nenhum no mundo. É o mesmo que achar que o chhinês só come ‘yakissoba’, rolinho primavera e banana caramelada e biscoito da sorte de sobremesa….

  4. Maumatsu

    Vale lembrar ainda que em algumas regiões, usa-se muito açucar na comida como tempero e realçador de sabor, mesmo com o ajinomoto.

  5. Maria do Carmo Ferreira

    Gostaria de obter algumas receitas e chás japoneses, amo chás, não como carnes. Gostaria de variar a minha alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *