Namba Park, um paraíso verde em meio à paisagem urbana

Namba Park, paraíso em meio ao cenário urbano de Osaka
Complexo Comercial Namba Park em Osaka
Olha só que incrível esse paraíso verde em meio ao cenário urbano de Osaka. É um complexo comercial, chamado de Namba Park, localizado no bairro de Namba, em Osaka. É composto por um prédio de escritórios chamado Park Tower e um shopping center com mais de 120 lojas, com um magnífico jardim em sua cobertura.

Namba Park
Antes de se tornar esse maravilhoso eco complexo, no local havia um estádio de beisebol, o Osaka Stadium, que ao fechar as suas portas, acabou abrindo a oportunidade de reconstruir naquele local, um centro comercial adjacente à Estação Ferroviária de Namba, a primeira parada de trem, após o Aeroporto de Kansai.

Namba Park

O responsável pelo projeto é a empresa Parceria Jerde, cuja construção foi concluída em 2003. A ideia era colocar um pouco de verde ao cenário urbano de Namba e o resultado dessa grande obra foi o Namba Park. Dada a localização, tão próxima à estação de trem, foi construído um corredor que ligou o complexo verde urbano à estação, facilitando assim, o acesso a ambas as localidades.

Namba-Park-Osaka
Ao lado de uma torre de 30 andares, o projeto oferece um centro comercial coroado com um parque panorâmico que atravessa vários blocos, enquanto gradualmente ascende os oito níveis do complexo. Namba Park cria uma nova experiência natural para Osaka, que celebra a interação das pessoas, cultura e recreação.

Namba Park
Além de fornecer um componente verde altamente visível em uma cidade onde a natureza é escassa, o parque é refresco para os olhos dos transeuntes, que podem desfrutar dos seus bosques de árvores, aglomerados de rochas, penhascos, gramados, riachos, cachoeiras, lagoas e terraços exteriores, que se estendem por vários quarteirões do bairro de Namba, em Osaka.

As lojas estão localizadas do 2° ao 5° andares. Já no 6°andar, está localizado uma grande praça gastronômico, com restaurantes de várias nacionalidades (japonês, coreano, italiano, etc). Namba Park ainda tem opções de entretenimento, como um anfiteatro para shows ao vivo e outros espaços recreativos.

Namba Park
Como o complexo verde está distribuído em 8 níveis, os visitantes são obrigados literalmente a apreciar a paisagem, cuja sensação, muitas vezes os fazem lembrar que estão subindo ao topo de uma montanha, quando na verdade, estão no centro da cidade. Durante o percurso, os visitantes são presenteados com muito verde, ar puro e lugares tranquilos para relaxar e até jantar.


Outro grande diferencial de Namba Park é que ele possui espaço para pequenas hortas pessoais! Isso mesmo,…é possível você cultivar sua própria horta no local. Outra coisa bem legal é que logo abaixo do parque, uma estrutura que lembra um grande “canyon” esculpe o caminho no interior do shopping.

Namba Park
Realmente o design de arquitetura desse grande shopping, foge dos padrões tradicionais que conhecemos. Afinal, um shopping com um terraço verde como esse de Namba não é muito comum de se encontrar por aí. Segundo os arquitetos, Namba Park é um exemplo de economia urbana aliada à qualidade de design verde, que se unem em um único objetivo. Além disso, o complexo ganha uma iluminação especial no inverno que é show de bola.

Como sabemos, o Japão está empenhado em soluções sustentáveis e buscando formas de introduzir mais verde em meio às cidades urbanas. Outros bom exemplos é o Fukuoka Acros, uma espécie de centro de intercâmbio cultural e o belo projeto de uma cidade sustentável, o Fujisawa SST, prevista para ficar pronta em 2014.

Osaka, cada vez mais vem se tornando referência em engenharia urbana. Um exemplo é a rodovia que passa por dentro de um edifício em Osaka, muito show por sinal. Se ainda não viu, não deixe de conferir!

Quer Aprender Japonês?

10 Comentários

  1. Douglas

    Que bonito esse namba park, deve ser bem fresco e agradável andar lá, se destaca bastante pelo verde, diferencia bastantes as plantas. Além disso tem um design estranho, que por sinal também chama atenção.
    Acho que meu interesse pelo Japão começou por causa dessas coisas “diferentes”, começei achando incrível as jidouhanbaiki, depois a cada pesquisa era só mais surpresa.
    Valeu por sempre postar coisas legais do Japão, Abraços!

  2. Pingback: Imagens deslumbrantes de arte em arrozais no Japão | Curiosidades do Japão

  3. marcos

    Eu Amo o JAPÃO

  4. Pingback: A rodovia que passa dentro de um edifício | Curiosidades do Japão

  5. Japão em Foco

    Oi Douglas e Marcos!
    Obrigada pelo comentário!
    Abraços! 🙂

  6. Pingback: Fukuoka Acros - Um jardim suspenso em meio ao concreto | Curiosidades do Japão

  7. Pingback: Umeda Sky Building | Curiosidades do Japão

  8. Pingback: Osaka, uma bela e moderna cidade japonesa | Curiosidades do Japão

  9. Pingback: Osaka Nanba Park Winter illumination 2013 | Curiosidades do Japão

  10. Thesis

    Asiáticos né…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *