Feriados Nacionais do Japão – Nippon no saijitsu

feriados no Japão

Feriados Nacionais do Japão – 日本の祭日 – Nippon no Saijitsu

No japão ocorrem 16 feriados nacionais ao longo do ano. Além desses feriados, os japoneses possuem 3 feriados prolongados ao longo do ano, com duração de 3 a 10 dias. Estes feriados prolongados são chamados de férias da Primavera (Golden Week), férias de verão (Natsu Yasumi) e férias de inverno (Oshougatsu).

Além desses feriados Nacionais, o Japão conta também com outras datas comemorativas, mas que não são oficiais, ou seja, o comércio e órgãos públicos funcionam normalmente nesses dias. Se quiser conhecer quais são essas datas comemorativas, clique aqui.

Férias de Primavera (Haru Yasumi)

Castelo de Hirosaki sakura
Ocorre no fim de abril e meados de maio. Nesse feriado se declara o fim do inverno, dando entrada a um cenário maravilhoso e exuberante, devido à primavera e especialmente ao sakura. As pessoas aproveitam o Hanami, que significa apreciar a natureza e observar os famosos sakurá. Esse feriado é conhecido como Golden Week, ou seja “Semana de Ouro”.

Férias de Verão (Natsu Yasumi)

20 piscinas e parques aquáticos para conhecer no Japão
Ocorre em agosto. É nessa data, que o Japão fica com a temperatura mais alta. Nesse feriado, os japoneses aproveitam o calor para frequentarem as piscinas públicas, os incríveis aquários e as belas praias existentes em todo o arquipélago. Parques aquáticos também são bastante procurados e grande parte deles é observada a presença de ondas artificiais como o Tokyo Summerland.

Férias de Inverno (Fuyu Yasumi)

sapporo_snow_festival

Ocorre no fim de dezembro e início de janeiro. Tem duração de 3 a 7 dias, sendo que os 3 primeiros dias, a maioria do comércio se mantém fechado. O Ano Novo (Oshougatsu) é uma data muito importante para o povo japonês, cheia de rituais além da confraternização junto à família. Muitos se deslocam de uma ponta a outra no Japão para visitar familiares que moram longe.

Como neva em várias partes do Japão, muitas pessoas aproveitam esse feriado para esquiar ou praticar o snowboard. Outros preferem ir a Onsens, que são as águas termais ou então vão a lugares como Hokkaido, para ver de perto as famosas esculturas de gelo na cidade turística de Sapporo.

Diversão em todas as estações

marunouchi-tokyo-station

Como vimos, em todos os longos feriados que se tem no Japão, há muitas atrações para visitar, muitos lugares para se conhecer e muitas atividades para se fazer. Além dos belos festivais, que podemos ver ao longo do ano, o hanabi taikai, (festivais de fogos de artifícios) são também um espetáculo à parte. O Japão também tem muitos Parques Temáticos Incríveis que valem a pena conhecer.

Abaixo uma lista com os feriados nacionais japoneses, as escolas e os órgãos públicos não funcionam nesses dias, porém, a maioria dos comércios e restaurantes permanecem abertos.

Feriados Nacionais do Japão

Data Feriado Significado
1 de Janeiro Ano Novo
(Oshougatsu)
Confraternização universal, geralmente vai do dia 1 ao 3 de Janeiro, sendo que apenas no dia 1 o comércio geral não abre.
2° Segunda feira de janeiro Dia da Maioridade
(Seijinshiki)
Instituído como feriado nacional a partir de 1948. A maioridade no Japão é obtida aos 20 anos e a celebração de hoje inclui todos que chegam a essa idade durante o ano escolar
11 de Fevereiro Dia da Fundação Nacional
(kenkoku kinen no hi)
Dia da Fundação é um feriado nacional para comemorar a fundação do Japão e a ascensão do primeiro imperador ao trono, Jinmu, em 660 D.C. A família real do Japão é a dinastia imperial mais antiga do mundo.
21 de março (Pode variar) Dia do Equinócio da Primavera
(Shunbun no Hi)
Dia de louvar a natureza e valorizar os seres vivos. O equinócio da primavera é uma festa tradicional de épocas antigas. Tem ligação religiosa e um ritual envolvendo espiritualidade, culto aos antepassados e um prato próprio para a data.
29 de Abril Dia da Era Showa (Showa no hi) Dia de ensejar votos para o futuro da Nação refletindo sobre a era Showa, quando foi alcançada a restauração após uma época de violentas mudanças.
3 de maio Dia da Constituição (Kenpô Kinenbi) Dia de comemorar a entrada em vigor da Constituição do Japão e orar pelo desenvolvimento do país. Instituida em 1947, quando a nova constituição pós-guerra foi colocada em prática.
4 de Maio Dia do Verde (Midori no Hi) Dia de agradecer e Reverenciar a Natureza.É dedicado ao meio ambiente e a natureza, porque o imperador adorava plantas e natureza.
5 de maio Dia das Crianças
(Kodomo no Hi)
Dia de valorizar o caráter das crianças, fazer votos de felicidade e agradecer, também, às mães. Faz parte da Golden Week (semana dourada). Foi designado um feriado nacional pelo governo japonês em 1948.
3° Segunda feira de julho Dia do Mar
(Umi no Hi)
Dia de fazer votos de prosperidade ao Japão, agradecendo os benefícios recebidos do mar. O dia marca o retorno do Imperador Meiji de uma viagem de barco para Hokkaido em 1876.
3° Segunda-feira de setembro Dia de respeito aos idosos
(Keiro no hi)
Comemorado desde 1947. Trata-se de um feriado dedicado aos idosos, quando os japoneses oram pela longevidade dos mais velhos e os agradecem pelas contribuições feitas à sociedade ao longo de suas vidas.
23 de setembro (Pode variar) Dia do Equinócio de Outono
(Shuubun no Hi)
Marca a entrada da estação Outono. Semelhante ao Shunbun no Hi, as pessoas geralmente visitam túmulos de parentes nessa época.
2° Segunda feira de outubro Dia dos Esportes
(Taiiku no Hi)
Foi criado em 1966 em comemoração a aos Jogos Olímpicos que ocorreram em Tokyo no ano de 1964 e o grande resultado que o Japão obteve. Cutua-se a prática esportiva, o espírito de competição e a saúde dos esportistas.
3 de Novembro Dia da Cultura (Bunka no Hi) Comemorado originalmente como o aniversário do Imperador Meiji. Desde 1946 é recordado oficialmente como da “o dia cultura”, comemorando a vida, a liberdade e a cultura.
23 de Novembro Dia do Trabalho (Kinrou Kansha no Hi) É o Dia da Valorização do Trabalho, também chamado de dia de ação de graças. Assim como o feriado brasileiro de 1° de maio (dia do trabalhador), cutua-se o trabalho e a saúde dos trabalhadores.
23 de Dezembro Dia do Imperador (Tennô Tanjôbi) Homenagem ao Imperador Japonês Akihito.Em 1989, o príncipe herdeiro, Akihito, torna-se o 125º imperador do Japão, sendo conhecido por todo o país pela seu carisma e benevolencia para com a população japonesa.

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Pingback: Datas Comemorativas no Japão | Dicas Brasil Japão

  2. Pingback: Festival Obon , Bon Odori e Tooro Nagashi | Dicas Brasil Japão

  3. maycon

    uma merda

  4. Rona Iacovo

    Olá! Comecei a ler seus artigos a pouco tempo, gosto muito da cultura oriental. Aqui encontrei muita coisa que não achei em outros sites em que fui buscar, e com certeza está me ajudando muito para algo que estou escrevendo e realmente vai ser necessário para mim ^^ Parabéns pelo site! ^u^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *