20 Curiosidades sobre o Monte Fuji

Dia do Monte Fuji fogos de artíficio

20 Curiosidades sobre o Monte Fuji

O Monte Fuji (富士山) é um dos símbolos e um dos mais belos cartões postais do Japão, além de ser considerada uma das montanhas mais bonitas do mundo, devido à sua beleza e simetria. Na verdade, o Fujiyama não é simplesmente uma montanha.

Se trata de um vulcão que está adormecido, ou seja, em inatividade há mais de 300 anos e que acabou se tornando uma das atrações mais populares do Japão, sendo muito procurado por turistas, além de ser muito amado e reverenciado pelo povo japonês.

Essa bela montanha serve de inspiração para diversos artistas há várias gerações, seja em forma de poemas, romances, pinturas ou fotografias.

Embora seja belo em todas as estações, o Monte Fuji alcança o ápice da sua beleza durante a Primavera, onde o seu cume coberto de neve é emoldurado pelas flores de cerejeira. Esse cenário lhe fez ganhar o apelido de Fuji Konohana Sakuahime, que significa “fazendo a flor desabrochar brilhantemente.” Confira mais curiosidades sobre o Fuji san:

Monte Fuji na Primavera

Monte Fuji na Primavera

Curiosidades sobre o Monte Fuji:

• É chamado Fuji-san (富士山) em japonês e a origem do nome Fuji é controverso. Alguns dizem que deriva da língua da tribo indígena Ainu, que ao pé da letra significa “vida eterna”. Os estudiosos, no entanto, dizem que o nome se origina da língua Yamato e refere-se a “Fuchi”, a deusa do fogo budista.

• Embora seja bastante conhecido por nós ocidentais como Fujiyama, devido ao último kanji (山) significar montanha, a única forma correta de fazer referência ao monte Fuji é Fuji-san, que utiliza o mesmo kanji de montanha.

• Outros nomes japoneses utilizados para fazer referência ao Fuji-san, que caíram em desuso, incluem Fuji-no-Yama (montanha de Fuji), Fuji-no-Takane (pico alto de Fuji), Fuyō-hō (Pico de lótus’) e Fu-gaku (Fuji montanha).

Monte Fuji, reflexo no lago Tanuki

Monte Fuji, reflexo no lago Tanuki

Fuji-san é considerado uma montanha sagrada para muitas religiões. O povo Ainu reverenciavam o grande pico. Os xintoístas criaram um santuário no topo em reverência à deusa Sengen-Sama, que encarna a natureza. Já a seita Fujiko acredita que a montanha é um ser que possui alma.

• O Monte Fuji é considerado sagrado pelos japoneses desde os tempos antigos pelos budistas, que acreditam que a montanha é a porta de entrada para um novo mundo, juntamente com o Monte Tate e Monte Haku, que formam as “Três Montanhas Sagradas” do Japão.

• O Fuji-san é a montanha mais alta do Japão e a 35ª do mundo; O ponto mais alto tem 3.776 metros de altura. Sua cratera é de 820 metros de profundidade e tem um diâmetro de superfície de 1.600 metros.

Monte Fuji e Templo, no Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu

Monte Fuji e Templo, no Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu

• O Monte Fuji é a montanha mais escalada no mundo. São mais de 200 mil pessoas que sobem até o cume todos os anos, nos meses de julho e agosto. Cerca de 30% das pessoas que sobem são estrangeiros.

• Há um ditado japonês que diz que todo homem nascido no Japão, deve escalar o Monte Fuji, pelo menos uma vez em sua vida. Ao fazer isso, ganhará benção espiritual e sorte em sua vida.

• O Monte Fuji fica na fronteira entre as províncias de Yamanashi e Shizuoka e a uma distância de cerca de 60 quilômetros a sudoeste do centro de Tóquio. Devido à pouca distância, os moradores de Tóquio e Yokohama podem ter o privilégio de avistar a montanha nitidamente em dias claros.

Vista do Monte Fuji em fim de tarde à partir de Tóquio

Monte Fuji é um vulcão adormecido há mais de 3 séculos. A montanha foi formada em quatro fases de atividade vulcânica há mais de 600.000 anos atrás. A última erupção do Monte Fuji ocorreu de 16 de dezembro de 1707 a 01 de janeiro de 1708.

• A primeira pessoa a subir o Monte Fuji foi um monge anônimo, no ano de 663; Depois, o pico passou a ser escalado apenas por homens. O primeiro ocidental conhecido por escalar Fuji-san era Sir Rutherford Alcock, em setembro de 1860.

• Mulheres eram proibidas de subir até o cume, até a Era Meiji, no final do século 19. A primeira mulher branca a subir o Monte Fuji, foi Lady Fanny Parkes em 1867.

Monte Fuji e Shinkansen

Monte Fuji e um dos Shinkansen que passam em torno dele

• A temperatura média no topo varia de 18 a 8 graus celsius no verão. Porém, como venta bastante a sensação térmica é de graus negativos. Já no inverno a temperatura no topo pode chegar a – 40° C.

• Existes 4 rotas principais para subir o monte fuji: Yoshidaguchi, Subashiri, Gotemba e Fujinomiya. Em cada trilha, se encontra 10 paradas, onde se pode encontrar bebidas, comidas e lugares para descansar. A cada parada, as coisas ficam mais caras, portanto o ideal é levar mantimentos.

• O Monte Fuji é cercado pelos Cinco Lagos de Fuji (Fujigoko): Kawaguchi, Yamanaka, Sai, Shoji e Motosu. O Monte Fuji, o Fujigoko, além de Hakone, Península e ilhas de Izu, fazem parte do Fuji-Hakone-Izu Kokuritsu Kōen, um Parque Nacional, com várias centenas de quilômetros que abrange as províncias de Yamanashi, Shizuoka, Kanagawa e Tóquio.

Monte Fuji Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu

Monte Fuji Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu

• O cantor Kyu Sakamoto contratou carregadores para levar um piano para uma apresentação no topo.

• O Monte Taranaki na Nova Zelândia tem 2518 metros de altura e é tão parecido com o Fuji em alguns ângulos e aspectos, que se passou por ele no filme ¨O Último Samurai¨.

• Você sabia que existe uma data especial para celebrar o Monte Fuji? É chamado de “Fujisan No Hi“, no dia 23 de fevereiro e a escolha da data é por causa do trocadilho 2.23 que pode ser lido como Fu (2) Ji (2) San (3), que foneticamente tem a mesma pronúncia de “Fuji-san”.

O homem por trás disso é Heita Kawakatsu, governador de Shizuoka desde 2009. Ele promulgou a data com o intuito de que a UNESCO liste o Monte Fuji como Patrimônio Cultural Mundial. (O que ocorreu em junho de 2013).

• Em 1910, a compositora e caligrafista Iwaya Sazanami, criou a música ” Fuji-San “em homenagem ao Monte Fuji. A música se tornou o Hino Nacional do Monte Fuji e é cantada até hoje pelas crianças nas escolas japonesas.
Veja a letra, tradução e o vídeo abaixo:

Letra Tradução
Atama o kumo no ue ni dashi,
shiho no yama o mioroshite,
kaminari-sama o shita ni kiku,
Fuji wa Nippon-ichi no yama.
Aozora takaku sobie-tachi,
karada ni yuki no kimono kite,
kasumi no suso o toku hiku,
Fuji wa Nippon-ichi no yama.
Tem uma cabeça acima das nuvens
Olha para as montanhas ao redor
Ouve um trovão abaixo
Fuji, a montanha mais alta do Japão
Está alto no céu azul
Vestindo um quimono de neve
e uma bainha prolongada de névoa
Fuji, a montanha mais alta do Japão

Vídeo:

monte-fuji-galeria

Quer Aprender Japonês?

32 Comentários

  1. Eu sobi o vulcao
    E muito irado pra quem gosta de aventuras.Eu nao aconselho
    pessoas com problemas cardiacos subirem pois e para aventureiros eu tenho 19 anos axei o maximo la tem um refugio no 7 andar comem os dormimos e continuamos a subir e bem gostoso

  2. Débora

    quuee legal, muito massa o site de vocês!! tem muitas curiosidades legais *__*

  3. willian xavier

    Adorei o site …meu sonho é ir ao Japâo sabe ….leio muito sobre o japâo e tento sempre estar sabendo de tudo ke acontece lá ;té mais

  4. kevelly

    nossa mas que site maneiro gostei mesmo foi das fotos

  5. Vanessa

    LEKOZIN
    Você poderia me dar algumas dicas sobre o passeio???

  6. GABY-DOIDA

    EU ADOLEI ESLE SAITE

  7. japinha

    eu subi o monte fuji ..muito lindo… um programa otimo pra tirar fotos e pra quem curte adrenalina ..epoca boa pra escalar no mes de agosto …la é bom ir nesta epoca pois é muito friu no topo da montanha e mes de agosto no japao é o verao mais forte ..

  8. :mrgreen: 😳 🙄 sou um estudademastenhoqueipara sala kkkk???????

  9. vanessa

    ta meio confuso 😐

  10. ande

    oi eu sou o andre luiz mais me chame de ursinho ta eu sonho ir para o japao

  11. vc

    ja penso se auguen tive subindo e derrepento o baguio entra en erupçao Oo ia ser irado o cara ia sai vuando junto com a lava kkkkkkk ele ia desce de carona com auguma bola de fogo que saice de la

  12. Paulo Santos

    Os apetrechos que voce vai levar, qual das trilhas vai escolher e normal.
    O bicho pega mesmo é ver a loucura das figuras subindo e descendo,tem gente carregando uma bicicleta, tem outro carregando a avó nas costas.
    Parece que não chega nuuuunca, mas enfim chegamos, contemplados com um colchão de nuvens e o sol, radiante, sorrindo para você.
    Parabéns você conseguiu!!!
    Cara, e a educação dos japoneses, deixando os que sobem passar em primeiro lugar.Que gentileza.
    É o Japão!!!

  13. adorei esse site o melhor site q já vi sobre vulcões sempre vou indicar para meus ami 😉 gos

  14. adorei gostei e sempre vou pesquisar aqui

  15. rafaela

    nossa esse e o meu trabalho de ciências
    achei muito legal a explicação do texto

  16. Japão em Foco

    Oi Rafaela!
    Que bom que o texto te ajudou!
    Abraços!

  17. Endo & Roseli

    Que Linda ,sempre vou pesquisar..

  18. Giovana

    adorei, me ajudou muito no trabalho 😉

  19. Pingback: Fujisan no hi - Dia do Monte Fuji | Curiosidades do Japão

  20. nino

    o Japão é incrível. é um dos meus sonhos ver Fuji-san de perto.

  21. Pingback: Aokigahara, a Floresta dos Suicídios | Curiosidades do Japão

  22. Pingback: Midori no Hi - Dia do Verde no Japão | Curiosidades do Japão

  23. Japão em Foco

    Oi Endo, Giovana e Nino!
    Obrigada pelo comentário de vocês!
    Abraços!

  24. Pablo Cabral

    O Japão deve ser muito bonito… gostaria de conhecer… Parabéns ao povo japonês pelasua terra.

  25. Japão em Foco

    Oi Pablo!
    O Japão é muito belo sim… quem sabe um dia você possa ter a oportunidade de conhecer… com certeza não irá se arrepender! Abraços! 🙂

  26. Pingback: Patrimônios Mundiais da Unesco no Japão | Curiosidades do Japão

  27. Pingback: Fuji Shibazakura Festival | Curiosidades do Japão

  28. laura

    😉 gostei muito!bem legal o que vocês escreverão sobre o Monte Fuji

  29. jimmy rato

    Valeu p me ajuda no tema de cie :mrgreen: 😛 😉 muito shou o site e odiei a decoração

  30. Sergio

    As medidas da profundidade e diâmetro da cratera estão erradas. Vi pessoalmente e não correspondem com a realidade.

  31. Lua Bueno Cyríaco

    olá!
    sobre o nome ser derivado dos Ainu. li que na verdade a deusa a qual se referem não é Yamato, mas sim Ainu, que teria também a ver com o fogo.
    a wiki fala um pouco “Kamuy Fuchi is the Ainu kamuy (goddess) of the hearth. Her full name is Apemerukoyan-mat Unamerukoyan-mat (Rising Fire Sparks Woman/ Rising Cinder Sparks Woman), and she is also known as Iresu Kamuy (People Teacher). She is among the most important kamuy of Ainu mythology, serving as keeper of the gateway between the world of humans and the world of kamuy”
    mas achei essa mesma informação em um livro sobre mitologia japonesa “Japanese Mythology A to Z, Jeremy Roberts”
    o que podemos dizer disso? haveria mais materiais confirmando (ou alegando) essa ligaçào entre os nomes?

    grata

  32. Pingback: Escalando o Monte Fuji: dicas de como embarcar nessa aventura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *